3f56447b90737041e452b1b267d1cce1.jpeg Deputado Sérgio Guimarães já destinou mais de R$ 1,5 milhão para segurança pública de Palhoça

d7877f3f149aac3b1339b0139292295b.PNG Deputado Camilo Martins e Palhoça: uma trajetória de conquistas e trabalho por sua cidade natal

1b75b276beafac8659382d421b648ae3.png Caravana de Verão da Águas de Palhoça mobiliza a Guarda do Embaú

35b1173d84719db88bb44b99f0b51a2f.jpg Entrega do automóvel Tera 0km conclui a campanha Natal Sensacional ViaCatarina e Giassi

b4fc2e358be15c640d8e8199f43e8cb1.jpeg Os Paralamas do Sucesso celebram 40 anos de clássicos na Arena Opus

0160a92e57732581801c4f6346fd4b5c.jpeg Verão UniSul leva serviços, bem-estar e sustentabilidade ao litoral catarinense

829453d2747da4cf772c0b4a55a1eda8.jpg Armin van Buuren retorna ao Brasil como headliner do Nox na Arena Opus

06a9eed7dbb32c30f94732c6574daf2c.jpeg Arena Opus 2026: calendário diverso e novidades para manter SC na rota dos grandes shows

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Boris e Rufus encantam criançada na Escola Modelo

Animação foi desenvolvida pela produtora Belli Studio e teve a participação de uma ilustradora de Palhoça, Elisa Baasch

8dbfba95a06625866c27806ea76c4cf9.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Texto: Isonyane Iris

“Foi aqui que eu comecei a sonhar. Fiz meus primeiros desenhos e sonhei em um dia transformar isso em profissão. Hoje, voltar à escola em que estudei e poder mostrar o resultado do meu trabalho está sendo emocionante e gratificante”, conta Elisa Baasch, ao retornar à Escola Modelo, no Centro, junto com parte da equipe da produtora Belli Studio, de Blumenau, para apresentar a série de animação Boris e Rufus, da qual é co-criadora e designer de personagens.

A animação brasileira, que já é um sucesso, foi criada por Elisa e seu amigo Filipe Cargnin. A série mostra as aventuras de Boris, um cachorro ranzinza, e Rufus, um furão empolgado que acredita ser um cachorro, diante das novas tecnologias e dos desafios de uma vida cada vez mais virtual. Estreou em janeiro de 2018 e desde então já está disponível nos canais Disney XD e TV Cultura.

Na terça-feira (4), os alunos do 4º e 5º Ano da Escola Modelo foram convidados a assistir a um episódio da série Boris e Rufus e ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os processos de produção e ainda os caminhos que levaram a ex-aluna Elisa a hoje ser uma ilustradora profissional.

Por saber que muitas crianças, assim como foi com ela, desenvolvem o gosto pelo desenho nas escolas, Elisa faz questão de contar os detalhes do seu trabalho, todos os processos de desenho, até a parte em que os personagens ganham animação. “Gostar de desenhar pode se tornar a profissão de muitos deles, como é a minha. Por isso acho muito importante mostrar para cada aluno que eles podem fazer o que gostam e sobreviver com isso. Por isso é importante também aos pais incentivarem os sonhos dos filhos e não pensarem que desenhar não é futuro”, aconselha Elisa.

Encantada com a apresentação, Eloah da Silva, de 10 anos, também adora desenhar e sonha em um dia trabalhar na área, assim como Elisa. “Eu já tinha assistido uma vez e gostei muito hoje de conhecer a equipe que fez. Achei que dá muito trabalho fazer um desenho, eu pensava que era só desenhar, colocar em um programa e eles se mexiam sozinhos, mas não, tem muitos desenhos para fazer. Hoje eu tive certeza que quero ser desenhista, mesmo dando bastante trabalho”, afirma a aluna, encantada com a apresentação.

Todos os processos de produção foram minunciosamente explicados, inclusive sobre a ideia que resultou na série. “Houve uma época em que muitos vídeos de gatos estavam sendo publicados nas redes sociais. Diante da soberania dos felinos, ficávamos imaginando o que os cachorros pensavam disso, afinal, seus tradicionais inimigos pareciam que iriam dominar o mundo”, explica Filipe Cargnin, sobre como surgiu a ideia para Boris e Rufus.

Impressionando com os processos de produção explicados pela equipe e com o número de pessoas envolvidas (90) para que a série aconteça, Heitor Martins Nogueira, de 10 anos, aluno do 5º Ano, disse que pensava que era só desenhar os personagens e criar as histórias. “Não sabia que precisava de tanta gente para fazer um desenho. O Rufus é meu personagem preferido, gosto dele porque ele é bem agitado. Comecei a assistir há algumas semanas no canal da Disney XD. Eu vi que o desenho estava passando às 9h, então comecei a acordar mais cedo só para assistir”, conta o aluno, empolgado com a visita da equipe de produção.

A ideia de levar integrantes da equipe de volta às escolas onde estudaram faz parte do projeto “Desta Escola para o Mundo”, criado pela produtora Belli Studio, com o objetivo de mostrar aos alunos os diferentes profissionais que atuam por trás de uma série de animação. “Queremos levar um pouquinho do processo de produção e ainda mostrar as mais de 28 profissões envolvidas ao longo desses quase três anos de produção. Então, resolvemos trazer parte da nossa equipe de volta às suas escolas para que eles pudessem contar o que fizeram até chegar às suas profissões”, explica Aline Belli, produtora executiva.

Em uma primeira etapa, a equipe de produção está acompanhando os integrantes da equipe que estudaram em escolas de Santa Catarina; logo, outros estados também devem receber a visita dos criadores e produtores de Boris e Rufus.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg