Por: Willian Schütz
Pela primeira vez, um palhocense concorre ao cargo de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Essa possibilidade inédita surge através da candidatura de Willian Medeiros de Quadros, que está na disputa do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC).
Segundo a coordenação de campanha de Willian, as votações se aproximam. Na próxima quinta-feira (17), será a votação pelo conselho estadual da OAB, para homologações. Já no dia 6 de outubro ocorrerão as eleições diretas para todos os advogados aptos a voto.
Morador de Palhoça, Willian Quadros tem orgulho de representar a cidade. É com título de palhocense que ele vem alcançando grandes feitos na carreira. “Estou disputando o Quinto Constitucional e tenho a honra de ser o primeiro palhocense da história a concorrer ao cargo de desembargador do TJSC”, celebra.
Ele também reforça que a trajetória até aqui foi de muito trabalho e conquistas. “Além disso, tive a responsabilidade de ser o primeiro juiz eleitoral oriundo da advocacia de Palhoça a atuar como juiz efetivo no TRE/SC. Acredito que destacar esse marco histórico reforça não só meu projeto, mas também a representatividade de Palhoça no Tribunal de Justiça e também perante a comunidade jurídica e política do estado de Santa Catarina”, destaca.
Willian traz consigo a experiência construída nos 17 anos de exercício efetivo da advocacia de base e nas instituições que a representam. Foram anos servindo à advocacia, seja como delegado da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (Caasc) da subseção, seja como integrante do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC.
“Trago comigo a experiência de quem viveu a advocacia na base e nas instituições, e a convicção de que o papel do desembargador exige independência, equilíbrio e profundo respeito à Constituição Federal”, destacou Quadros pelas redes sociais.
Na disputa do Quinto Constitucional da OAB/SC estão 12 advogados de subseções catarinenses. Willian é o único de Palhoça.
Formação e trajetória
Willian Medeiros de Quadros concluiu sua graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em 2007. Para aprofundar os conhecimentos, realizou duas pós-graduações: uma em Direito Processual Civil pela PUC Minas e outra em Direito Eleitoral pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE). Atualmente, ele está em andamento em seu mestrado em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa (UAL).
Ele começou a carreira com estágios no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, atuando no Juizado Especial Cível e na 1ª Vara Criminal de Florianópolis e no gabinete do desembargador Antônio Fernando do Amaral e Silva.
Em 2008, foi sócio fundador do escritório Canella, Tancredo e Quadros Advogados Associados. Pouco depois, em 2009, atuou como delegado adjunto da Caasc. Além disso, também serviu como procurador do município de Palhoça, entre 2009 e 2010, assim como procurador jurídico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palhoça (2012-2013).
Em 2012, Willian foi sócio fundador do escritório Amaral e Silva & Quadros Advogados Associados. Durante dois períodos (de 2016 a 2018 e de 2019 a 2021), integrou a Primeira Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC.
Sua expertise na área eleitoral o levou a ser incluído em listas tríplices para as vagas de juiz substituto (2019) e juiz efetivo (2020) do TRE/SC. Em 2022, ele foi nomeado juiz efetivo do TRE/SC, cargo que ocupou até 2024. No mesmo período, também atuou como juiz ouvidor do TRE/SC e vice-presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje).
Em 2024, publicou a obra “Mulheres na Política – O Direito Eleitoral sob uma nova perspectiva da participação feminina na política”. O livro foi editado através da editora Conceito Atual.
11/09/2025
11/09/2025
04/09/2025