O arquivo confidencial de um Papai Noel de saco cheio – PARTE I
Extra! Extra! Beltrano teve acesso ao arquivo confidencial das cartas enviadas ao Papai Noel pedindo o que querem ganhar no Natal e descobriu o desejo secreto dos políticos palhocenses! Neste ano, eles estão mandando as cartinhas mais cedo, pois, como não são burros nem nada, sabem que quem pede primeiro tem mais chance de ganhar! É emocionante, confira!
Eduardo Freccia
“Oi, Papai Noel! Aqui é o Eduardo Freccia. Desculpe estar enviando este WhatsApp pro senhor, mas é que eu não tenho tempo nem pra me cocar, quem dirá para escrever uma carta! Como eu também sou filho de Deus, quero de presente de Natal um candidato a prefeito para me suceder em 2028 e que seja de minha altura! Oi... Oi... Oh, não visualizou! De certo não acreditou que era o prefeito de Palhoça que estava postando a mensagem.”
Dias depois, chegou a resposta do Papai Noel, por e-mail: “Ho! Ho! Ho! Ho! Fiquei muito honrado com a tua mensagem! Estou escrevendo estas mal traçadas linhas pra te dizer que ainda não achei teu presente! É que não é fácil. Aí tem muito político de olho grande na Prefeitura e no PL só tem baixinho ou alto demais! Como eu vou achar um candidato da tua altura? Já que foi impossível encontrar teu presente, por enquanto, resolvi substituir por outro: vou mandar aí para tua Prefeitura uns dez Pitantas para te defender, acho que mais dez Pitantas podem dar conta do Neném, do Luciano Pereira, do Sitrampa... Ho! Ho! Ho! Ho! Ah, eu tenho acompanhado teu trabalho na Prefeitura, é obra pra mais de metro! Para fechar com chave de ouro tua administração, só falta você construir um parque-cidade do Papai Noel, em minha homenagem! Só não esquece de deixar lugar para estacionar os trenós e banheiros públicos pros veados, digo, pras renas, tá?!”
Rosiney Horácio
“Querido Papai Noel! Não sei se você pode, mas gostaria de assumir como prefeito. Estou ficando doente de tanto ser secretário de Saúde, por isso peço de presente de Natal que o Freccia saia candidato a deputado federal em 2026. Com amor, até porque adoro, adoro muito os idosos!”
Noel: “Querido Rosiney, com ipsilone! Você está me pedindo para que eu arruíne a relação do Camilo com o Freccia? Sabes muito bem que o Camilo quer o Nazareno, não sabes?! Deixa os coitados em paz! Ajude-os e não atrapalhe! Melhor é eu te dar uma chance de ser prefeito em 2028. Isso se os demais pré-candidatos do PL, Podemos, Republicanos, MDB, resolverem bancar o teu Papai Noel de verdade. Pra tu ver como são as coisas, assim me colocas numa sinuca de bico! Se realizo teu sonho, desagrado o Camilo, e te adianto uma coisa: não foi isso que o Freccia me pediu de Natal, não. Olha, sabe de uma coisa? Vocês que são do mesmo grupo que se entendam, senão eu não dou mais merda nenhuma pra vocês! Mas vou pensar, talvez arrume pra você ser candidato a deputado federal. Mas daí chega, senão daqui a pouco queres de presente ser governador do estado no lugar do Jorginho ou candidato a senador no lugar do carioca Carlos Bolsonaro!”
Camilo Martins
“Querido Papai Noel, é o deputado Camilo Martins, irmão do Rodolpho e do Diego e filho do Nazareno. Como o senhor me chamou de puxa saco por ter deixado, em outra ocasião, umas guloseimas para o senhor e para as renas debaixo da árvore, neste ano não vou deixar nadica de nada. Até porque, na época, eu não sabia que cerveja causava diarreia e que cenoura dava uma peidorreira danada nas renas, mas agora eu sei! Mesmo assim, espero que o senhor me recompense, como forma de desculpa pela sua desaforada carta: exijo que o senhor me dê o diploma de deputado estadual novamente e esteja presente na minha posse. Atenciosamente, do seu quase deputado reeleito (se Deus quiser e o senhor ajudar), Camilo Martins.”
Noel: “Querido Camilinho! Primeiramente, esclareço que já me encontro totalmente restabelecido, cagando duro, e minhas renas gozam de excelente saúde! Mas como eu costumo dizer para as minhas renas: não deixe nunca as vertigens das alturas subirem pra cabeça. Quanto ao presente exigido, é melhor você se aligeirar, que a fila anda e tu sabe que a fila é grande, tanto que lá em Portugal é chamada de ‘bicha’. Já vou avisando: nenhum cargo de deputado cai do céu, mas caso caia, é só porque eu resolvi te presentear neste Natal. Embora eu não veja serventia nenhuma nesse presente que pediste, pois, se não me engano, o Nazareno me pediu para ir pra Brasília, e lá ele vai precisar de ti! Vais ter que escolher: ou ajudas Palhoça ou ajudas o Nazareno! Tens crédito comigo para escolher o que for melhor.”
Deputado Sérgio Guimarães
“Oi, Papaizão, tudo bem? Sou o repórter Sérgio Guimarães, tanto na Assembleia como nas redes sociais, e quero ser teu parceiro: me ajuda, me ajuda na eleição da minha segunda legislatura que depois eu te ajudo! Vou começar pedindo, com modéstia: quero ganhar o que já dei. Acredite, sou adepto da campanha da fraternidade: aquela que diz que é dando que se recebe e é perdoando que se é perdoado! Mas é bom explicar: isso não tem nada a ver com homossexualismo! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa bem diferente! Até porque a gente sabe que na Alesc tem deputado que pensa que botar no fiofó do povo é sexo explícito! Eu não concordo, sou da opinião de que isso é sacanagem mesmo!”
Noel: “Olha, Serginho, não te conheço pessoalmente, só pelas redes sociais, que também fazem sucesso aqui no Polo Norte, e não seria legal fazer mal juízo de você à primeira vista. Espero que, como morador da Pedra Branca, você se eleja novamente e nunca veja a coisa ficar preta! Acho que neste Natal você deve receber esse presente, embora você saiba muito bem que um presente bom em Palhoça custa muito caro! Eu gostaria muito de dizer que vou te dar o presente que você deseja, sinceramente, mas como? Se nem eu, nem Deus, nem o Menino Jesus, nem a Santa Piriquita da Cova Funda sabemos o que vai se passar na cabeça dos internautas lá em outubro de 2026?!”
Luciano Pereira
“Papai Noel, respeitosamente venho até sua onipresente presença para perguntar o que está acontecendo com você, pois em vários natais eu peço o mesmo presente e meu pedido entra por um de seus ouvidos e sai pelo outro! O senhor é danadinho, né?! Quase que morri do coração em 2020, 2022 e 2024, sabia?! Mas Papai Noel querido, isso são águas passadas, esquece! Vamos começar outra fase, pois a ordem dos eleitores não altera a eleição e eu tô aqui firme e forte para o que der e vier; melhor ainda se for para quem vier e me der em 2026. Peço, neste Natal, apenas uma coisinha de nada: ir para a Assembleia.”
Noel: “Em primeiro lugar, espero que a maré de azar tenha passado. Juro, não foi culpa minha; pelo menos em uma delas a culpa foi daqueles dois Judas, o Camilo e o Sérgio Guimarães, que pegaram mais votos. Novamente, neste Natal de 2025, muita gente tá me pedindo pra ganhar esse mesmo presente. Mas vamos ao que interessa, até porque a troca de partido do 70 para o 30 não tem pressa! Quanto à Alesc, eu me encontro numa sinuca de bico. Todo mundo quer, mesmo que depois não saibam o que fazer com ela! Eu confesso: não sei o que fazer, se dou pra ti e deixo o Camilo e o Sérgio na mão ou se deixo milhares de eleitores de Palhoça sem presente, já que estão me pedindo bastante aqueles tíquetes de gasolina! Então, é melhor você me ajudar e abrir a mão! Ho! Ho! Ho! Ho!”
Publicado em 16/10/2025 - por Beltrano