Desfile cívico será neste domingo (2)

Avenida Elza Luchi será colorida com o verde e o amarelo em homenagem à Pátria

f6853178556e5caaae8f5e82889529f5.jpeg Foto: NAGIB DE PIERI/ARQUIVO JPP

Neste domingo (2), os palhocenses vão desfilar em homenagem ao Dia da Independência, comemorado nacionalmente em 7 de setembro. O evento cívico, previsto para iniciar às 8h30, deve atrair milhares de pessoas para a avenida Elza Lucchi, na Ponte do Imaruim. O desfile será aberto, oficialmente, com a passagem do “Fogo Simbólico” diante do público, seguido pelas 56 apresentações programadas no roteiro.

O prefeito Camilo Martins ressalta que a apresentação cívica não serve apenas para relembrar a data histórica, mas para reforçar o sentimento de patriotismo. “Essa nação precisa ser construída diariamente por todos nós. Com diversas apresentações civis e militares, manifestações de cidadania, os participantes se sentem parte da história de independência, o que auxilia no desenvolvimento do senso cívico, principalmente nas crianças”, afirmou Camilo.
Segundo o cronograma pré-definido pela Secretaria de Educação, 56 instituições estão inscritas para o desfile, com o envolvimento de aproximadamente 5 mil participantes. São alunos de escolas públicas e particulares, do município e do estado; crianças de Centros de Educação Infantil e entidades conveniadas.

O Ensino Superior será representado pela Faculdade Municipal de Palhoça, Fadesc e Fatenp. Cerca de 55 representantes da Fatenp, identificados com camisetas da instituição, estarão no desfile que, esse ano, tem como tema “Por um Brasil Melhor”. Durante a passagem, será lida uma apresentação da Faculdade, descrevendo os compromissos da instituição com o objetivo de formar cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com o futuro. “Educação é transformação, esperança de viver em um país melhor. Para nós, da Fatenp, estar presente nesse evento é uma demonstração de que estamos envolvidos com os valores da cidadania, ética e paz e profundamente comprometidos com a proposta de oferecer uma educação transformadora na Grande Florianópolis”, afirma a diretora geral da Fatenp, Larisa Hemkemeier Webber de Mello.

O roteiro oficial também prevê apresentações de várias entidades civis, representantes das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Base Aérea) e de órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, além do pelotão da Defesa Civil do município. Também desfilarão representantes do Lions Club, de vários grupos de escoteiros e Apae de Palhoça, bem como de órgãos da administração, como Samae e Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC).

As bandas de música da PM de Santa Catarina e da Base Aérea serão atrações à parte, arrancando aplausos do público, como vem acontecendo a cada ano. Em 2017, o desfile cívico de Palhoça atraiu um público de aproximadamente 8 mil pessoas, número que deverá ser superado neste domingo.

Por causa do evento, haverá mudança no trânsito no dia do desfile. Toda a extensão da avenida será interditada pelos agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública, a partir das 7h.

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif