69edb49f958c486dc37972764077d7d6.jpeg Túneis no Morro dos Cavalos: impasse entre concessionárias trava obra e autoridades criticam

1b35d8d86657ac5a412302c6ea4415d2.jpeg Evento beneficente promete ajudar associação que atende famílias de Palhoça

c365ecd63e3658f992d33afb4ffaecda.jpg Defensoria Pública abre inscrições para casamento coletivo gratuito em Palhoça

e912729711196d00f8aef23998da8ebe.png Mutirão nacional de saúde bucal ganha ação especial em Palhoça

de4b4cdbf34de770c53e4837c83df2d3.jpg Cãominhada vai reunir tutores, cães e profissionais no Parque do Aririú

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

d9a77b06fda7ee4be0c542ddf02059fe.jpeg Boosters: equipamentos que regulam a pressão colaboram para melhorar abastecimento em PH

80cfd6b74c9da19d947cc3a85b2577c5.jpeg Manutenção preventiva e de emergência: você sabe identificar a diferença?

8f902fff2cefee71fc079f4a78d94b8d.jpeg Consumo individual de água no Brasil ultrapassa limite recomendado pela ONU

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

Novidade no esporte: treinos liberados

Governo também cria grupo de trabalho para avaliar retorno do futebol profissional

3336beb37521adf8b08ab6a19a0e3167.jpg Foto: CRISTIANO ESTRELA/SECOM

A Secretaria de Estado da Saúde autorizou as atividades de treino para desportistas profissionais e amadores em Santa Catarina, desde que sejam adotados cuidados para evitar o contágio por coronavírus. A liberação passou a valer na segunda-feira (11), e os cuidados recomendados pelo governo do estado estão definidos na Portaria Nº272/2020, publicada no Diário Oficial do Estado.

Entre as principais orientações, estão: a higienização de todos os equipamentos; a participação apenas de pessoas com pelo menos 12 anos de idade; evitar cumprimentos, antes e após as atividades; não compartilhar garrafas de água e outros itens pessoais; tomar banho apenas em boxes individuais; evitar aglomeração em áreas comuns como vestiários e refeitórios.

No caso de sentir sintomas como tosse, febre, cefaleias, dores no corpo, dispneia, fraqueza generalizada, perda do olfato ou paladar e sintomas gastrointestinais, ou se residir com pessoas com esses sintomas, o atleta deve comunicar imediatamente o responsável médico do clube.

A portaria também prevê que a fiscalização dos estabelecimentos ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e Segurança Pública.

 

Grupo de trabalho vai avaliar retorno do futebol profissional

O governador Carlos Moisés recebeu, na manhã desta terça-feira (12), representantes dos clubes de futebol profissional catarinenses, que agradeceram pela portaria que autoriza o retorno dos treinos em Santa Catarina. No encontro, ocorrido na Casa D'Agronômica, ficou definida a criação de um grupo de trabalho com representantes médicos dos clubes e do Centro de Operações de Emergência na Saúde (Coes). O objetivo é avaliar as condições para um possível retorno dos jogos, desde que não haja presença do público.

O governador destacou que o Executivo vem tratando da questão com muita responsabilidade. De acordo com Moisés, é preciso dar um passo de cada vez, e a abertura de um canal de diálogo permanente com os clubes é fundamental para que se chegue a um denominador comum. “A gente está avaliando quais são os impactos, em termos de aglomeração de pessoas, se um campeonato fosse eventualmente liberado para acontecer, de portas fechadas, sem plateia. Criamos um novo grupo de trabalho para integrar-se ao Coes, juntamente com infectologistas enviados pela própria Federação Catarinense de Futebol (FCF). Um eventual retorno dos campeonatos precisa ocorrer de forma segura”, avalia o governador.

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, avaliou o encontro como muito positivo e agradeceu ao governo pela liberação dos treinos. O dirigente afirmou que são necessárias seis datas para terminar o Campeonato Catarinense, o que poderia ocorrer em um total de três semanas, com jogos às quartas e domingos. Ele acrescentou ainda que os atletas precisam de ao menos 15 dias para retornar à forma física ideal. “Os treinos estão liberados e os clubes vão seguir os protocolos. Todos os clubes de futebol profissional terão que disponibilizar testes para os seus atletas, para que possam treinar e futuramente voltarmos ao nosso campeonato”, afirma Angelotti.

Quem também agradeceu ao retorno dos treinamentos foi o presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCclubes), Francisco Battistotti. Ele lembrou que seu clube, o Avaí, já gastou R$ 50 mil em testes para a Covid-19, com o objetivo de garantir que todos os funcionários da agremiação sejam testados. “Faremos contato com os prefeitos de cada município para que eles também referendem a portaria do governador, que tomou um pouco de informações sobre a gestão dos clubes. Acreditamos que esse grupo de trabalho vai arranjar uma solução para que a gente termine o Campeonato Catarinense”, afirmou Battistotti.

O governador também destacou que uma futura liberação das atividades desportivas terá que levar em conta todas as outras modalidades, de modo a se criar um regramento mais geral. Também participaram da reunião o CEO da SCclubes, Claudio Gomes, e o deputado estadual Rodrigo Minotto, que intermediou a realização do encontro. “Manter o diálogo entre todas as partes é de extrema importância neste momento. Todas as decisões precisam ser tomadas com muita responsabilidade. O governador está sensível aos esforços dos clubes, de modo a garantir a preservação da vida, que é o principal”, opina Minotto.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg