“Nosso trabalho é para a comunidade, e o nosso partido é a Palhoça”, afirma Dirce Heiderscheidt.
A deputada estadual Dirce Heiderscheidt (MDB) assumiu recentemente a cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reiterando o foco nas pautas sociais. Em entrevista ao jornal Palavra Palhocense, ela fala sobre os desafios e avanços da cidade, sua atuação no parlamento e a importância da representatividade feminina na política. Além disso, a deputada destaca a importância do trabalho coletivo, projetos em andamento e compartilha sua visão sobre o futuro da cidade.
Jornal Palavra Palhocense: Deputada, em sua opinião, qual seria o presente perfeito para Palhoça nesse aniversário
Dirce Heiderscheidt: Palhoça sempre foi conhecida por ser bela por natureza, e isso continua sendo uma das nossas principais marcas. Nosso município tem se deparado com um crescimento extraordinário, sendo hoje uma das principais economias de Santa Catarina. Passamos de uma cidade-dormitório para a cidade mais dinâmica do estado. Por isso, o maior presente é a união de forças, o trabalho a muitas mãos, que com certeza resultará no maior presente para a cidade: a geração de oportunidades, o crescimento ordenado e a melhoria da qualidade de vida!
JPP: A senhora assumiu a cadeira na Alesc há poucas semanas. Como está o andamento de seus projetos no Legislativo?
Dirce: Nosso trabalho segue uma linha de atuação ouvindo as demandas da comunidade. Assim, já encaminhamos e estamos organizando um seminário que tratará sobre alopecia feminina — uma condição que precisamos debater, levar informação e construir políticas públicas. Outro ponto importante e que necessita de discussão é a violência política de gênero. Recebemos diariamente relatos de mulheres envolvidas com a política que sofrem esse tipo de violência. Por isso, protocolamos um projeto de lei que cria o Programa de Enfrentamento ao Assédio e Violência Política contra a Mulher, no âmbito do Estado de Santa Catarina.
JPP: Algo que é inerente ao seu trabalho é o lado social e o cuidado com mulheres e idosos. O que temos a conquistar de espaço de direitos para esse público?
Dirce: As mulheres somam 52% da população do país, e ainda precisamos de mais espaço, principalmente na política. Fortalecer, incentivar e apoiar a participação das mulheres nos pleitos eleitorais é fundamental. Temos voz, conhecemos as demandas e podemos contribuir muito para a resolução dos problemas. Para os idosos, ainda precisamos que a legislação seja executada com mais ênfase. A atenção com a saúde, por exemplo — por vezes vemos pessoas idosas que deveriam receber atendimento prioritário em um hospital esperando por horas. Já avançamos muito em ações que atendem os idosos, mas ainda precisamos cumprir e avançar em ações básicas que já estão garantidas na legislação.
JPP: A senhora tem uma identidade inquestionável com Palhoça, que atualmente tem mais dois deputados estaduais. Como está sendo essa atuação conjunta em prol das pautas do município? E como a senhora enxerga essa representatividade da cidade na Alesc?
Dirce: Acredito que adversários existem somente no momento de pedir o voto. Após isso, somos uma equipe que deve, precisa e trabalha por um único sucesso: os catarinenses, em especial os palhocenses. As ações são pensadas em conjunto, debatemos, trocamos ideias, avaliamos os projetos — e se for bom para Palhoça, por que não seguir juntos, independente de quem foi a ideia? Nosso trabalho é para a comunidade, e o nosso partido é a Palhoça. Palhoça vive um momento ímpar na história. Após 45 anos, tive a honra de ser eleita deputada pela cidade — e mais honrada ainda por ser a primeira mulher palhocense a chegar à Assembleia Legislativa. E nesta legislatura, mais um marco: três deputados por nossa querida Palhoça. Quem ganha é o palhocense.
JPP: No início deste mês de abril, fomos impactados pelo sério acidente no Morro dos Cavalos. A tragédia poderia ser muito maior. Podemos ter esperança para uma solução definitiva para aquele local?
Dirce: Estamos trabalhando para a solução desse grande problema, que não é apenas de Palhoça, mas sim do Estado. É uma rodovia importante para o desenvolvimento de Santa Catarina e, com a união de todos os deputados, tenho certeza de que teremos uma solução. A Bancada da Grande Florianópolis, bem como a do meu partido, MDB, estão trabalhando essa pauta junto ao governo federal. É uma obra necessária e urgente.
24/04/2025
24/04/2025
24/04/2025
23/04/2025