d69a71f9e50b4aab6ad0c31cc7efc336.jpg Camilo Martins entrega moção de reconhecimento ao cirurgião Raulino Brasil

afd7229fa34a589ca8e896bd2032ba9b.jpg Decisão da AGU abre caminho para regularização fundiária na APA da Baleia-Franca

5ae38d3d440aa695d567c63817a277c2.jpeg Se você comprou ou alugou imóvel, atenção à titularidade do cadastro da ligação de água

1f05705d62427e9def33d48b7907a40f.jpeg Concessionárias da Aegea impulsionam avanço do Marco Legal do Saneamento em Santa Catarina

530f02932f41ee5149b7790c7ddd24dc.jpeg Bruno & Marrone chegam a São José neste sábado com "Inevitável – A Festa"

6a863c4adb10de36a09ae90df053949c.jpeg Ein Prosit reúne milhares de pessoas e confirma sucesso da terceira edição na Pedra Branca

482994059f94e1820675c2a20e69ccfe.jpeg Associação Mãos de Luz realiza café colonial e bingo beneficente

31ad3fa248fa57741652f79f3942b394.jpeg Sesc de Palhoça recebe evento de literatura infantil neste sábado (13)

82705bf3dfe8a4b15a7a299617ea7bc7.png Oswaldo Montenegro se apresenta na Arena Opus neste sábado (13)

2c2f55f70f739750e3ef179b2ee36415.jpeg Guarani de Palhoça conquista primeira vitória na Série C do Catarinense 2025

53cfdc1e4506e05fe61634a8c1813947.jpeg Meninos da Vila Palhoça têm quatro atletas aprovados em avaliação oficial do Santos F.C.

c879d5117c92e337d2d63921a89f4a3e.jpg Às portas da estreia na Série C do Catarinense, Guarani assina parceria com o São Paulo

d40b02da010a725e0a87faf3c2d49c85.jpeg Palhocense tem passagem pela comissão técnica da Seleção Sub-17

0c05d67c229dd6c866bd0fa6f4ad5296.jpeg Diogo Trindade busca apoio para representar o Brasil em corrida no Japão

“A emergência climática é um desafio que não podemos mais ignorar”

Eleições 2024: Entrevista com Tânia Slongo (PT), candidata a prefeita de Palhoça

69e1ae540bcb0d567896daca2935294f.jpg Foto: LUZ DORNELLES/DIVULGAÇÃO

A poucos dias das eleições municipais, a série de entrevistas do Palavra Palhocense com os candidatos à prefeitura de Palhoça chega ao fim. Ao longo de cinco semanas, as publicações contemplaram os cinco candidatos ao cargo do excecutivo, respondendo por ordem alfabética. Todas as entrevistas tiveram as mesmas dez questões – sobre temas variados do interesse público. Tânia Slongo (PT) é a entrevistada que encerra esta série. 

 

Jornal Palavra Palhocense: Qual o maior desafio da cidade nos próximos quatro anos?

Tânia Slongo: A emergência climática é um desafio que não podemos mais ignorar. Em Palhoça, nossa prioridade será proteger as pessoas em áreas de risco, garantindo moradia digna. Vamos liderar uma transição ecológica e energética, reduzindo as emissões de gases poluentes. O saneamento básico será central, e promoveremos o turismo sustentável com foco no turismo de base comunitária, tornando Palhoça uma referência nacional no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


JPP: Como resolver o problema da mobilidade urbana e do transporte público do município?

Tânia: A mobilidade é um direito! Queremos ver Palhoça com transporte público digno, acessível e eficiente para todas e todos. Defendo o Tarifa Zero, porque acredito que ninguém deve escolher entre comer e se locomover. Vamos rever contratos com a Jotur, renovar a frota com ônibus ecológicos, aumentar as linhas e horários e criar novas ciclovias e ciclofaixas para incentivar o ciclismo. Além disso, um estudo de viabilidade será feito para implementar o transporte marítimo, integrando diferentes modais e facilitando a mobilidade sustentável.

JPP: Tendo em vista o constante acréscimo de novos alunos na rede municipal, como será possível garantir vagas em Palhoça? Qual plano a candidata tem para a Educação?


Tânia: Garantir vagas para todos os alunos é uma prioridade! Vamos implementar o Programa Escola em Tempo Integral, do governo Lula, criando novas escolas com atividades culturais e esportivas no contraturno. Valorizaremos nossos educadores com um plano de carreira e salários justos. Todas as escolas serão inclusivas, acolhendo crianças com deficiência, e faremos campanhas de conscientização sobre o autismo. A educação ambiental será parte do currículo e fortaleceremos nossa faculdade municipal, promovendo pesquisa e extensão para garantir uma educação de qualidade.

 

JPP: Qual a importância de um bom relacionamento do prefeito com o governo estadual e federal? Como seria o relacionamento da senhora com o governador Jorginho e com o governo Lula?


Tânia: Um bom relacionamento com o governo estadual e federal é fundamental para garantir recursos e parcerias que melhorem a qualidade de vida dos palhocenses. Acredito que o diálogo é a chave para construirmos uma sociedade mais justa. Como candidata do presidente Lula, meu compromisso é com o povo de Palhoça. Nós queremos cuidar das pessoas! Com as portas abertas em Brasília, solucionaremos os problemas da nossa cidade, transformando a realidade do povo palhocense. 

 

JPP: Quais alternativas a senhora promoveria para melhorar o atendimento às pessoas em situação de rua? Como essas medidas podem afetar as questões de segurança pública em Palhoça?

Tânia: Para melhorar o atendimento às pessoas em situação de rua, proponho criar uma casa de acolhimento e um restaurante popular, garantindo comida e abrigo. Também é fundamental articular todas as secretarias, incluindo a futura Secretaria de Direitos Humanos, além de Segurança Pública, Assistência Social e Saúde. Buscaremos parcerias com a faculdade municipal, o IFSC e empresas locais. A escuta ativa da população em situação de rua permitirá entender suas necessidades e prioridades, contribuindo para a segurança pública, promovendo inclusão e reduzindo conflitos.


JPP: O saneamento básico e o turismo são temas bem ligados. O que a candidata planeja para essas áreas?

Tânia: O saneamento básico é essencial para a saúde da população e para o turismo em Palhoça. Vamos revisar o contrato com a Aegea, empresa envolvida em corrupção, e entender por que a Samae não investiu no esgotamento sanitário. A poluição das águas prejudica a gastronomia local, baseada na pesca e maricultura, e a atração de turistas. É inaceitável que 45% do que pagamos para enviar ao Aterro Sanitário de Biguaçu sejam recicláveis. Vamos investir em soluções sustentáveis e no turismo de base comunitária, valorizando nossos territórios e promovendo a saúde integral. 

 

JPP: O que Palhoça pode fazer para melhorar a saúde pública?

Tânia: Quando falamos em saúde, normalmente já se pensa na doença. Por isso, precisamos mudar nosso olhar e focar na prevenção, integrando saúde física, mental e espiritual. Vamos investir no esporte e no lazer, no saneamento, na transição agroecológica, na arborização, nas equipes de saúde da família, com estímulo ao início de tratamento precoce. Também iremos contratar novos médicos via o programa Mais Médicos. Enquanto o Hospital Regional não fica pronto, também precisamos reequipar as UPAs e os postos de saúde, qualificando a estrutura e o atendimento.

JPP: Todos os dias, dezenas de jovens saem de Palhoça para fazer faculdade nas cidades vizinhas. Apesar de termos a Faculdade Municipal, ela ainda não supre essa demanda. O que fazer para ampliar a oferta de cursos superiores na nossa cidade?

Tânia: Queremos retomar o curso de Técnico em Turismo, que já formou dezenas de jovens em Palhoça, oferecendo bolsas de estudo para imigrantes e também bolsas parciais e integrais em universidades particulares. Iremos buscar recursos junto ao governo Lula para fortalecer nossa faculdade municipal e garantir transporte gratuito em horários flexíveis, facilitando o acesso dos estudantes da UDESC e UFSC. Nossa meta é proporcionar uma educação de qualidade que abra portas e transforme vidas em nossa cidade.


JPP: Quais são as propostas da senhora para as escolas municipais?

Tânia: A escola deve ser um espaço de formação cidadã, multicultural e inclusivo para crianças, jovens e adultos. Vamos construir novas escolas, com arquitetura atrativa e um projeto pedagógico que mantenha os alunos ativos durante os dois turnos, permitindo que os pais trabalhem. Iremos propor a presença da Guarda Civil Municipal nas escolas através do Programa Escola Sem Medo. O transporte escolar terá integração com o sistema público e, quanto às creches, aumentaremos o número de vagas até zerar as filas de espera, realizando convênios quando necessário.


JPP: Cultura e lazer são importantes para uma vida saudável. O que a senhora sugere para essas áreas?

Tânia: Precisamos fortalecer a ocupação do espaço público por pessoas de todas as idades. Vamos revitalizar os parques e praças de Palhoça com equipamentos esportivos e feiras itinerantes, promovendo a produção gastronômica, musical, teatral, esportiva e artesanal. Realizaremos campeonatos esportivos interescolares no Ginásio Caranguejão e no Palhoção, garantindo a inclusão de todos. Também pretendemos construir um anfiteatro, um museu e bibliotecas nas comunidades, promovendo a cultura e o convívio social.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg