
Antônho do Bidunga pede que a Câmara aprove o Cadastro Único (CU)
Nota de esclarecimento do Beltrano: para evitar censura e mal-entendido da coluna desta semana, leia “Cê” “U”, que significa Cadastro Único; e não CU, pois uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Rá, rá, rá, rá...
Na semana passada, o Antônho do Bidunga foi à Prefeitura para falar com o Freccia sobre seu projeto de instituir em Palhoça o Cadastro Único, popularmente chamado de CU, mas ele estava atendendo um pessoal que veio de Brasília! O Antônho, enfezado, respondeu: “Ora, deixe de bobice, vai lá e fala prele que eu vim de Fiat 147”!
Depois que o pessoal que veio de Brasília foi embora, ele foi falar com o prefeito.
- Esta é a segunda vez que trago o projeto do Cadastro Único (CU) na Prefa, seu Freccia. A primeira vez foi quando o senhor estava de férias. Na ocasião, mostrei o CU para o prefeito em exercício Rosiney Horácio, mas ele não quis assinar o projeto do Cadastro Único; não sei se não tinha tinta na caneta ou se ficou com medo de colocar o CU na reta.
Os políticos de Palhoça adoraram o projeto do Cadastro Único, até porque, em Brasília, o CU já existe há muito tempo. Imediatamente, Freccia chamou seu braço direito, o Pedro, e o procurador geral, doutor Luciano, para que aprimorassem o CU proposto pelo Antônho e enviassem para a Legislativo, para que o CU fosse apreciado pelos vereadores! Se aprovado o projeto do CU, não existiria mais emissão do carnê do IPTU, os impostos seriam pagos com o CU; as taxas de luz, água e iluminação pública também serão colocadas no CU e não mais seriam cobradas separadamente ou junto com o IPTU!
Para melhor divulgação do projeto, o setor de Comunicação mandaria espalhar vários outdoors pela cidade com imagens do CU! Eu vi as imagens e posso dizer que ficaram lindas! Lindas!
O CU repercute na Câmara
Na Câmara, o CU causou o maior sururu e empacou, como sempre, na Comissão de Constituição e Justiça, na gaveta do vereador Jean Negão! O vereador está prendendo o CU até que ele organize o PSD e assim poder dizer que o CU é do PSD, e não, do PL.
O CU está dando o que falar. É que vários vereadores dizem que são donos do CU, o que não é verdade! O vereador Pitanta, sabendo que o CU deve ser aprovado, adiantou-se ao solicitar, por meio de um requerimento, que o CU seja colocado em votação em caráter de urgência urgentíssima! A mesma estratégia que ele utilizou com o projeto do feriado do padroeiro, mas que não passou!
O Neném do Bertilo aproveitou a entrada do CU na Câmara para criticar a Prefeitura, dizendo que o Executivo está usando o CU dos outros para se promover! O Tedo acha que, com a aprovação do Cadastro Único, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Serviços Públicos vão poder colocar todas as informações do bom trabalho que executam no CU! Para o Mário Cesar e o Zunga, o projeto é tão bom que vivem com o CU na boca!
O vereador Tavinho vai além, ao dizer que, durante os 20 anos em que é vereador, nunca votou num projeto tão importante quanto esse. “Sou a favor do CU! É uma honra para mim deixar para o município de Palhoça e as futuras gerações o CU legalizado. Assim, quando chegarem as eleições de 2028, com a eleição do próximo prefeito e dos vereadores, o CU estará funcionando a todo vapor”, diz, solenemente.
Pré-candidatos aprovam o CU
De acordo com o projeto, na eleição municipal de 2026, o eleitor poderá votar com o CU! E como o Cadastro Único terá uma central de informações dos CUs, o eleitor terá à disposição o CU dos candidatos! Você vai se assustar ao saber quantos possuem o CU sujo!
O pré-candidato Luciano Pereira é a favor de colocar o CU em prática! Garante que tem o CU limpo e diz que, na eleição, vai mostrar seu CU pra todo mundo! “Se a administração não botar o CU em prática para facilitar a vida da população, eu coloco; basta o eleitor me eleger deputado estadual”, promete.
O próprio pré-candidato à reeleição ao Governo do Estado Jorginho Mello afirma que o CU está na sua cabeça há muitos anos, mas agora está feliz por ter a chance de colocar o CU à disposição do povo. “Se o eleitor catarinense achar que eu mereço ser governador novamente, o CU estará garantido”, garante.
O Décio Lima, do PT, quer que o CU seja para todos e não só para meia dúzia de privilegiados. Diz que sua estrela vai fazer o CU brilhar no Governo do Estado se vencer a eleição!
O candidato a governador pelo PSD João Rodrigues espera que a efetiva instalação do CU saia do papel ainda na atual administração de Jorginho. Segundo ele, quem tiver o CU mais limpo será o escolhido pelo povo!
O CU na Assembleia
A ideia do Antônho do Bidunga é tão maravilhosa que existe uma disputa entre o deputado Camilo e o deputado Sérgio Guimarães, que já anunciaram que vão entrar com o CU na Assembleia. Assim, o CU pode ser regionalizado, já que o governador Jorginho levaria o CU Para Toda Santa Catarina e não só para Palhoça!
Assim como eu, o Antônho só está apreensivo com uma coisa: que passe a eleição e os políticos voltem a pensar só nos seus próprios CUs e esqueçam o CU da gente. Mesmo assim, está esperançoso de que, desta vez, o CU seja aprovado!
O que o CU representaria no nosso dia a dia
O Antônho conclama o povo palhocense a pressionar os vereadores para que aprovem o CU de uma vez por todas. Segundo ele, com o CU aprovado, ninguém vai precisar andar com aquele monte de documentos na carteira: CPF, RG, título de eleitor, carteira de motorista, cartão de crédito, carteira de trabalho... Basta mostrar o CU e pronto!
Para se ter uma idéia do que representaria o CU no nosso dia a dia, tudo ficaria mais fácil e desburocratizado. Pegar o ônibus da Jotur, por exemplo: basta que o palhocense mostre o CU para o motorista e pronto.
Fazer exame de saúde ficaria fácil. O doente não precisaria mostrar o CU pra todo mundo, só para o Rosiney - ou para o vereador Vitor ou para o Janderson, lá na Secretaria de Saúde! Com isso, evitaria filas no atendimento nos postos e nas UPAs, né?!
Para entrar no programa “Minha Casa, Minha Vida”, bastaria exibir o CU para o Toninho Pagani! Rá, rá, rá, rá... Kinaba, não!
A Polícia Militar, a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal também são a favor da aprovação do CU. Facilitaria muito o trabalho deles. Como podemos ver, até a segurança pública ganharia com o Cadastro Único, pois a marginalidade saberia que poderia ser facilmente identificada através do CU! Por exemplo, em uma blitz de trânsito, bastaria que o motorista mostrasse o CU para a Polícia ou para a Guarda Municipal.
Mas uma coisa não vai mudar, mesmo com a aprovação do Cadastro Único: “Quem tem CU tem medo”, com dizia o velho deitado.
Publicado em 06/11/2025 - por Beltrano