O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, nesta quinta-feira (10), o acompanhamento de uma baleia-franca com seu filhote na Ponta do Papagaio. A baleia-mãe foi avistada com uma rede de pesca presa à cabeça. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
Segundo o Governo Federal, uma equipe técnica do Ibama, que inclui servidor capacitado como instrutor de desenredamento de baleias, foi deslocada até o local para realizar o monitoramento da situação.
Isso porque imagens capturadas por drone confirmaram que a rede estava presa na cabeça do animal. Apesar disso, a presença da rede não comprometeu os comportamentos naturais da baleia, como a amamentação e o cuidado com o filhote. E, quando o CBMSC chegou ao local, o material já tinha se desvencilhado do animal.
E, de acordo com o Ibama, “o atrito da rede com as calosidades tende a rasgá-la com o tempo, o que reduz o risco de impacto imediato à saúde do animal. Por esse motivo, a situação, neste momento, não exige intervenção direta”, explica em nota.
Além do monitoramento, o Ibama prestou orientações à comunidade local e reforçou a importância de manter distância segura das baleias, alertando embarcações para que não se aproximem indevidamente.
Cabe destacar que essa baleia continuará sendo acompanhada por especialistas nos próximos dias. Esse processo tem o intuito de realizar sua identificação e garantir o bem-estar da dupla mãe e filhote.
Em casos de avistamento de animais marinhos em situação de risco, a população deve acionar o Ibama ou órgãos ambientais locais para evitar ações indevidas que possam colocar em risco tanto os animais quanto as pessoas envolvidas. Informações de contato disponíveis em www.gov.br/ibama/pt-br/canais_atendimento.