Por: Willian Schütz*
Há alguns anos, o palhocense Renato Pereira transformou seu meio de transporte para o trabalho em um hobby. Curioso, amante de viagens, ele decidiu percorrer todo o estado de Santa Catarina usando sua motocicleta. Assim, o policial civil criou o projeto pessoal SC by MOTO, que foi concluído no final de abril.
Determinado, o morador da Pinheira conheceu todas as 295 cidades do estado de Santa Catarina. Através das redes sociais, Renato registou fotos de diversas regiões catarinenses, tiradas ao longo do projeto, que começou em abril de 2016.
Durante o projeto SC by MOTO, foram percorridos aproximadamente 17.143 quilômetros, divididos em 21 etapas.
Renato diz que cerca de 740 litros de gasolina foram utilizados nos 32 dias viajados, em cinco anos. Viagens que renderam “muitas e muitas histórias e experiências pra contar”.
Antes mesmo das viagens, a história dele com o motociclismo é antiga. “Eu comprei minha primeira moto quando entrei para a polícia e fui trabalhar em Ituporanga. Para economizar, comprei uma moto. E nos dias em que eu estava de folga, aproveitava para passear pelas cidades”, relata Renato, que, inicialmente, usou uma moto de 150 cilindradas. Com o tempo, ele comprou uma motocicleta de 250 cilindradas.
Um dos objetivos de Renato foi o de “mostrar para as pessoas que a viagem de moto, viagens longas, também são possíveis com motos que não são de altas cilindradas”.
O entusiasta em velocidade também diz que, somente na última etapa, visitou 38 cidades, todas no extremo oeste do estado, percorrendo 2.333 quilômetros.
E sobre as histórias e experiências que chamaram a atenção, Renato diz que se surpreendeu com a riqueza de Santa Catarina: tanto cultural, quanto em relação ao desenvolvimento das cidades. Entre os locais que foram colônias alemãs, italianas ou açorianas, o palhocense passou, conhecendo mais a história e a realidade dessa Santa Catarina vasta e plural.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
20/09/2024
19/09/2024