Moradores reclamam do transporte coletivo do Sul do município
Continua o “carma” sobre os horários de ônibus nas comunidades do Sul do município, tanto que os moradores do Sul possuem uma única certeza: “que a morte um dia vai vir e que o ônibus que atende os moradores da região vai quebrar”. De acordo com moradores que necessitam diariamente do transporte coletivo, assiduamente existe quebra de ônibus e os moradores ficam horas e horas nos pontos de parada, “com cara de paisagem”. Os usuários pedem ajuda, pois, segundo eles, “quem deveria nos ajudar dorme em cadeiras confortáveis tomando cafezinho, e não está dando a mínima para seus eleitores, mas na hora H, correm para o Sul para pedir votos”. Será?
O fim da picada dos elevados do Contorno Viário
O vereador Marquinhos do Pacheco usou a tribuna da Câmara para denunciar a verdadeira “arapuca” feita pela Arteris nos elevados de acesso aos bairros Guarda do Cubatão e Alto Aririú. A falta de conhecimento dos engenheiros responsáveis por essas obras resultou em um verdadeiro serviço de porco, o que coloca em risco a vida de quem transita por esses dois elevados. O vereador se referia ao acidente que vitimou fatalmente um motociclista de 27 anos, no final de semana, num acidente em cima do elevado de acesso à Guarda do Cubatão. “Nesses elevados, precisa que, pelo menos, sejam colocados tachões dividindo as mãos duplas, pois muitos se confundem pensando que a via é de mão única”, enfatiza.
Também no elevado de acesso à avenida São Cristóvão, no Alto Aririú, já houve colisões frontais, devido à largura e às curvas fechadas da via, que sequer possibilitam a passagem de dois caminhões de grande porte ao mesmo tempo; sem falar que a rede de captação de água pluvial foi feita no meio da via, e frequentemente as tampas se desprendem, colocando em risco quem por ali transita, seja de moto, automóvel ou caminhão.
O vereador Marquinhos pergunta aos responsáveis pela obra: “O que estão esperando para que alguma providência seja tomada? Que haja mais vítimas fatais?” Parece que sim, pois os alertas são feitos e nem respostas os (ir)responsáveis são capazes de dar!
Troca da rede de água e buracos nas vias de Palhoça
Na sessão legislativa da última segunda-feira (29), o vereador Neném do Bertilo solicitou mais atenção à empresa Águas de Palhoça no momento de fazer a repavimentação onde são realizados os consertos de vazamento de água. Segundo ele, geralmente, forma-se um buraco na via, já que o material utilizado para recolocar a lajota é o mesmo que já estava, sem condições de ser reutilizado e úmido. Neném também pediu à Prefeitura que, ao promover uma pavimentação asfáltica, primeiramente seja feita a troca da rede de água, já que em pouco tempo, segundo ele, o asfalto fica totalmente danificado, devido aos vazamentos de uma rede que já existe há 30, 40 anos. “É dinheiro público, simplesmente jogado no ralo. O exemplo é o asfalto recém colocado na estrada geral do bairro Aririú da Formiga ou de uma das ruas da Praia de Fora, que em pouco tempo encontram-se repletas de crateras”, disse.
Vereador Pepê assume a Fazenda
O vereador Pepê (Podemos) deixa a Câmara, onde fez um excelente trabalho, e assume a Secretaria da Fazenda, cargo que já exerceu durante a primeira gestão do prefeito Eduardo Freccia. Mesmo assim, o secretário deve continuar fazendo o trabalho de vereador, inclusive atendendo à população no gabinete. Com isso, a população que o elegeu não perde seu vereador e ganha também um secretário! Lembrando que Pepê foi o vereador mais votado na última eleição em Palhoça! Basta saber quem será o suplente de seu partido a assumir seu lugar na Câmara. Tem quem diga que será o Kadá da Enseada. Será que desta vez vai?
Legislação mais rígida
O vereador Alexandre Silveira de Sousa aproveitou a ida do senador Esperidião Amin à Câmara Municipal, onde recebeu uma Moção de Parabenização do vereador Jean Negão, na segunda-feira (29), para pedir ao senador uma legislação penal mais rígida e adequada aos problemas de segurança que o país enfrenta atualmente, segundo ele: o crime organizado, as pessoas em situação de rua e os invasores de propriedade. “Talvez sejam esses os problemas mais imediatos da atualidade. Precisamos que Brasília olhe, o quanto antes, para essas situações”, disse o vereador, ao fazer o pedido ao senador.
Jean Negão assume comando do PSD em Palhoça
O vereador Jean Negão assumiu, no dia 1 de outubro, a presidência do diretório municipal do PSD em Palhoça. O convite partiu do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, e de Eron Giordani, presidente estadual da sigla. Com a nova responsabilidade, Jean Negão se comprometeu a fortalecer e a organizar o partido para as eleições de 2026, quando o PSD deverá lançar João Rodrigues como candidato ao Governo de Santa Catarina. O vereador também já projeta estratégias para o pleito municipal de 2028, no qual o partido, segundo ele, pretende disputar a chapa majoritária em Palhoça.
Na foto: Eliton Verardi, Marlene Fengler, Jean Negão, Júlio Garcia e Pablo Silveira.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE dá para dizer que um observador mais atento pode perceber a alegria e o prazer nos olhos de alguns políticos diante da paralisação das obras do Hospital Regional. Se, para alguns, “quanto pior, melhor”, surpreendeu-me o posicionamento do deputado Sérgio Guimarães, que fez uma postagem falando do assunto e procurou se informar do porquê da paralisação.
QUE pelo andar da carruagem, se o filho do Bolsonaro sair do Rio de Janeiro (pasmem) para ser candidato a senador por Santa Catarina, Caroline De Toni ou Esperidião Amin dança.
QUE o vice-prefeito Rosiney Horácio, atual secretário municipal de Saúde, está rindo à toa com a possibilidade do prefeito Eduardo Freccia ser convencido pelo governador Jorginho Mello a vir a ser candidato a deputado federal. Rosiney viraria prefeito, que é o sonho da maioria dos políticos de Palhoça!
QUE foi aprovado na Câmara um projeto de Lei de autoria do vereador Ezequiel Martins (Filho do Nelsinho) que, se sancionado pelo prefeito, vai possibilitar à Prefeitura emitir multa de R$ 300 a 5 mil aos proprietários de terrenos baldios no município que deixam o mato tomar conta. Será que vai ser mais uma lei que não vai ser cumprida, como muitas existentes em Palhoça? Ou desta vez vai funcionar?
Publicado em 02/10/2025 - por Joao Jose da Silva