06012b3c2b5c4c8f69968dfeea5cf149.jpg Secretaria de Estado da Fazenda divulga calendário do IPVA para 2026

09cd30a840304b9b8cea0d864cc31375.jpg MPSC e Justiça Federal firmam convênio pioneiro para atendimento integral às vítimas de crimes

fc3a1e28fcee454a0c323ba5861a80a0.jpg Willian Quadros Medeiros repercute nomeação ao cargo de desembargador

7f1355fca6f859818a53071e0278a72d.jpg Escrito por Rafael Machado, “Ordem e Progresso” já pode ser adquirido online

5649b51da6a26e31a5a3d3d533916123.jpg Cerimônia Mulher que Inspira reúne lideranças femininas em noite histórica na Câmara Municipal

d3f12cb8e9fb4c9b690e1931adc98df4.jpeg Campanha de Natal da Pastoral Povo da Rua mobiliza Palhoça

34fe1b6e25826284cf7eba28f53487df.jpg Passeio Pedra Branca recebe Papai Noel, teatro musical, oficinas criativas e feira de artesanato

2cfdfe9d21bb5bb74644dc02a222af32.jpeg Escritora de Palhoça anuncia lançamento de livro durante evento na Pinheira

3e9063a8eecdcf2728ee53204073647d.jpeg “Estrelas nos jardins do tempo” encerra ciclo de lançamentos neste sábado (20)

b531c58e17a381081b3bdb69f159c471.png Antologia que reúne autores de três países será lançada em Palhoça

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

“A emergência climática é um desafio que não podemos mais ignorar”

Eleições 2024: Entrevista com Tânia Slongo (PT), candidata a prefeita de Palhoça

69e1ae540bcb0d567896daca2935294f.jpg Foto: LUZ DORNELLES/DIVULGAÇÃO

A poucos dias das eleições municipais, a série de entrevistas do Palavra Palhocense com os candidatos à prefeitura de Palhoça chega ao fim. Ao longo de cinco semanas, as publicações contemplaram os cinco candidatos ao cargo do excecutivo, respondendo por ordem alfabética. Todas as entrevistas tiveram as mesmas dez questões – sobre temas variados do interesse público. Tânia Slongo (PT) é a entrevistada que encerra esta série. 

 

Jornal Palavra Palhocense: Qual o maior desafio da cidade nos próximos quatro anos?

Tânia Slongo: A emergência climática é um desafio que não podemos mais ignorar. Em Palhoça, nossa prioridade será proteger as pessoas em áreas de risco, garantindo moradia digna. Vamos liderar uma transição ecológica e energética, reduzindo as emissões de gases poluentes. O saneamento básico será central, e promoveremos o turismo sustentável com foco no turismo de base comunitária, tornando Palhoça uma referência nacional no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


JPP: Como resolver o problema da mobilidade urbana e do transporte público do município?

Tânia: A mobilidade é um direito! Queremos ver Palhoça com transporte público digno, acessível e eficiente para todas e todos. Defendo o Tarifa Zero, porque acredito que ninguém deve escolher entre comer e se locomover. Vamos rever contratos com a Jotur, renovar a frota com ônibus ecológicos, aumentar as linhas e horários e criar novas ciclovias e ciclofaixas para incentivar o ciclismo. Além disso, um estudo de viabilidade será feito para implementar o transporte marítimo, integrando diferentes modais e facilitando a mobilidade sustentável.

JPP: Tendo em vista o constante acréscimo de novos alunos na rede municipal, como será possível garantir vagas em Palhoça? Qual plano a candidata tem para a Educação?


Tânia: Garantir vagas para todos os alunos é uma prioridade! Vamos implementar o Programa Escola em Tempo Integral, do governo Lula, criando novas escolas com atividades culturais e esportivas no contraturno. Valorizaremos nossos educadores com um plano de carreira e salários justos. Todas as escolas serão inclusivas, acolhendo crianças com deficiência, e faremos campanhas de conscientização sobre o autismo. A educação ambiental será parte do currículo e fortaleceremos nossa faculdade municipal, promovendo pesquisa e extensão para garantir uma educação de qualidade.

 

JPP: Qual a importância de um bom relacionamento do prefeito com o governo estadual e federal? Como seria o relacionamento da senhora com o governador Jorginho e com o governo Lula?


Tânia: Um bom relacionamento com o governo estadual e federal é fundamental para garantir recursos e parcerias que melhorem a qualidade de vida dos palhocenses. Acredito que o diálogo é a chave para construirmos uma sociedade mais justa. Como candidata do presidente Lula, meu compromisso é com o povo de Palhoça. Nós queremos cuidar das pessoas! Com as portas abertas em Brasília, solucionaremos os problemas da nossa cidade, transformando a realidade do povo palhocense. 

 

JPP: Quais alternativas a senhora promoveria para melhorar o atendimento às pessoas em situação de rua? Como essas medidas podem afetar as questões de segurança pública em Palhoça?

Tânia: Para melhorar o atendimento às pessoas em situação de rua, proponho criar uma casa de acolhimento e um restaurante popular, garantindo comida e abrigo. Também é fundamental articular todas as secretarias, incluindo a futura Secretaria de Direitos Humanos, além de Segurança Pública, Assistência Social e Saúde. Buscaremos parcerias com a faculdade municipal, o IFSC e empresas locais. A escuta ativa da população em situação de rua permitirá entender suas necessidades e prioridades, contribuindo para a segurança pública, promovendo inclusão e reduzindo conflitos.


JPP: O saneamento básico e o turismo são temas bem ligados. O que a candidata planeja para essas áreas?

Tânia: O saneamento básico é essencial para a saúde da população e para o turismo em Palhoça. Vamos revisar o contrato com a Aegea, empresa envolvida em corrupção, e entender por que a Samae não investiu no esgotamento sanitário. A poluição das águas prejudica a gastronomia local, baseada na pesca e maricultura, e a atração de turistas. É inaceitável que 45% do que pagamos para enviar ao Aterro Sanitário de Biguaçu sejam recicláveis. Vamos investir em soluções sustentáveis e no turismo de base comunitária, valorizando nossos territórios e promovendo a saúde integral. 

 

JPP: O que Palhoça pode fazer para melhorar a saúde pública?

Tânia: Quando falamos em saúde, normalmente já se pensa na doença. Por isso, precisamos mudar nosso olhar e focar na prevenção, integrando saúde física, mental e espiritual. Vamos investir no esporte e no lazer, no saneamento, na transição agroecológica, na arborização, nas equipes de saúde da família, com estímulo ao início de tratamento precoce. Também iremos contratar novos médicos via o programa Mais Médicos. Enquanto o Hospital Regional não fica pronto, também precisamos reequipar as UPAs e os postos de saúde, qualificando a estrutura e o atendimento.

JPP: Todos os dias, dezenas de jovens saem de Palhoça para fazer faculdade nas cidades vizinhas. Apesar de termos a Faculdade Municipal, ela ainda não supre essa demanda. O que fazer para ampliar a oferta de cursos superiores na nossa cidade?

Tânia: Queremos retomar o curso de Técnico em Turismo, que já formou dezenas de jovens em Palhoça, oferecendo bolsas de estudo para imigrantes e também bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Iremos buscar recursos junto ao governo Lula para fortalecer nossa faculdade municipal e garantir transporte gratuito em horários flexíveis, facilitando o acesso dos estudantes da UDESC e UFSC. Nossa meta é proporcionar uma educação de qualidade que abra portas e transforme vidas em nossa cidade.


JPP: Quais são as propostas da senhora para as escolas municipais?

Tânia: A escola deve ser um espaço de formação cidadã, multicultural e inclusivo para crianças, jovens e adultos. Vamos construir novas escolas, com arquitetura atrativa e um projeto pedagógico que mantenha os alunos ativos durante os dois turnos, permitindo que os pais trabalhem. Iremos propor a presença da Guarda Civil Municipal nas escolas através do Programa Escola Sem Medo. O transporte escolar terá integração com o sistema público e, quanto às creches, aumentaremos o número de vagas até zerar as filas de espera, realizando convênios quando necessário.


JPP: Cultura e lazer são importantes para uma vida saudável. O que a senhora sugere para essas áreas?

Tânia: Precisamos fortalecer a ocupação do espaço público por pessoas de todas as idades. Vamos revitalizar os parques e praças de Palhoça com equipamentos esportivos e feiras itinerantes, promovendo a produção gastronômica, musical, teatral, esportiva e artesanal. Realizaremos campeonatos esportivos interescolares no Ginásio Caranguejão e no Palhoção, garantindo a inclusão de todos. Também pretendemos construir um anfiteatro, um museu e bibliotecas nas comunidades, promovendo a cultura e o convívio social.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg