dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

Entrevista: vocalista da Chimarruts fala sobre PH

Rafa Machado revelou curiosidades sobre sua relação com o município palhocense e contou detalhes sobre a atual fase da carreira

f6097e27ac2124368c041a65726cef74.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Willian Schutz*

 

A Chimarruts é uma das bandas de reggae mais influentes do sul do Brasil. O grupo, que está em atividade há quase 21 anos, coleciona momentos em Santa Catarina. Recentemente, o vocalista da banda, Rafa Machado, esteve em Palhoça e comentou sobre sua relação com o município, falou sobre os atuais projetos e pontuou diversas curiosidades.

O cantor afirmou que a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando se fala em Palhoça é a Guarda do Embaú. “É inevitável, né? Porque acho que é o lugar que mais combina com o reggae”, destaca.

Ainda sobre a Guarda do Embaú, Rafa argumenta que “é um lugar que é conhecido mundialmente, que torna Palhoça conhecida em todo o mundo”, além de ser “um lugar clássico de Palhoça, com muitas histórias: só coisas boas, muitas amizades, muitos shows feitos”. “Com a Chimarruts, na minha carreira, tivemos momentos em várias regiões de Palhoça. Coisas marcantes, às vezes até em pontos não tão conhecidos”, afirma Rafa.

E sobre o estado catarinense, ele também determina: “Em Santa Catarina, a Chimarruts se sente em casa”. E completa: “Eu acho que somos privilegiados por tocar bastante em Santa Catarina e, consequentemente, em Palhoça. Lembro de muitos shows marcantes”. 

Já sobre o atual momento, com o cenário da pandemia, com poucos shows e mudanças no processo de produção, o músico fala que “quem é compositor e produtor nunca para a produção”. “Então, na verdade, eu nunca parei. O que aconteceu é que neste momento nós ganhamos mais tempo para produzir”, reflete.

Quando questionado sobre a saudade dos grandes shows, o artista respondeu: “Os últimos shows que a gente fez foram todos aqui em Santa Catarina. A gente tocou lá no aniversário de Balneário e tinha 50 mil pessoas. Então, os teus últimos shows serem coisas grandiosas e daqui a pouco tu não vê mais ninguém… Para a gente, que tá acostumado a vida toda com isso, realmente faz falta”. 

Mas, ainda segundo o músico, nem tudo foi ruim neste período sem shows: “Por um outro lado, foi bom. Porque a gente trabalhou mais com a internet, que é um espaço que possibilita o mundo todo te ver. Então, ao mesmo tempo em que a gente parou de estar aqui com a galera, passou a estar com pessoas lá de fora, também”. “Acho que as coisas equilibram”, pontua. 

Além da Chimarruts, Rafa também está trabalhando em apresentações solo, mais intimistas.

Sobre o que se espera dessa nova fase, ele diz que está preparando um show interpretando músicas que não costuma cantar nas apresentações do Chimarruts. Os shows solo contarão com um repertório recheado com canções importantes para ele, como artista. “É uma mistura entre o trabalho autoral e as coisas que eu curto de outros artistas. Vai desde Bob Marley até Armandinho, entre outras coisas que normalmente, no trabalho autoral do Chimarruts, não têm espaço”, explica.

Os planos de Rafa Machado são os de seguir tanto com o Chimarruts, quanto com o projeto pessoal, trazendo a musicalidade e o balanço do reggae à Palhoça sempre que possível - quando for seguro para todos.


* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg