701f577fca6211ae1e2c22b2fac6add9.png Aniversário de Palhoça é marcado por edições especiais

f408a4e9012d75289e3b46e698e0854f.jpeg Palhoça celebra 131 anos de emancipação com destaque nacional

7af02e57907cd7f77d6b77ca5cf22d1b.jpeg Ideia foi apresentada nesta quarta-feira (23), pelo governador Jorginho Mello (D), em Brasília

066e36485bda21d774225753bd38d7ac.jpeg Palhoça Rodeio registra sucesso de público na programação de aniversário da cidade

8f5fab59f3cef9c0d3c206950aac5be1.png Fundação Municipal de Esporte e Cultura lança Edital Cultura Viva

092029f23b0120d0c9f08dc5dce8e8f2.jpeg Nova canção da banda Nós Naldeia é sucesso nas plataformas digitais

e72fc6633b486ac496ce4b12140303a5.jpeg Surfista de apenas sete anos representa Palhoça em competições

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

Retorno de vigilante inibe vandalismo no ginásio d

Os furtos e atos de vandalismo que vinham provocando a depredação da estrutura do Ginásio Poliesportivo Raphael Martins dos Santos, da Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, no Centro, cessaram depois que a Secret

309fc2cfa5baf8a21d2d98f1bcf5354b.jpeg Foto: ARQUIVO PESSOAL

Os furtos e atos de vandalismo que vinham provocando a depredação da estrutura do Ginásio Poliesportivo Raphael Martins dos Santos, da Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, no Centro, cessaram depois que a Secretaria de Estado da Educação (SED) reposicionou um vigilante para garantir a segurança do local. Porém, ainda não há previsão para o reinício das obras, o que deixa a comunidade escolar desanimada.
Quando Anderson Diemond entrou na escola, em 2017, o ginásio estava em reforma. O jovem de 18 anos termina o 3º Ano do Ensino Médio em 2019 e teme que não veja o espaço ser inaugurado, como aconteceu com o irmão dele, que era estudante quando começou a construção do espaço. Já se passaram mais de quatro anos, com diferentes períodos de abandono das obras. “Estou me formando no terceiro ano e também não vou pegar o ginásio pronto”, lamenta o estudante.
Se a previsão da SED se confirmar, Anderson vai testemunhar, pelo menos, a inauguração. A secretaria informa que a obra consta como 94% concluída. No momento, está em processo de aprovação um aditivo para ajustes na quadra esportiva, pois o espaço receberá modalidades profissionais futuramente. O investimento total da obra, já com o aditivo em andamento, é de R$ 9,4 milhões. Após orçamento aprovado e feita a adequação, a expectativa é a de que a inauguração seja realizada ainda no segundo semestre de 2019.
A comunidade escolar espera que a promessa seja cumprida, com certa desconfiança. Até porque, é uma longa espera e já faz praticamente um ano que os trabalhos pararam. “O ginásio estava há quatro anos parado, aí, quando as obras estavam quase prontas, houve um problema e mais uma vez atrasaram. Durante o ano passado, recebemos várias promessas de que no fim do ano teríamos o nosso tão esperado ginásio, e então, mais uma vez, quando estava finalmente pronto, começaram a retirar tudo de dentro usando desculpas como ‘falta de pagamento’ e até mesmo dizendo que precisavam fazer uma ‘fossa’”, lamenta a estudante Tainara Goulart, de 17 anos, aluna do 3º Ano.
A paralisação nas obras transformou o ginásio em um “prato cheio” para moradores de rua, usuários de drogas, ladrões e vândalos. Já foram roubadas janelas, luminárias, fiação e todo o sistema de alarme e incêndio. Nem o posto policial que fica a 300 metros do ginásio, junto à entrada da escola, foi capaz de espantar os arruaceiros. “Há pouco tempo, o orientador entrou lá e um cara apontou uma faca pra ele. Na verdade, é muito risco pra gente, porque o ginásio fica dento da escola, não tem um muro separando, e de repente um desses vândalos pode entrar dentro da escola e fazer alguma coisa de errado”, observa o aluno do 2º Ano Brendon Lucas Pereira, de 18 anos.
O retorno do vigilante ajudou a aliviar o clima de insegurança. Ele retornou à escola no dia 10 de setembro e as ações criminosas cessaram desde então. O vigilante havia sido deslocado para outra escola, que agora passa por reforma e a empreiteira que está tocando a obra naquela escola assumiu a vigilância, liberando o profissional, que foi novamente realocado para o colégio Ivo Silveira. Agora, resta aguardar pela retomada das obras. “A escola precisa daquele ginásio, os alunos precisam de um ambiente adequado para praticar esportes quando tem chuva ou quando o sol está muito forte”, diz Tainara. 
Enquanto o ginásio não fica pronto, a prática esportiva acontece em espaços improvisados. “A parte da quadra seria a parte principal, porque possibilitaria eventos esportivos de grande porte. Poderia ter até projetos de esporte, como vôlei ou futsal, que é impossível acontecer nas quadras que têm no pátio da escola, na parte de trás. Não jogamos vôlei numa quadra, é uma rede portátil colocada sobre o que seria um estacionamento, não é cimento liso, é um espaço aberto com lajotas. Fica bem ruim de correr ou praticar esportes. Se alguém cair lá jogando vôlei, com certeza vai se ralar muito mais”, lamenta Anderson. O aluno também relata que aulas de artes marciais são improvisadas em um espaço de convivência.
Anderson observa, ainda, que o ginásio seria importante para a realização de projetos extracurriculares e eventos escolares, como gincanas e aulões. “Se o ginásio estivesse aberto, teria mais espaço para realizar eventos que tenham um grande público ou que necessitam reunir toda a escola”, destaca. Além disso, como o complexo de mais de 6 mil metros quadrados terá dois auditórios e 16 salas de aula, iria abrandar a limitação de espaço de salas que a escola enfrenta atualmente. “Poderiam ser feitos vários projetos ali nas salas que têm junto com o ginásio”, acrescenta o estudante.

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg