5021bf02ec2702106609681e2a7b53be.jpeg “O melhor presente para Palhoça é valorizar as pessoas”

1bb52f5cabcba1cab8c48dcb9e4bc2d1.jpeg Concessão do município à Águas de Palhoça do grupo Aegea constrói legado para futuro da cidade

02ca9fcc5ffb0db8b29234f942dbba6c.jpg “Palhoça é uma das cidades que apresenta melhores indicadores de qualidade de vida em SC”

f2d707bc450abba8529422f5068d5a66.jpeg “Nosso trabalho é para a comunidade, e o nosso partido é a Palhoça”

eecf47e504943a20172a6bf2ee37b69a.jpeg Primeiro Costelaço do Dia do Trabalhador acontece em Brusque

06dc8f200ea27dcda25673bb851b0795.jpeg Palhoça recebe grande festival de rodeio, com diversas atrações nacionais

5bf0a8dd325bca5235749a9d0c550d62.png Antes de show em SC, Ben Harper e Donavon Frankenreiter encantam São Paulo

1bcfa3007970b618bb5c68b07e8afa5c.jpeg Prefeitura divulga programação do aniversário de 131 anos de Palhoça

a2e3463f268cc686b6c70daec4bf648e.jpg Arena Opus consolida a Grande Florianópolis no circuito de shows nacionais e internacionais

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

Pesquisa Palhocense/Incope aponta intenção de voto

Margem de erro da pesquisa é de 5% para mais ou para menos e ela está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número 00628/2020

89a377629e49cd4d410cf93e710667bd.jpeg Foto: Pesquisa Incope/Jornal Palhocense

O Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (Incope), que ouviu 383 palhocenses entre os dias 26 e 27 outubro, perguntou: Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para prefeito e vice de Palhoça? A pesquisa apontou que o candidato a prefeito Freccia teria 28,24% da intenção de voto (considerando a margem de erro, Eduardo teria entre 23,24% e 33,24%). Na ocasião, 17,10% dos entrevistados disseram ainda não saber em quem vão votar. A coligação do PSL, encabeçada pelo Coronel Ivon tinha, segundo a pesquisa, 15,03% das intenções de voto (considerando a margem de erro, Ivon teria entre 10,03% e 20,03%). Logo a seguir, segundo o Incope, viria o Repórter Sérgio Guimarães com 11,92% das intenções de voto (considerando a margem de erro, Guimarães teria entre 6,92% e 16,92%). Jeão Negão aparece na pesquisa com 10,36% das intenções de voto (considerando a margem de erro, Jean teria entre 5,36% e 15,36%). Logo em seguida, o Incope aponta uma intenção de voto de 9,07% para o candidato Luciano Pereira (considerando a margem de erro, Luciano fica entre 4,07% e 14,07%). Brancos e nulos somariam 7,25%. O candidato Jailson Rodrigues teria 1,04% (considerando a margem de erro, Jailson poderia ter até 6,04% dos votos em Palhoça). Nesta pesquisa, o candidato Rangel Medeiros não pontuou.
Os pesquisadores também quiseram saber sobre a rejeição e tendência de vitória na cidade. Para isso, perguntaram em quem o eleitor não votaria de forma alguma e quem, independente de seu voto, vai ganhar as eleições na cidade. Acompanhe os resultados completos nos gráficos abaixo.

A pesquisa:
O editor-chefe do jornal Palhocense, Alexandre João Bonfim da Silva, destaca que este é o quarto ciclo eleitoral em que o periódico divulga a pesquisa de intenção de votos para a cidade. “O objetivo é trazer um panorama do momento na corrida eleitoral, e até mesmo ajudar os candidatos a escolherem estratégias de maior sucesso para se comunicar com os eleitores”, explica o jornalista.
A metodologia utilizada para a apuração foi a pesquisa de opinião quantitativa, realizada a partir de entrevistas em domicílio, utilizando questionário estruturado, com pesquisadores treinados e acompanhados de um coordenador de campo. 

A amostragem aleatória simples foi elaborada a partir de uma base de dados com base nas informações estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) e o perfil sócio econômico com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A equipe de pesquisadores do Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (INCOPE) fez o trabalho de campo devidamente monitorada por supervisores treinados e credenciados. Durante todo o processo de pesquisa, os questionários foram subordinados à avaliação da coordenação, afim de lhes assegurar fidelidade e confiança.

Sobre o Incope
O Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (Incope) atua, desde 2013, no mercado de pesquisas de opinião, tanto qualitativas quanto quantitativas. A empresa, do Sul de Santa Catarina, realiza pesquisas mercadológicas, eleitorais, de avaliação governamental, da qualidade do atendimento no serviço público, pesquisas de comunicação e mídia, entre outras.
O instituto acredita que a pesquisa é um forte mecanismo na tomada de decisão dos eleitores. “Por esse motivo, buscamos trabalhar com ética, sigilo e comprometimento com os objetivos de nossos clientes”, explicam diretores do instituto. 

Direito de publicação da pesquisa foi conquistado na Justiça
A quarta pesquisa eleitoral contratada na história do jornal Palhocense também foi a mais polêmica. As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 e 27 de outubro pelo Incope, que ouviu 383 pessoas em todo o território municipal. O resultado, porém, que seria divulgado do dia 31 de outubro teve que esperar até este domingo (8). O pedido de impugnação foi impetrado pelo Partido Social Liberal (PSL) e pelo Partido Liberal (PL). No documento, a sigla alega que, tendo o Incope em curso pesquisas em outras cidades, no período de 15 dias, não teria condições técnicas e financeiras de colher as informações em Palhoça.
Os setores jurídicos tanto do jornal quanto do instituto moveram-se então no sentido de restabelecer a verdade e a liberdade democrática com a publicação da referida pesquisa, que foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número n. SC 00628/2020.
O Ministério Público manifestou-se, ainda na sexta-feira (6), com parecer favorável à publicação. No sábado (7), às 20h07, foi a vez da Justiça Eleitoral publicar decisão autorizando a veiculação dos números. Diz o documento: “Em pesquisa rápida na internet, verifico que a empresa representada já fez pesquisas eleitorais em outras ocasiões neste estado e não há, até onde este Magistrado conseguiu levantar, histórico de impugnações aos seus levantamentos anteriores no Tribunal Regional Eleitoral, o que reforça a impressão de que não há risco concreto de parcialidade dos profissionais da empresa”, fala o Dr Luís Felipe Canever, Juiz Eleitoral na decisão, e conclui: “Ausente, pois, qualquer irregularidade formal ou legal na pesquisa impugnada ou qualquer fato concreto que permita fundamentadamente se duvidar da sua honestidade, não existe motivo para proibir a publicação dos seus resultados”.


Em editorial, publicado em 28 de outubro, jornal Palhocense alerta: não vote por pesquisa
Antes mesmo de toda a celeuma envolvendo a judicialização da pesquisa do jornal Palhocense, seu editor, Alexandre Bonfim, publicava carta aberta em que dizia: “Não se engane: pesquisa não é resultado antecipado e eleição não é jogo de acerto! Você não precisa votar em quem deve ganhar. Você deve votar em quem, segundo sua opinião, está mais preparado para oferecer o melhor para nossa “Terra Querida”. 
Assim, o periódico conclui mais uma etapa de contribuição para o processo eleitoral da cidade. O resultado real só aparecerá nas urnas, no próximo dia 15 de novembro.



Galeria de fotos: 7 fotos
Créditos: Pesquisa Incope/Jornal Palhocense Pesquisa Incope/Jornal Palhocense Pesquisa Incope/Jornal Palhocense Pesquisa Incope/Jornal Palhocense Pesquisa Incope/Jornal Palhocense Pesquisa Incope/Jornal Palhocense Pesquisa Incope/Jornal Palhocense
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg