bee90faa2e56cbd57a0a4a38060aece5.jpeg Tarifa Social garante descontos na conta de água e esgoto para moradores de baixa renda em Palhoça

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

44752ccf76872654e0b71e313ea11867.jpeg Impasse em comissão pode impedir construção de túneis no Morro dos Cavalos

9f301c105f09624f5840d8838878f9ed.PNG Armas feitas em impressoras 3D são apreendidas em Palhoça

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

05135f78a14f99aacbcf2c68458cdf3a.jpeg Águas de Palhoça explica as etapas do tratamento de esgoto

ae6248461310c7fffba4961679a139a0.jpeg Entenda quais são os quatros pilares do saneamento básico

e6aee8f77968bdd35b522b8ad22e1d1e.jpeg Acesso ao saneamento básico contribui para a permanência de estudantes na escola

“Nosso trabalho é para a comunidade, e o nosso partido é a Palhoça”

Entevista especial de aniversário de 131 anos: deputada estadual Dirce Heiderscheidt

f2d707bc450abba8529422f5068d5a66.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

“Nosso trabalho é para a comunidade, e o nosso partido é a Palhoça”, afirma Dirce Heiderscheidt.

A deputada estadual Dirce Heiderscheidt (MDB) assumiu recentemente a cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), reiterando o foco nas pautas sociais. Em entrevista ao jornal Palavra Palhocense, ela fala sobre os desafios e avanços da cidade, sua atuação no parlamento e a importância da representatividade feminina na política. Além disso, a deputada destaca a importância do trabalho coletivo, projetos em andamento e compartilha sua visão sobre o futuro da cidade.

 

Jornal Palavra Palhocense: Deputada, em sua opinião, qual seria o presente perfeito para Palhoça nesse aniversário

Dirce Heiderscheidt: Palhoça sempre foi conhecida por ser bela por natureza, e isso continua sendo uma das nossas principais marcas. Nosso município tem se deparado com um crescimento extraordinário, sendo hoje uma das principais economias de Santa Catarina. Passamos de uma cidade-dormitório para a cidade mais dinâmica do estado. Por isso, o maior presente é a união de forças, o trabalho a muitas mãos, que com certeza resultará no maior presente para a cidade: a geração de oportunidades, o crescimento ordenado e a melhoria da qualidade de vida!

 

JPP: A senhora assumiu a cadeira na Alesc há poucas semanas. Como está o andamento de seus projetos no Legislativo?

Dirce: Nosso trabalho segue uma linha de atuação ouvindo as demandas da comunidade. Assim, já encaminhamos e estamos organizando um seminário que tratará sobre alopecia feminina — uma condição que precisamos debater, levar informação e construir políticas públicas. Outro ponto importante e que necessita de discussão é a violência política de gênero. Recebemos diariamente relatos de mulheres envolvidas com a política que sofrem esse tipo de violência. Por isso, protocolamos um projeto de lei que cria o Programa de Enfrentamento ao Assédio e Violência Política contra a Mulher, no âmbito do Estado de Santa Catarina.

 

JPP: Algo que é inerente ao seu trabalho é o lado social e o cuidado com mulheres e idosos. O que temos a conquistar de espaço de direitos para esse público?

Dirce: As mulheres somam 52% da população do país, e ainda precisamos de mais espaço, principalmente na política. Fortalecer, incentivar e apoiar a participação das mulheres nos pleitos eleitorais é fundamental. Temos voz, conhecemos as demandas e podemos contribuir muito para a resolução dos problemas. Para os idosos, ainda precisamos que a legislação seja executada com mais ênfase. A atenção com a saúde, por exemplo — por vezes vemos pessoas idosas que deveriam receber atendimento prioritário em um hospital esperando por horas. Já avançamos muito em ações que atendem os idosos, mas ainda precisamos cumprir e avançar em ações básicas que já estão garantidas na legislação.

 

JPP: A senhora tem uma identidade inquestionável com Palhoça, que atualmente tem mais dois deputados estaduais. Como está sendo essa atuação conjunta em prol das pautas do município? E como a senhora enxerga essa representatividade da cidade na Alesc?

Dirce: Acredito que adversários existem somente no momento de pedir o voto. Após isso, somos uma equipe que deve, precisa e trabalha por um único sucesso: os catarinenses, em especial os palhocenses. As ações são pensadas em conjunto, debatemos, trocamos ideias, avaliamos os projetos — e se for bom para Palhoça, por que não seguir juntos, independente de quem foi a ideia? Nosso trabalho é para a comunidade, e o nosso partido é a Palhoça. Palhoça vive um momento ímpar na história. Após 45 anos, tive a honra de ser eleita deputada pela cidade — e mais honrada ainda por ser a primeira mulher palhocense a chegar à Assembleia Legislativa. E nesta legislatura, mais um marco: três deputados por nossa querida Palhoça. Quem ganha é o palhocense.

 

JPP: No início deste mês de abril, fomos impactados pelo sério acidente no Morro dos Cavalos. A tragédia poderia ser muito maior. Podemos ter esperança para uma solução definitiva para aquele local?

Dirce: Estamos trabalhando para a solução desse grande problema, que não é apenas de Palhoça, mas sim do Estado. É uma rodovia importante para o desenvolvimento de Santa Catarina e, com a união de todos os deputados, tenho certeza de que teremos uma solução. A Bancada da Grande Florianópolis, bem como a do meu partido, MDB, estão trabalhando essa pauta junto ao governo federal. É uma obra necessária e urgente.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg