Safra da tainha inicia com panorama positivo

Previsão do tempo é favorável. Pescadores ainda precisam observar restrições em função da pandemia

30fe464dcb143d3563b97124ff913268.jpg Foto: MAURÍCIO VIEIRA/SECOM/DIVULGAÇÃO

Por: Willian Schütz*

As tradicionais tainhas já estão chegando na temporada de 2021. A safra iniciou no dia 1º de maio, e apesar das restrições para a pesca em decorrência da Covid-19, as expectativas são boas para este ano. 

Para iniciar a temporada, a modalidade “arrasto de praia” já está liberada, mas só poderão permanecer na praia pessoas envolvidas na atividade e somente durante a captura dos peixes. Além disso, os pescadores têm de utilizar máscaras e manter um distanciamento de pelo menos 1m50 entre si. “Todos estarão de máscara durante o trabalho necessário para capturar e retirar o peixe da praia, disso não tenho dúvida”, projeta o secretário municipal de Maricultura e Pesca de Palhoça, Flávio Martins.

As determinações são assinadas pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, e no ano passado também fizeram parte da rotina dos profissionais do ramo. Nesta temporada, as exigências constam na Portaria 85/2021, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde. A fiscalização das novas normas estabelecidas pelo governo de Santa Catarina será feita pelas equipes de Vigilância Sanitária e de Segurança Pública e Salvamento.

Em 2020, alguns pescadores relataram dificuldades para puxar as pesadas redes respeitando a distância determinada. Apesar dos contratempos, no encerramento das atividades do ano passado, o presidente da Colônia de Pescadores da Pinheira, Salézio Azevedo, disse que os pescadores palhocenses capturaram cerca de 41 mil tainhas.

“As expectativas para esta safra são boas. Este ano, nós temos cerca de mil embarcações de emalhe costeiro de superfície, 130 de emalhe anilhado, 10 embarcações industriais e quase 300 canoas de arraste de praia”, aponta José Henrique dos Santos, chefe da Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência do Ministério da Agricultura em Santa Catarina - os dados são a nível estadual; em Palhoça, existem 290 pescadores aptos à captura das tainhas.

José Henrique também reforça que está sendo feito “um trabalho bastante rigoroso de acompanhamento e controle da pesca, junto ao Ministério Público Federal”. “Existe um comitê nacional de acompanhamento da safra, composto por membros do Ministério da Agricultura, Ibama, ONGs e entidades representativas do setor”, pontua. 

Segundo informações da Epagri/Ciram, as condições climáticas, que têm grande influência na migração dos cardumes, serão boas: frio e vento sul estão previstos para as próximas semanas. “Vento sul pelo dia 27 significa que as tainhas têm um caminho para chegar aqui bem na hora para o início da temporada. A tainha é um peixe que vem do Rio Grande do Sul para Santa Catarina, então, precisa da maré ao norte. Neste ano, o tempo está favorável”, comemora Salézio.  

Apesar das boas expectativas, assim como no ano passado, as equipes de pesca estão reduzidas, seguindo os protocolos para evitar a maior proliferação do vírus que provoca a Covid-19, com suas variantes cada vez mais agressivas. De qualquer forma, o esforço segue em prol do sustento e da tradição. Afinal de contas, elas estão de volta.

Restrições

Regras sanitárias para a pesca

Estabelecer dois coordenadores para fazer as regras serem cumpridas
Somente envolvidos na pesca devem estar na praia de máscara e com 1m50 de distanciamento durante a puxada de rede
Somente quatro pessoas podem aguardar no rancho até o lançamento da rede: patrão, remeiros, chumbereiro, além da pessoa que fica na praia com a ponta do cabo
Evitar envolver pessoas dos grupos de risco
Manter a disponibilidade de álcool 70%
Evitar concentração de pessoas após término da pescaria

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: MAURÍCIO VIEIRA/SECOM/DIVULGAÇÃO ARQUIVO JPP
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg