O Setembro Rubi é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer gástrico, uma das principais causas de morte por câncer no mundo. Mesmo após o fim da campanha, o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce deve permanecer.
O câncer gástrico, quando detectado precocemente, tem altas chances de cura, muitas vezes por meio de tratamentos endoscópicos minimamente invasivos. Por isso, a endoscopia digestiva alta é o exame fundamental para identificar lesões iniciais, como gastrites atróficas, metaplasia intestinal e displasias, antes que evoluam para formas avançadas da doença.
Fatores de risco como infecção pelo Helicobacter pylori, histórico familiar de câncer gástrico, tabagismo, dieta rica em alimentos processados e defumados e cirurgias gástricas prévias aumentam a importância de um acompanhamento regular.
Manter hábitos alimentares saudáveis, tratar corretamente a infecção por H. pylori e realizar a endoscopia periódica com biópsias direcionadas são as melhores formas de prevenção.
A prevenção não termina com a campanha — ela começa com a atitude de cuidar da sua saúde.
* Dr Lucas Benedetti
Cirurgião do Aparelho Digestivo - RQE 23682
Cirurgião Geral - RQE 23651
Médico - CRM/SC 23263
* Centro Integrado de Endoscopia Digestiva (Cied)
Avenida Barão do Rio Branco, 345 – Centro, Palhoça
(48) 3399-0200
@ciedendoscopia