Black Friday promete movimentar o comércio

A CDL acredita no potencial da ação como forma de impulsionar as vendas

8b08986a031c3a079a74f468446fca45.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/INTERNET

Por: Sofia Mayer*

A tradicional campanha de Black Friday, que acontece sempre no final de novembro, promete ser um incentivo a mais para empresas que sofreram com a crise deste ano. Em todo o Brasil, comércios baixarão os preços nesta sexta-feira (27) para incentivar o consumo dos clientes.

Em Palhoça, uma grande ação, por exemplo, será feita pelo Shopping ViaCatarina, que vai estender os descontos e parcelamentos especiais até domingo (29).
Para facilitar o período de compras já na sexta-feira (27), no chamado “Dia D” da Black Friday, o shopping abre às 8h e só fecha às 22h. Os descontos nos produtos vão de 20% a 70%, além de ofertas progressivas para itens de vestuário. 
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Palhoça acredita que a ação deve impulsionar os negócios em todo o município, já que a relação de compra e venda foi fortemente prejudicada neste ano. Por si só, isso já cria um cenário favorável à retomada das atividades comerciais, afirma a entidade.
 
Além disso, em decorrência das restrições sanitárias por conta da Covid-19, há uma demanda represada por parte dos consumidores. “O cenário tem tudo para ser a melhor Black Friday dos últimos anos: Palhoça tem apresentado os melhores índices de recuperação dos empregos nos últimos meses, segundo o Caged; a demanda está represada e os lojistas estão querendo realmente torrar seus estoques. Ou seja: aprenderam e estão praticando o verdadeiro espírito da Black Friday”, argumenta o diretor de Comunicação e Marketing da CDL, Joel Aterino de Souza.

Ainda segundo o dirigente, são oportunidades recíprocas: para os lojistas, de criar novos relacionamentos comerciais, promover a fidelização de clientes e fazer capital de giro para investir nas compras de Natal; e para os consumidores, de compras a preços realmente muito baixos. Muitas lojas já anteciparam suas promoções e estão vibrando com os resultados.


Cuidados sanitários 
A CDL alerta, no entanto, que é necessário continuar obedecendo fielmente todos os protocolos de segurança, criando mecanismos de não aglomeração, seja com senhas ou controle de acesso à loja, e investimento nos canais digitais, deixando a presença física do cliente no estabelecimento, para casos extremamente necessários e pelo menor tempo possível. 

Nesse aspecto, a entidade já tem incentivado bastante a ativação do PIX pelos lojistas, que garante os pagamentos de forma rápida, simples e barata. Além disso, está divulgando a ferramenta “Q Compras” - um site gratuito para os lojistas associados cadastrarem os seus produtos.


Dicas para evitar fraudes
O Procon de Santa Catarina alerta para os cuidados que podem ajudar nas compras durante a Black Friday. A primeira dica é pesquisar bem, para evitar comprar em lojas que elevam os preços antecipadamente para depois oferecerem o desconto. Se houver aumento de preços, eles terão que ser justificados pelos estabelecimentos.

Caso seja constatada a fraude, por ferir o Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser autuada por propaganda enganosa, além de não cumprimento da oferta e aumento de preços sem justificativa. O órgão orienta os consumidores que, caso flagrem algum tipo de propagando enganosa, levem um comprovante da fraude, como nota fiscal ou imagem, até o Procon. Também é possível fazer a reclamação no site consumidor.gov.br.

Para aproveitar bem as promoções, o órgão sugere que os clientes anotem preços e guardem informações como print de telas, folhetos, site e data da pesquisa, além de sempre consultar a página oficial da loja. 

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg