db3418436eceb2f273480e7aeb188d50.jpg Jean Negão propõe prioridade para moradores das praias do sul em licenças de verão

3b3988f495bbf0fa79e33e568ee319cc.jpg Nova ligação entre o Bela Vista e a BR-101 promete novo caminho para desenvolvimento da região

f1c2f3ad380efa6abe288c9eea8c3be2.jpg Câmara concede título de cidadão honorário de Palhoça ao deputado estadual Sérgio Guimarães

e4db44775527a26678d68b7e31ce4bf1.jpeg Ein Prosit: maior festa típica da Grande Florianópolis celebra cultura alemã na Pedra Branca

55a437e11a8141202496994c3d9c4b2a.jpeg Rapper de Palhoça participa entrevistas e gravações em São Paulo

c23de62be737f14995674b895752055d.jpeg Espetáculo beneficente une artistas para homenagear o músico Cidão França

3b21baa45405c6424f3e72974d433bdc.jpeg CEU será palco de apresentação de teatro infantil nesta sexta-feira (22)

ab7d7a96bb2146219d5249dbdc683b2c.jpeg Palhoça Esporte Clube lidera o Estadual Sub-12 com 7 pontos

4d847de5d1ae38af6da6a804a54def0a.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues com vitória na Copa SC de Boxe

d4b46ac9b913d417b9f0cd52aa3a20bb.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues neste sábado (9), de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

1a6f75ed4ae66091fd67de5d6f237a42.jpeg Ricardo Martins é campeão do Rally dos Sertões 2025 em duas categorias

fcc4c5f1827454a9701c2f0b607d9a0f.jpg Guarani de Palhoça inicia preparação para a Série C do Campeonato Catarinense

Primeira semana de bancos abertos: grandes filas

Na semana de reabertura dos bancos e lotéricas do estado, denúncias acendem discussão sobre a execução das medidas restritivas em agências da cidade

a5c19d4cc1ff5e7f1854e0f98468183d.jpg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

Por: Sofia Mayer*

 

A semana de volta às atividades bancárias terminou com mais flagrantes de aglomerações nas agências de Palhoça. Nesta sexta-feira (3), um comerciante, com loja no Centro da cidade, denunciou a fila de um dos bancos privados da região, com cerca de 20 pessoas concentradas em uma extensão da calçada. Moradores reclamam que, desde, segunda-feira (30), quando os serviços retornaram, cenas assim são registradas. A distância de 1,5 metro é uma das regras para o funcionamento de bancos, lotéricas e demais instituições financeiras.

O relato de outra leitora também acendeu a discussão sobre o cumprimento das restrições de funcionamento, decretadas pelo governador de SC, Carlos Moisés, nas agências bancárias de Palhoça. A moradora afirmou que, em outra agência privada, no Centro da cidade, a distância mínima não está sendo respeitada pelos clientes. Ainda segundo a denúncia, os idosos, que contemplam o grupo de risco do novo coronavírus (Covid-19), não são direcionados a uma fila preferencial. Falta de auxílio da equipe também foi uma reclamação feita.

A moradora contou que estava levando a irmã - diabética, de 75 anos - para receber o valor da aposentadoria, e, mesmo solicitando, não teve a ajuda necessária para realizar o procedimento. Segundo ela, a idosa possui problemas graves de visão, e não consegue fazer a operação sozinha. “Ele não quis ajudar a tirar o dinheiro da boca de caixa”, explicou. Apenas uma pessoa pode entrar, por vez, na agência. A orientação do atendente foi para que elas tentassem receber o dinheiro em outro endereço, onde foram surpreendidas: “A guria disse que não tem dinheiro, que o banco não está mandando dinheiro”. 

A denunciante afirmou, ainda, que as duas precisaram esperar em uma fila única, com aglomeração de pessoas e sem distinção de atendimento preferencial. “Poderiam usar a rua, como não passa carro, para poder colocar faixinha amarela para as pessoas ficarem em cima”, sugere. A moradora ressalta, porém, que o filho esteve no mesmo banco dias antes e, por andar com auxílio de muletas, foi atendido com preferência pelos funcionários.

Guilherme Silveira faz entregas na cidade e também assegura o movimento alto nos estabelecimentos: “Os bancos abarrotados, as ruas cheias de carro e de pessoas de todas as idades”, conta. Na opinião de Silveira, a abertura das agências bancárias é a grande responsável pelo trânsito de pessoas no Centro da cidade.

O decreto, divulgado pelo governo estadual no último domingo (29), prevê o funcionamento de bancos, lotéricas e demais instituições financeiras com algumas regras: os estabelecimentos devem apresentar controle de acesso de pessoas, marcação de lugares reservados aos clientes e organização de filas com distância mínima de 1,5 metro. A entrada de pessoas deve ser proporcional ao número de atendentes.

Com tanta gente circulando, especialmente no Centro da cidade, comerciantes questionam a quarentena: se já existe um volume enorme de cidadãos pelas ruas, por que os comércios seguem fechados?

O governador Carlos Moisés pode anunciar, ainda nesta sexta-feira (3), a possibilidade de profissionais liberais e autônomos voltarem ao trabalho, também respeitando regras específicas, com a intenção de minimizar a propagação do coronavírus. Na quarta-feira (1), o governdor já havia liberado para o retorno às atividades de toda a cadeia produtiva do setor de construção civil.


Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg