0adad89aac1adf1b9f31777b8e4cbc9b.jpeg Alerta: ligações clandestinas prejudicam abastecimento de água

07d66a4abff0718612170634723a3963.jpeg Polícia Civil deflagra operação contra roubo ocorrido em Palhoça e prende dois investigados

3323bdda16b24444cf8436cd26c2341b.png Café das Contadoras inspira com o tema “A Empresária por Trás do CNPJ” na CDL Palhoça

08c56ba9eab107a63ec8ba6b7b1658d5.jpeg Setembro Rubi acabou, mas a prevenção do câncer gástrico continua

5f5bde538d3524cdcff3125d06bed1d8.jpeg Família de Juarez Nahas agradece manifestações de solidariedade

a9ea8d544f930307bda44d255a439a97.jpg Percurso Litorâneo chega a Palhoça com três dias de arte, escuta e mobilização comunitária

94778453f2075ca97d17d618af13c1ba.jpg Guns N’ Roses inaugura turnê brasileira com show histórico na Arena Opus

93780f04b0483a7286e3a68dd2f91355.jpg Guns N' Roses na Arena Opus: tudo o que você precisa saber para o show na Grande Florianópolis

9490cb2dde9c1b4eac4a6bb9d49d019c.jpeg A 71ª Festa de São Judas Tadeu em Brusque será em outubro

84a32aa54c12175c2f65b457cf0207f4.png Equipe de Palhoça se destaca em competição estadual em Joaçaba

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

Como aumentar a lucratividade com RH estratégico

Artigo da consultora Evanna Silva

1d711510d3377578dbe9e0380bfe900d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Evanna Silva*

O ativo mais importante de uma empresa é o capital humano. Pode a empresa usar a tecnologia de ponta, elaborar a melhor estratégia de marketing, mas se não vir a sua equipe como investimento e sim como um custo, fatalmente não terá muita saúde para enfrentar os momentos de crise e caminhar para o crescimento organizacional e o tão esperado sucesso. É primordial entender que lidar com pessoas não é somente administrar os números e o quanto a organização poderá ser eficiente no atingimento de suas metas. As empresas que não estão conseguindo se destacar em seu mercado são aquelas que a competitividade está tão somente e diretamente ligada ao atingimento de metas e lucros, não percebendo que as oportunidades de crescimento, promoções, recompensa, planos de remuneração diferenciados, reconhecimento e autonomia para entrega de novas ideias representam, em grande escala, as perspectivas de crescimento organizacional, a partir da retenção de seus talentos.

Quando as pessoas já têm as suas necessidades básicas atendidas, elas começam a buscar as de segurança, autoestima e autorrealização, e isso já está sinalizado desde Maslow! Quando as pessoas encontram na empresa a possibilidade de seguir uma carreira, todos ganham, uma vez que para o seu crescimento é necessário ir em busca de aperfeiçoamento, identificação e reconhecimento de suas habilidades e desenvolvimento de suas competências. Esses talentos são aqueles que abraçam os valores da organização e atuam com alta performance, com o reflexo direto no aumento da produtividade e, consequentemente, isso reflete no aumento da lucratividade.

Essa estratégia já é adotada pelas maiores companhias do mundo, como a Unilever e a EY (Ernst & Young). Porém, as micro e pequenas empresas também devem já se atentar a este assunto, caso contrário, serão engolidas pelo mercado, cada vez mais competitivo e complexo. Daí a importância de contratações assertivas, alinhadas aos valores e à cultura organizacional. 

É possível aumentar a lucratividade a partir do RH estratégico, uma vez que a equipe estiver alinhada com a cultura organizacional, conhecendo, entendendo e vivendo os valores dessa empresa e percebendo o sentido do trabalho que nela se desenvolve. A cultura organizacional não se cria do dia para a noite, e um de seus pilares, que é a pressuposição, é o ponto de maior relevância, justamente porque envolve as crenças e as percepções dominantes dos membros de uma organização. De nada adianta possuir valores que não tenham crédito diante da equipe, dos clientes e do mercado. 

Nessa condição, hoje as maiores companhias traçam uma verdadeira luta para chamar a atenção de profissionais acima da média. Uma prova disso é o employer branding, crescente estratégia de marketing que busca construir uma marca empregadora.

De um modo geral, para construir uma boa estratégia de retenção, é fundamental conhecer os profissionais, entender o que almejam na organização, quais suas expectativas e o que precisam para crescer. Se não houver esse entendimento, é difícil que se chegue a resultados duradouros.

Como você encara a retenção de talentos? Sua organização já possui uma boa política ou ainda precisa de ajuda para entender melhor a importância de adotar boas práticas, para manter os bons colaboradores engajados?

 

* Gestora de Recursos Humanos na RHF Talentos, que atua de forma estratégica como consultoria de RH de alta performance, contribuindo para a mudança de mindset na gestão de pessoas, auxiliando as empresas em nível nacional e agora também chegando a Florianópolis, São José e Palhoça. Para maiores informações, entre em contato pelos telefones 99835-1469 ou 4107-1469, pelo e-mail contato.fsp@rhf.com.br ou pelo site rhf.com.br/fsp



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg