Palhoça recolhe cavalo morto em via de São José
Um caso inusitado ocorreu nesta semana, quando um cavalo foi encontrado já em óbito às margens de uma via de acesso ao Aeropark, em São José. Várias pessoas entraram em contato com a Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria da Defesa do Cidadão, Procon e Bem-Estar Animal, comandada pelo secretário Diego Martins, que esteve no local e constatou que a responsabilidade pela retirada do animal era, na verdade, do município vizinho.
Mas, pasmem: mesmo comunicada pela Prefeitura de Palhoça e até pela Polícia Militar, a Prefeitura de São José simplesmente ignorou, apesar de ser sua obrigação dar assistência e recolher o animal. Diante da omissão, a equipe do Bem-Estar Animal de Palhoça realizou o recolhimento. “Tivemos que agir, pois não iríamos deixar o animal ali naquele estado”, explicou Diego Martins.
Parabéns pela sensata decisão, coisa que São José não teve – digo, São José, o município, não o Santo!
Camilo Martins fala sobre o hospital Regional e o Instituto de Cardiologia
Vem sendo de extrema importância para nossa região a participação do deputado estadual Camilo Martins como líder da Bancada da Grande Florianópolis na Alesc, fazendo com que as prioridades e as reivindicações sejam ouvidas e atendidas pelo Governo do Estado. Recentemente, a bancada, coordenada pelo deputado palhocense, reuniu-se com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, que apresentou dados e ações importantes para Palhoça e região. “Entre os avanços que estamos articulando, destaco aqui o novo Hospital Regional de Palhoça e o novo prédio do Instituto de Cardiologia, como obras fundamentais para fortalecer a rede hospitalar”, disse o deputado.
Camilo disse, ainda, que vai seguir, juntamente com os demais deputados que representam a Grande Florianópolis, unindo esforços entre Legislativo e Executivo para acelerar entregas e garantir que o cidadão esteja sempre em primeiro lugar.
O Sul com identificação
A partir de agora, a população do Sul do município, principalmente da Baixada do Maciambu, passa a contar com um Posto de Identificação para renovar ou fazer sua RG na região. O posto foi instalado numa sala na Colônia de Pescadores da Pinheira. A comunidade precisava e merecia!
Estreitando laços políticos
A deputada federal Carol de Toni (PL) tem reforçado sua presença em Palhoça e estreitado laços com o prefeito Eduardo Freccia, que foi o primeiro prefeito de Santa Catarina a declarar apoio ao seu projeto de disputar o Senado em 2026. Desde então, a aproximação ganhou força, com encontros que envolveram prefeitos do PL da Grande Florianópolis, o senador Jorge Seif e lideranças de peso, como Juliana e Leonel Pavan e o deputado federal Carlos Chiodini.
Nos bastidores, porém, o movimento tem a marca do presidente do IPPA, Allan Pyetro. Amigo pessoal da deputada e de seu marido, Allan carrega no currículo a coordenação das vitórias de Freccia à Prefeitura (2020 e 2024) e das campanhas de deputado estadual de Nazareno Martins (2018) e Camilo Martins (2022). Agora, deve assumir papel ainda mais estratégico: a convite da deputada, deve ser o coordenador-geral da campanha de Carol ao Senado.
A costura revela não só o fortalecimento de Carol de Toni e de Freccia no estado, mas também o peso de Palhoça — e por que não dizer, o do próprio Allan — na articulação politica.
Rio Capivari pedia socorro contra os inconsequentes antiambientais
À medida que a máquina da Prefeitura avança na limpeza do rio Capivari, na região do Sul do município, é de espantar a quantidade de lixo pesado que vem sendo retirada daquele manancial. São sofás, camas, armários, eletrodomésticos, bicicletas, TVs, entulho de construção, garrafas pet e até um muro de arrimo, feito por um morador, encontrado dentro do rio, o que impedia a passagem da água. A comunidade agradece ao superintendente do Sul, Amaro Junior, ao servidor Jacir e ao prefeito Eduardo Freccia pela limpeza. Segundo um morador, a isso se dá o nome de “falta de senso comum”, “insensibilidade” e, por que não dizer, “porquice humana”. Eu concordo com ele!
Quem bate em mulher não tem vez
Importante projeto de lei, aprovado na Câmara na sessão de segunda-feira (25), tem a autoria do vereador Pepê e é fundamentado na Lei Maria da Penha. O projeto, que certamente virará lei, veta a contratação, na administração pública de Palhoça (seja na Prefeitura, na Câmara ou na administração indireta), de pessoas condenadas, com sentenças criminais transitadas em julgado, por crime de violência doméstica contra mulheres. Isso significa dizer que quem bate em mulher não deve ser mais cabo eleitoral, pois não vai ter chance de assumir um cargo político no município.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE a Câmara Municipal vai causar polêmica com um projeto de lei em tramitação na Casa propondo que o dia 6 de agosto, dia do padroeiro do município, Senhor Bom Jesus de Nazaré, volte a ser feriado municipal. O pedido foi feito diretamente pelo pároco da matriz ao vereador Pitanta, que defende e é o autor do projeto de lei. Na leitura do projeto, teve um pedido de vista por parte do vereador Jean Negão, que defende que a proposta seja, primeiro, discutida com a CDL, a Acip, a Igreja e outras instituições. Também há quem defenda a criação de ponto facultativo, e não, feriado. Quem terá mais força: o padre ou o comércio?
QUE o presidente norte-americano Donald Trump baixou o topete pra China. Primeiro, colocou 25% de tarifas, e a China respondeu. Quanto mais Trump aumentava, mais a China pagava para ver. Até o momento em que Trump colocou todas as fichas, equivalentes a 145% de tarifas sobre tudo o que entra nos Estados Unidos. Xi Jinping pagou para ver e mostrou a carta dos ímãs, proibindo a exportação desses ímãs para os EUA, o que levou as montadoras americanas ao pânico, pois as rodas de seus carros ficariam sem girar. Foi o que fez Trump recuar e pausar as tarifas por 90 dias. Agora, a aplicação foi adiada mais uma vez. Conclusão: quem tem ímãs tem a faca e o queijo grudados na mão!
Publicado em 28/08/2025 - por Joao Jose da Silva