.jpeg)
Secretaria de Serviços Públicos promove roçagem
Na semana passada, esta coluna se referiu ao desprezo nos corredores do Cemitério Senhor Bom Jesus de Nazaré, no Passa Vinte, que, segundo moradores que visitavam os túmulos de seus entes queridos, estavam tomados pelo mato; assim como me reportei ao mato que estava tomando conta do bairro Nova Palhoça. Fui informado pelo secretário de Serviços Públicos, Beto Farias, que, já na semana passada, equipes de sua secretaria promoveram a roçagem do mato nesses locais.
A Boca Maldita é Sua...
Joclacir Lima, morador da Pinheira: “Nunca tinha visto o centro da Pinheira com ruas totalmente tomadas pela enchente, como nas últimas chuvas que caíram no bairro na última semana. Não sei dizer quando a Prefeitura vai dar um jeito nisso, que é um verdadeiro descaso. Basta perguntar para as pessoas mais antigas se isso acontecia quando tinha as bombas da Samae na antiga adutora de captação e distribuição de água. O prefeito e os engenheiros que perguntem pros moradores antigos, pois eles não aguentam mais. Eu próprio sou testemunha, pois moro na Pinheira há 29 anos e isso jamais aconteceu. Pedimos providências urgentes”.
Melhorias no Mar Aberto
A comunidade, veranistas e turistas que frequentam a praia do Mar Aberto cobram melhorias. Como por exemplo, banheiros ecológicos e algumas lixeiras. “Será que é tão difícil? Quando eu falo que me cobram, é porque eu sou o porta-voz. Eu volto a perguntar, por que nossos edis só aparecem aqui nas eleições? Onde estão aqueles que outrora eram candidatos, que desapareceram ou ganharam um cala-boca (cargo)?”, diz Denisar Pacheco, morador da praia. Denisar conclui o desabafo fazendo mais um questionamento: “Será que para o ano que vem teremos melhorias? Com a palavra, os dirigentes da Prefeitura no Sul do município”.
Rua sem energia na Pinheira
Imagine ficar sem energia elétrica durante mais de 48 horas, em pleno feriado de Carnaval! Foi o que aconteceu com os moradores da rua Doraci Pedro Pereira, na Praia do Sonho, que ficou sem luz elétrica desde domingo (15), e a Celesc só conseguiu arrumar na terça-feira (17), às 18h. O que mais irritou os moradores é que a Celesc esteve no local, constatou que a voltagem da rede estava baixa, o que deixava a luz fraca, fazendo com que nenhum aparelho eletrônico funcionasse. De acordo com um morador, foram abertos inúmeras chamados e a Celesc não restabelecia a energia. “Inclusive, na segunda-feira, um carro da Celesc esteve na rua, mas ao invés da luz voltar, piorou”, diz um morador. No final, a energia só voltou às 18h de terça-feira, depois que se descobriu que era um fio da rede arrebentado. É ou não é um grande descaso dessa empresa, que devia mudar de nome: ao invés de se chamar Celesc, devia se chamar “Celasc”, tamanho é o descaso com seus clientes!
Voto municipalista
O ano 2026 é um ano de eleições. Em outubro, elegeremos nossos representantes na Alesc, na Câmara Federal, no Senado e na presidência da República. A população de Palhoça precisa refletir a respeito da importância, para o município, de votar nos candidatos de Palhoça, tanto para deputado estadual como para federal. Chega de votar em candidatos que representam outros municípios e regiões, vamos votar em candidatos locais. Exemplo claro disso são os recursos que aportaram no município através de nossos dois representes na Assembleia Legislativa, Camilo Martins e Sérgio Guimarães, que, mesmo com suas divergências políticas, priorizaram recursos para diversas áreas de Palhoça, como educação, segurança e saúde. Outro fator importante é escolhermos um candidato local para nos representar na Câmara Federal, coisa que nunca aconteceu. Pelo potencial do município, temos chance total de eleger um representante em Brasília, para não ficarmos à mercê das migalhas enviadas pelos deputados que ajudamos a eleger de outras regiões de SC.
Mudança nos alvarás para o verão
O vereador Jean Negão apresentou, na Câmara, um projeto de lei que dispõe sobre os alvarás para a temporada de verão nas nossas praias. Jean pede que a Prefeitura estabeleça uma cota de 50% para beneficiar moradores e trabalhadores da Baixada do Maciambu, que, segundo ele, esperam o verão para ter uma renda extra, mas que não conseguem, porque o sistema do alvará de ambulantes e de quiosques nas praias, atualmente, usa o método de sorteio. “Com isso, muita gente de fora acaba tomando o lugar dos nativos que precisam desse incentivo”, diz o vereador.
O QUE DIZEM E EU NÃO AFIRMO
QUE o presidente Lula arranjou sarna pra se coçar ao aceitar a homenagem da Escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio. O que não vai faltar é político de direita tentando deixa-lo inelegível! Será que Lula precisava disso, mesmo sendo mais forte opositor estando fora das passarelas políticas?
QUE com a nova decisão do PL de lançar dois candidatos ao senado pelo partido em SC (Carlos Bolsonaro e Caroline De Toni), quem pode dançar é nosso quase eterno senador Esperidião Amim, do PP. O que também dá pra notar é que o PL de SC e sequer o governador Jorginho apitam nadinha de nada no partido por aqui; a decisão sai de Brasília e os bolsonaristas do estado apenas dizem amém! A isso se dá o nome de “pau mandado”!
QUE, segundo o vereador Edinho da Formiga, a comunidade vem lhe cobrando a inauguração da nova unidade de saúde do Aririú da Formiga. A empreiteira deixou a obra inacabada. Até quando? A obra estava prevista pra ser inaugurada no ano passado, depois de outros contratempos, mas passou para o mês de janeiro, e até agora, nada!
QUE tem vereador que, de tanto viajar e receber diárias, está sendo cotado para fazer parte do Guinness, o Livro dos Recordes. Quem será o famoso - ou quem serão os famosos? Vamos dar uma olhadinha no Portal de Transparência da Câmara para saber?
QUE os banheiros públicos da praia da Guarda do Embaú fecham às 18h. O vereador Marquinho do Pacheco pede para que fiquem abertos até as 22h. Acho justo, já que as pessoas ficam na praia até mais tarde e não tem sentido fechar os banheiros às 18h. Será que pode mijar no Rio da Madre depois desse horário?
Publicado em 19/02/2026 - por Joao Jose da Silva