6c0c000ebbe49d0a24a4de723843101f.jpeg Páscoa deve impactar quase 34 mil pequenos negócios em SC, aponta Observatório de Negócios do Sebrae

2e1a275f8eae863cb23d14fa65894b56.jpeg Prefeitura de Palhoça informa sobre funcionamento dos serviços no feriadão de Páscoa

2e4b482be9c55e2b64d06a3f01f31aa4.jpeg Lei Felca acende alerta sobre saúde mental de crianças e impõe novo limite ao ambiente digital

57424e08d89ed0218ef959ddb319c373.jpeg As memórias afetivas da New Time serão ativadas neste sábado (4)

7902f36e1e18f04b86a8d475363dfaf1.jpeg Léa B. Coltro lança livro que transforma vivências em literatura e celebra recomeços

c338cde15bb619216493a38ce019f7cd.jpg Palhoça celebra 132 anos com programação gratuita em abril

3ade1eafbe9a44b5c9d109dd96eb020f.jpeg Associação dos Artesãos de Palhoça participa de eventos em Brasília

3cd9575ab8132248d4020bff68c5ed02.jpeg Amaro Junior, presidente da FMEC: “O esporte palhocense tem pressa”

36c739bef1f0c87ea08f2c48181c0346.jpeg Tainá Hinckel é campeã sul-americana e embarca em nova competição pela WSL

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

1803601cd1574c8340cac0577522a314.jpeg Conheça mais sobre a importância do tratamento de esgoto

3ab2a48b41276f36aac6c9c86f50d031.jpeg Entenda a importância dos reservatórios de água no sistema de abastecimento

a696ea6f3bb7c9ca79cca425f4195ab2.jpeg Você sabe o que é perda de água? Entender ajuda a preservar

95f59da0932c211e30ed299e1e04a66c.jpeg A história do vaso sanitário e a evolução do saneamento nas civilizações

b8256c422f1a02e646048c254d1148a4.jpeg Você sabe quais os benefícios do cloro no processo de tratamento da água?

Boca Maldita - Edição 1.030

 

Secretaria de Serviços Públicos promove roçagem

Na semana passada, esta coluna se referiu ao desprezo nos corredores do Cemitério Senhor Bom Jesus de Nazaré, no Passa Vinte, que, segundo moradores que visitavam os túmulos de seus entes queridos, estavam tomados pelo mato; assim como me reportei ao mato que estava tomando conta do bairro Nova Palhoça. Fui informado pelo secretário de Serviços Públicos, Beto Farias, que, já na semana passada, equipes de sua secretaria promoveram a roçagem do mato nesses locais.

 

A Boca Maldita é Sua...

Joclacir Lima, morador da Pinheira: “Nunca tinha visto o centro da Pinheira com ruas totalmente tomadas pela enchente, como nas últimas chuvas que caíram no bairro na última semana. Não sei dizer quando a Prefeitura vai dar um jeito nisso, que é um verdadeiro descaso. Basta perguntar para as pessoas mais antigas se isso acontecia quando tinha as bombas da Samae na antiga adutora de captação e distribuição de água. O prefeito e os engenheiros que perguntem pros moradores antigos, pois eles não aguentam mais. Eu próprio sou testemunha, pois moro na Pinheira há 29 anos e isso jamais aconteceu. Pedimos providências urgentes”.

 

Melhorias no Mar Aberto

A comunidade, veranistas e turistas que frequentam a praia do Mar Aberto cobram melhorias. Como por exemplo, banheiros ecológicos e algumas lixeiras. “Será que é tão difícil? Quando eu falo que me cobram, é porque eu sou o porta-voz. Eu volto a perguntar, por que nossos edis só aparecem aqui nas eleições? Onde estão aqueles que outrora eram candidatos, que desapareceram ou ganharam um cala-boca (cargo)?”, diz Denisar Pacheco, morador da praia. Denisar conclui o desabafo fazendo mais um questionamento: “Será que para o ano que vem teremos melhorias? Com a palavra, os dirigentes da Prefeitura no Sul do município”.

 

Rua sem energia na Pinheira

Imagine ficar sem energia elétrica durante mais de 48 horas, em pleno feriado de Carnaval! Foi o que aconteceu com os moradores da rua Doraci Pedro Pereira, na Praia do Sonho, que ficou sem luz elétrica desde domingo (15), e a Celesc só conseguiu arrumar na terça-feira (17), às 18h. O que mais irritou os moradores é que a Celesc esteve no local, constatou que a voltagem da rede estava baixa, o que deixava a luz fraca, fazendo com que nenhum aparelho eletrônico funcionasse. De acordo com um morador, foram abertos inúmeras chamados e a Celesc não restabelecia a energia. “Inclusive, na segunda-feira, um carro da Celesc esteve na rua, mas ao invés da luz voltar, piorou”, diz um morador. No final, a energia só voltou às 18h de terça-feira, depois que se descobriu que era um fio da rede arrebentado. É ou não é um grande descaso dessa empresa, que devia mudar de nome: ao invés de se chamar Celesc, devia se chamar “Celasc”, tamanho é o descaso com seus clientes!

 

Voto municipalista

O ano 2026 é um ano de eleições. Em outubro, elegeremos nossos representantes na Alesc, na Câmara Federal, no Senado e na presidência da República. A população de Palhoça precisa refletir a respeito da importância, para o município, de votar nos candidatos de Palhoça, tanto para deputado estadual como para federal. Chega de votar em candidatos que representam outros municípios e regiões, vamos votar em candidatos locais. Exemplo claro disso são os recursos que aportaram no município através de nossos dois representes na Assembleia Legislativa, Camilo Martins e Sérgio Guimarães, que, mesmo com suas divergências políticas, priorizaram recursos para diversas áreas de Palhoça, como educação, segurança e saúde. Outro fator importante é escolhermos um candidato local para nos representar na Câmara Federal, coisa que nunca aconteceu. Pelo potencial do município, temos chance total de eleger um representante em Brasília, para não ficarmos à mercê das migalhas enviadas pelos deputados que ajudamos a eleger de outras regiões de SC.

 

Mudança nos alvarás para o verão

O vereador Jean Negão apresentou, na Câmara, um projeto de lei que dispõe sobre os alvarás para a temporada de verão nas nossas praias. Jean pede que a Prefeitura estabeleça uma cota de 50% para beneficiar moradores e trabalhadores da Baixada do Maciambu, que, segundo ele, esperam o verão para ter uma renda extra, mas que não conseguem, porque o sistema do alvará de ambulantes e de quiosques nas praias, atualmente, usa o método de sorteio. “Com isso, muita gente de fora acaba tomando o lugar dos nativos que precisam desse incentivo”, diz o vereador. 

 

O QUE DIZEM E EU NÃO AFIRMO

QUE o presidente Lula arranjou sarna pra se coçar ao aceitar a homenagem da Escola Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio. O que não vai faltar é político de direita tentando deixa-lo inelegível! Será que Lula precisava disso, mesmo sendo mais forte opositor estando fora das passarelas políticas?

QUE com a nova decisão do PL de lançar dois candidatos ao senado pelo partido em SC (Carlos Bolsonaro e Caroline De Toni), quem pode dançar é nosso quase eterno senador Esperidião Amim, do PP. O que também dá pra notar é que o PL de SC e sequer o governador Jorginho apitam nadinha de nada no partido por aqui; a decisão sai de Brasília e os bolsonaristas do estado apenas dizem amém! A isso se dá o nome de “pau mandado”!

QUE, segundo o vereador Edinho da Formiga, a comunidade vem lhe cobrando a inauguração da nova unidade de saúde do Aririú da Formiga. A empreiteira deixou a obra inacabada. Até quando? A obra estava prevista pra ser inaugurada no ano passado, depois de outros contratempos, mas passou para o mês de janeiro, e até agora, nada!

QUE tem vereador que, de tanto viajar e receber diárias, está sendo cotado para fazer parte do Guinness, o Livro dos Recordes. Quem será o famoso - ou quem serão os famosos? Vamos dar uma olhadinha no Portal de Transparência da Câmara para saber?

QUE os banheiros públicos da praia da Guarda do Embaú fecham às 18h. O vereador Marquinho do Pacheco pede para que fiquem abertos até as 22h. Acho justo, já que as pessoas ficam na praia até mais tarde e não tem sentido fechar os banheiros às 18h. Será que pode mijar no Rio da Madre depois desse horário?



Publicado em 19/02/2026 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg