21615d4869dfdceff1176ac540e010e2.jpeg Entre a celebração e o alerta: o que o show de Armandinho revela sobre o futuro da Guarda do Embaú

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

44752ccf76872654e0b71e313ea11867.jpeg Impasse em comissão pode impedir construção de túneis no Morro dos Cavalos

9f301c105f09624f5840d8838878f9ed.PNG Armas feitas em impressoras 3D são apreendidas em Palhoça

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

8f902fff2cefee71fc079f4a78d94b8d.jpeg Consumo individual de água no Brasil ultrapassa limite recomendado pela ONU

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

05135f78a14f99aacbcf2c68458cdf3a.jpeg Águas de Palhoça explica as etapas do tratamento de esgoto

bee90faa2e56cbd57a0a4a38060aece5.jpeg Tarifa Social garante descontos na conta de água e esgoto para moradores de baixa renda em Palhoça

Prefeitura reúne Dnit, ANTT, PRF e Arteris

Representantes visitaram os pontos mais críticos da BR-101

ab201ffc7f1405816a22f5fdd05f7a87.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Na tarde de terça-feira (16), aconteceu mais uma reunião, na Prefeitura de Palhoça, para definir estratégias para a mobilidade na região, num contexto que envolve a BR-101 e marginais, inclusive no ponto que ela faz conexão com a BR-282, e vias do trânsito urbano. Ao final do encontro, por sugestão do prefeito Camilo Martins (PSD), ficou agendada outra reunião, para 8 de maio, quando o grupo de trabalho se reunirá para deliberar projetos que deverão melhorar a mobilidade nas BRs 101 e na 282.

Também na manhã desta terça, representantes da Prefeitura, da Polícia Rodoviária (PRF) e da Arteris – Autopista Litoral Sul visitaram os pontos mais críticos da BR-101, para definir que melhorias poderão ser implantadas para minimizar os problemas causados pelo caos no trânsito.


Planejamento

A reunião da tarde desta terça-feira foi considerada histórica. Com a formação de um grupo de trabalho para discutir a mobilidade, foi a primeira vez que todas as entidades responsáveis, como Prefeitura, PRF, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e concessionária Arteris se reuniram para planejar obras e melhorias com o objetivo de contribuir para a mobilidade urbana dentro de Palhoça.

“O município vive um momento delicado na questão mobilidade urbana, situação agravada porque um grande número de veículos foge da BR-101, sempre congestionada, criando rotas de fuga dentro da cidade, no Centro e nos bairros. Por isso, na busca de obras urgentes, emergenciais, buscamos atrair a parceria de empresários, que estão investindo no município e que também dependem de melhorias na malha viária”, comentou o prefeito Camilo Martins.


Decreto de emergência

Desde 11 de fevereiro, quando o prefeito decretou “situação de emergência na mobilidade urbana do município” em razão do caos estabelecido no trânsito pelo atraso nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis, e ingressou a ação civil pública na Justiça Federal contra a Autopista Litoral Sul e ANTT, representantes dos órgãos envolvidos vêm se reunindo, principalmente na Prefeitura de Palhoça, mas também nas sedes da Procuradoria da República e da Justiça Federal, em Florianópolis.

Na ação, a Prefeitura de Palhoça elegeu como prioridades a conclusão das obras do Contorno Viário e a transformação definitiva do acostamento Sul/Norte em pista para veículos leves - ou obras alternativas para amenizar o caos causado pela imobilidade. Desde primeiro de abril, em resposta às cobranças da Prefeitura, a PRF liberou o acostamento da BR-101 em cinco trechos em São José.

Mas ainda é um paliativo, porque a liberação ocorre das 6h às 23h em pequenos trechos, entre os quilômetros 210 e 202. Em reunião na segunda-feira (15), o prefeito Camilo voltou a solicitar a liberação do acostamento em Palhoça. A PRF e a concessionária Arteris estão estudando essa possibilidade. “A liberação do acostamento no trecho de São José, embora com interrupções, foi uma melhoria significativa para o fluxo de veículos”, considerou Camilo Martins.

Em todas as reuniões recentes, o grupo de trabalho trata de obras alternativas. Esse foi o foco principal da inspeção in loco dos pontos mais críticos na mobilidade, na manhã desta terça-feira, mas também foi o assunto predominante da reunião da tarde do grupo de trabalho.

O cronograma de atividades futuras prevê, para o dia 30, na Justiça Federal, em Florianópolis, uma audiência de conciliação, motivada pela ação civil pública impetrada pela Prefeitura. Um dia antes, a concessionária Arteris – Autopista Litoral Sul deverá prestar contas sobre as obras do Contorno Viário ao Ministério Público Federal. E, para o dia 8 de maio, na Prefeitura, está agendada uma reunião de avaliação de projetos protocolados nos órgãos de trânsito.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg