066e36485bda21d774225753bd38d7ac.jpeg Palhoça Rodeio registra sucesso de público na programação de aniversário da cidade

8f5fab59f3cef9c0d3c206950aac5be1.png Fundação Municipal de Esporte e Cultura lança Edital Cultura Viva

092029f23b0120d0c9f08dc5dce8e8f2.jpeg Nova canção da banda Nós Naldeia é sucesso nas plataformas digitais

e72fc6633b486ac496ce4b12140303a5.jpeg Surfista de apenas sete anos representa Palhoça em competições

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

Boca Maldita - Edição 653

Projeto Memória Palhocense: a República Juliana em Palhoça
 
Você sabia que Palhoça, mais precisamente a Enseada de Brito, teve papel de destaque na instalação da República Juliana? Pois teve! Instalada a República Juliana na cidade de Laguna, no ano de 1839, o gaúcho Davi Canabarro, líder maior da revolução, determinou que se marcasse imediatamente as eleições para presidente da República e se constituísse o ministério. Para presidente da República foi eleito o coronel Joaquim Xavier Neves. Na impossibilidade de se entregar o diploma ao presidente, Canabarro sugeriu então a posse de Vicente Ferreira dos Santos Cordeiro, padre da Enseada de Brito, um respeitado republicano, como vice-presidente da República Juliana. Convocado o padre Vicente, apesar da idade avançada, retirou-se da Enseada de Brito e em 28 de agosto de 1839 tomou posse do cargo. O padre Vicente faleceu em 4 de janeiro de 1860.
 
 
 
Dirce visita o Bar da Dona Maria
A deputada Dirce Heiderscheidt, candidata à reeleição na Assembleia Legislativa, esteve nesta terça-feira (21), juntamente com o candidato a governador pelo MDB, Mauro Mariani, no Bar 7 de Setembro (Bar da Dona Maria), na praça central da cidade. “Trabalho e diversão... Assim defino nossa visita, ao lado de pessoas do bem como Mauro, senador Paulo Bauer, senador Dário e meu querido companheiro Ronério. Ver a alegria no rosto das pessoas que vêm nos cumprimentar e mostrar seu apoio, é bom demais”, disse a candidata.
 
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE todo humorista que vem se apresentar em Florianópolis faz piada com Palhoça. Será que algum dia deixaremos de ser motivo de piada? Pode ter certeza, começa pela urna!
QUE Palhoça está dando o exemplo: 72% das crianças já foram vacinadas, índice bem acima da maioria dos municípios do estado. Mas ainda tem gente em Palhoça que não vacinou seus filhos. O que está esperando? Uma tragédia?! 
 
 
Catinga generalizada
 
Na sessão desta semana foi discutida, na Câmara, através do vereador Estefano Broering, a situação em que se encontram algumas ruas da cidade no tocante às ligações clandestinas de esgoto nas redes pluviais. O vereador citou o loteamento Pagani, onde em algumas ruas já se precisa, inclusive, usar máscaras. A catingueira é grande e por isso o vereador pede à Prefeitura que acione a Vigilância Sanitária, para que se faça uma maior fiscalização, evitando assim o grave problema. “Tem rua aqui no Pagani, na qual chegam a cortar o asfalto por conta própria para despejar o esgoto na rede pluvial”, denuncia.
 
 
Morador de rua
 
Segundo um levantamento feito pela Polícia Militar de Palhoça, cerca de 40 pessoas vivem em situação de rua no município, a maioria no Centro e no bairro da Ponte do Imaruim. Acredita-se que o aumento do número de indigentes tenha se dado ao fato de que São José e Florianópolis passaram a promover constantes abordagens, o que fez com que migrassem para Palhoça.
Muitos de nós vemos o morador de rua como marginal... Alguns podem até ser, mas a maioria é usuário de droga e muitos deles não escolheram vir para Palhoça - foi a vida que os trouxe pra cá. O que não pode acontecer é o nosso município virar as costas para o problema, como se não existisse por todo país. 
O que fazer? Bem, eu não sei. Só sei que é uma boa pergunta para o eleitor palhocense fazer aos candidatos desta eleição. Será que eles sabem?!
 
 
Chuvinha boa
 
Muita gente tem reclamado da chuvinha insistente dos últimos dias, mas a verdade é que ela vem em boa hora, porque o nível do Rio Cubatão estava 20 centímetros abaixo do nível normal, em função do período de estiagem registrado na região. Mas bem que podia ser só a chuva, sem este friozinho de lascar, né!
 
 
Você sabia?
 
Que Palhoça tem seis candidatos a deputado estadual e quatro candidatos a deputado federal?! 
Candidatos a deputado estadual: Anderson Jiraya (PHS); Dirce Heiderscheidt (MDB), Ivone Hossa (PSC), Maria Inácia (PSC), Nazareno Martins (PSB) e Richard Goterra (Rede).
Deputados federais: Eunice Antunes (PSol); Hugo Malagoli (PPL), Ingrid Pagani (PSD) e Paulo Scharf (Novo).
A partir da próxima semana o jornal Palhocense começa uma série de entrevistas com todos eles. Será uma oportunidade importante para você, eleitor, saber quem são e o que pensam os candidatos da nossa terra querida. 
 
 
 
 
O vídeo do momento
 
Um vídeo postado no Facebook com o título: “As esposas nunca irão entender a magia de um boteco”, gravado em um bar de Guaramirim, norte do estado, onde aparece o palhocense do Aririú da Formiga Jonas Espíndola (camisa branca), já foi visualizado por 12.765.036 pessoas. Quem sabe você possa mostrá-lo para sua esposa, caso goste de frequentar os botecos da vida! Para ver o vídeo acesse a página “MIKE STIVE”. 


Publicado em 23/08/2018 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg