Por: Willian Schütz
Acadêmicos e convidados da Academia de Letras de Palhoça (ALP) se reuniram nesta terça-feira (29), no palco do Centro Cultural Laudelino Weiss. Além do anúncio de novidades da instituição, a noite foi marcada por uma homenagem à escritora Sônia Ripoll, falecida em março deste ano. A solenidade também contou com o lançamento do boletim “Flor de Lis”, com os destaques recentes da academia.
O evento começou com os cumprimentos da presidente da ALP, Neusa Bernado Coelho, aos convidados que marcaram presença. Em seguida, uma série de declarações em memória de Sônia Ripoll foram destaque na programação — com colegas e amigos relembrando momentos da escritora, que chegou a presidir a academia palhocense.
Uma das homenagens foi feita pelo escritor e acadêmico Ney Santos. Ele fez um discurso emocionado, em recordação a histórias vividas ao lado de Sônia, por quem nutria grande amizade.
A noite também contou com declamação de poesias e a exibição de um vídeo em homenagem a Sônia. Na sequência, foi lançado o boletim “Flor de Lis”. Ao encerramento, um coquetel foi servido para acadêmicos e convidados.
Sônia Ripoll
Homenageada no evento, Sônia Ripoll foi uma escritora que marcou a cultura local. Nascida em 31 de julho de 1949, em Alegrete (RS), ela viveu por décadas na Grande Florianópolis, onde contribuiu significativamente para o cenário literário local.
Graduada em Letras, Sônia Ripoll entrou para a ALP em 2009. Ela foi destaque na academia e chegou a presidi-la por cerca de 10 anos. Além disso, ela participou ativamente de diversas instituições — incluindo o Grupo de Poetas Livres, a Associação Literária Florianopolitana e o grupo Letras no Jardim.
Além de sua atuação como presidente da ALP, Sônia lançou diversos livros ao longo da carreira. Sua última publicação foi “Lembranças Infindas”, que teve lançamento em março de 2023.
A vida da escritora também foi marcada por desafios, incluindo a perda precoce de seu filho Cristiano, que morreu aos 20 anos, vítima de um acidente. Tempos depois, ela perdeu o marido e passou a viver sozinha. Ripoll faleceu em pleno Dia Internacional da Mulher e foi sepultada no dia 9 de março, no cemitério do bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Boletim “Flor de Lis”
A reunião da ALP também contou o lançamento do sexto boletim “Flor de Lis”, que é publicado a cada dois anos pela academia, desde 2017.
O boletim é um livreto com textos de interesse dos acadêmicos. Com 128 páginas, esta é a primeira edição colorida do boletim e traz como destaque da capa a chegada da ALP ao Centro Cultural Laudelino Weiss, onde tem sede atual.
Esta edição foi organizada pelo acadêmico Antônio Manoel da Silva, popularmente conhecido por Biéli. Nos anos em que não há boletim “Flor de Lis”, a ALP lança sua tradicional coletânea com textos dos acadêmicos.
Inscrições abertas
Vale lembrar que as inscrições para novos membros da Academia de Letras de Palhoça estão abertas, por meio do Edital ALP 01/2024. A escolha dos contemplados será feita por meio de uma comissão avaliadora. É possível se inscrever até 20 de dezembro e o edital com todos os detalhes necessários está no site encurtador.com.br/158sm.