O cúmulo da ignorância
A presença de três tanques do Exército Brasileiro chamou a atenção de quem passava pela BR-101 na tarde de segunda-feira (20). O comboio seguia no sentido Sul e despertou a curiosidade de motoristas e pedestres, que registraram o momento em fotos e vídeos.
O jornal Palhocense acompanhou parte do trajeto a partir do Morro dos Cavalos e trouxe imagens em suas redes sociais. Mas o que mais me espantou foram os comentários desrespeitosos feitos por internautas ao Exército Brasileiro, certamente reflexo do fato das Forças Armadas - entre elas, o Exército - não terem sido coniventes com a tentativa de golpe de estado. Cheguei a sentir saudade da época em que uma pessoa fardada inspirava orgulho e respeito na sociedade. Uma pena, pois sabe-se que o Exército Brasileiro tem um papel fundamental, tanto no Brasil como no mundo. Definitivamente, as pessoas perderam a compostura e, a cada dia que passa, o que mais se vê é a falta de humanidade e de inteligência daqueles que brigam por uma ideologia que não existe, e sequer sabem a diferença entre a mão esquerda e a direita!
Só para lembrar os incultos: com a derrubada da ponte que ligava os municípios de Palhoça e São José, sobre o rio Maruim, destruída pela enchente de 1995, no local foi construída uma ponte provisória, feita pelo Exército Brasileiro. Será que algum desses debochados lembra disso?
Perguntar não ofende, ofende?
O abrigo de ônibus do Centro de Palhoça, em frente à Igreja Matriz, está “jogado às traças”. Na verdade, não vem sendo usado só como abrigo para passageiros do transporte coletivo, mas também está servindo de abrigo aos moradores de rua. É degradante ver o abrigo completamente abandonado e trazendo insegurança à população. À noite, fica em completa escuridão, pois roubaram as lâmpadas; até os azulejos foram arrancados por vândalos. “Chega a dar medo de ficar esperando o ônibus ali, principalmente à noite, é uma escuridão total”, diz Denisar Pacheco, morador do Mar Aberto que utiliza o abrigo, vez ou outra, quando vai a Palhoça e depois precisa voltar pra casa.
Será que a Prefeitura não podia dar uma melhorada no local ou, no caso dos vereadores, promover uma fiscalização e solicitar ao Executivo uma reforma no local?
Com a palavra, nossas autoridades municipais!
OAB em importante participação no Prefeitura com Você
No Prefeitura com Você, projeto idealizado pela Prefeitura nos bairros de Palhoça, a OAB foi convidada a participar ativamente, levando orientação jurídica gratuita à população. Essa iniciativa reforça o compromisso da OAB com a cidadania e estreita os laços com a comunidade local. Até o momento, o Prefeitura com Você já beneficiou dois bairros Barra do Aririú e Madri.
Frase da semana
“As mulheres dizem que a maior dor que existe é a dor do parto. Isso é porque bem poucas delas são suplentes de vereador.” Frase de um suplente de vereador de Palhoça.
Votação do feriado do padroeiro agita a Câmara de Vereadores
Estava em pauta para ser votada, na sessão legislativa da última terça-feira (21), a volta do feriado municipal do padroeiro do município, Senhor Bom Jesus de Nazaré, comemorado no dia 6 de agosto, mas a votação não aconteceu, depois de um pedido de vistas do vereador Zunga, com o objetivo de promover uma discussão mais ampla, já que se, tivesse sido votado, certamente não seria aprovado.
A sessão iniciou com a ida à tribuna do pároco da Matriz, padre Leandro Rech, que pediu a aprovação do projeto lei, de autoria do vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta). Segundo o padre Leandro, seria apenas a volta do feriado, que passou a ser ponto facultativo depois de um projeto aprovado em 2015. A sessão também contou com a participação de inúmeros representantes da CDL e da Acip, que pediam pela não aprovação do projeto de lei.
Depois da fala do padre Leandro, vários vereadores se manifestaram, deixando claro que, se fosse colocado em votação, o projeto seria rejeitado, pois, segundo eles, atrapalharia muito o comércio, a indústria e o setor de serviços, já que o feriado, por exemplo, no ano que vem, cairia numa quinta-feira anterior ao Dia dos Pais, o que prejudicaria a economia do município.
A proposta do vereador Zunga e que outros vereadores defenderam seria aprovar o feriado no dia 6 de agosto, mas com comemoração no primeiro domingo subsequente, o que não foi aceito pelo representante da igreja católica presente na sessão. Foi usado o exemplo do Governo do Estado, que transferiu o feriado da padroeira de Santa Catarina também para um domingo. Depois de muito ti-ti-ti, a sessão foi suspensa para ser discutida pelos vereadores com a participação das partes interessadas (a Igreja católica e um representante dos empresários), que não chegaram a um consenso e a votação foi adiada para a semana que vem.
Pelo sim ou pelo não, depois da suspensão da sessão, o assunto não voltou a ser discutido, mas ficou claro que o feriado não será aprovado como a Igreja quer e os empresários não querem. Aguardamos, então, o próximo capítulo dessa novela para a semana que vem!
Edinho denuncia a demora para diagnóstico e tratamento de câncer
O vereador Edinho da Formiga se manifestou na sessão de terça-feira, sobre a dificuldade e a demora de se conseguir atendimento para pacientes com câncer por parte do Cepon, de responsabilidade do Governo do Estado. De acordo com ele, muitas pessoas estão morrendo da doença por culpa do governo. “Falta interesse de nossos governantes para melhorar o sistema de atendimento tanto nos hospitais que atendem casos de oncologia quanto no próprio Cepon. Tem muita gente morrendo por falta de atendimento”, enfatiza o vereador.
Edinho garantiu que o pedido vai ser levado diretamente ao governador Jorginho Mello, para sensibilizá-lo com relação ao grave problema, que atinge toda Santa Catarina.
Sinceramente, eu acho que o governador Jorginho está mais preocupado com sua reeleição do que com quem está morrendo por ter uma saúde caótica em sua gestão!
Freccia garante: “Não sou candidato a deputado federal”
Na política, o jogo muda mais rápido do que placar de clássico! Quem andava apostando todas as fichas na candidatura de Eduardo Freccia para deputado federal pode rasgar o bilhete. O prefeito de Palhoça colocou um ponto final nos boatos e garantiu, em conversa recente com o governador Jorginho Mello, na Casa da Agronômica, que vai seguir firme até o fim do mandato — e trabalhando pela cidade.
Freccia reforçou que o grupo político segue afinado e com planos bem traçados: Camilo Martins deve buscar a reeleição para a Assembleia Legislativa, enquanto o vice-prefeito Rosiney Horácio, do Podemos, já se colocou à disposição para disputar uma cadeira em Brasília. Ou seja, o tabuleiro segue movimentado, só que com outras peças.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE o vereador Neném do Bertilo vai ter mesmo que procurar um oftalmologista, pois, na Câmara de Vereadores, ninguém quer dar vista pra ele. Até requerimento assinado pelos seus pares tem sido feito para que ele não peça vistas a projetos que tramitam na Câmara.
QUE o Sitrampa e a administração municipal estão promovendo reuniões para resolver algumas pendências entre o sindicato e o governo Freccia - como por exemplo, a continuidade do vale-alimentação em dinheiro ou a mudança para cartão; e os erros e falhas no sistema de ponto eletrônico Risoluto. Sentar à mesa e conversar é o melhor caminho!
Publicado em 23/10/2025 - por Joao Jose da Silva