A equipe BMX de ciclismo de Palhoça, dirigida pelo também atleta, ciclista Marco Aurélio Tocha, foi destaque entre os mais de 100 inscritos da segunda etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross, ocorrida no último sábado (21), em Balneário Camboriú. Com o resultado, todos tiveram uma subida considerável no ranking do campeonato.
Todos os 15 pilotos participantes alcançaram o pódio, ficando entre os cinco primeiros colocados, com seis medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze, um quarto e um quinto lugares. “A pista de Balneário é uma das melhores do Brasil. Tem um circuito técnico e desafiador com rampas grandes, gate de largada alto e curvas de asfalto.”, comenta Tocha.
Os maiores destaques da BMX foram Gustavo Bento, com medalhas de ouro em duas categorias, boys 15 e super 15, e o técnico Tocha também com dois ouros, nas 40/44 aro 20 e aro 24. Jacques Santos foi campeão da cruiser 45/49 e Paulo Andrade venceu a cruiser 50 anos mais.
As pratas foram conquistadas por Gabriel Santos, boys 11 anos, Gustavo Schmidt, boys 10 anos, Carlos Miguel, man 17/24, e Rafael Machado, man 25/29 anos. As medalhas de bronze são de Paulo Santos, da man 30/39, Gabriel Schmidt, da super 15, e Gustavo Dorigon, da cruiser 17/24 anos.
A equipe contou com o apoio da Fundação de Cultura e Esportes de Palhoça, que custeou as inscrições e filiações. Para Tocha “a melhora nos resultados frente à primeira etapa reflete também o início da construção da pista do bairro Pagani. A equipe aguarda ansiosa pela finalização da rampa, novo local de treino”. A próxima etapa será em Lages no dia 12 de maio e a previsão é a participação de 30 atletas.