f7efa92d98e23e79780e18c011fb806b.jpeg Reconhecimento e tradição: fundador da Guarani Sport recebe Medalha de Mérito em Palhoça

d2befb5a6ee8a7984f82c73fc376a3ba.jpeg Safra da tainha começa nesta sexta-feira (1) em Palhoça

f18aa1b76a50a233aff6cd946a2a612e.jpeg Campanha de conscientização sobre representatividade política traz dados sobre eleitorado de PH

a90ccf2213cb6dc2a1dc860ca5947f31.jpeg Encontro com lideranças do Frei Damião leva informações sobre projeto de abastecimento de água

014e13578d4df6702c3a1f6bda0f38c3.jpeg A 12ª Feira Home&Decor chega a São José com preços de fábrica e tendências de personalização

05ceaeecece8d27ae011d9eab7b8dcd2.jpeg NICH BURGERS, de Palhoça, se destaca no maior tour gastronômico da América Latina

f917ac5f79df9cfd25c6530f887eb6e1.jpeg Presença maciça do público consolida o sucesso do 2º Rodeio Palhoça

db8fdcabc0c4232bfa716facec451e4a.jpg Instituto Vó Francisca promove manhã gratuita de lazer e cultura no Alto Aririú, no sábado (2)

48d0ac89acf1839b344cac7cd10d33b1.jpeg Atleta de 13 anos conquista título europeu de jiu-jitsu e coleciona troféus

39fcf951f2cd020738d8e535ab8f34b5.jpeg Referência mundial no aikido ministra seminário em Palhoça

ea848fa9d2a8cc8cb09e6303002d7a0e.jpeg Guarani leva gol no último minuto e perde na estreia na Série B do Catarinense

d45dd9f9879349445ccdb98ca157411b.jpg Palhoça recebe competições de jiu-jitsu e taekwondo

8fb6a663cde4b02a7c9d15bedbabf297.jpeg Saneamento é importante para a redução das desigualdades sociais

df5d5ff3b11b88d0ffef72fe1292e8c6.jpeg O saneamento é a chave para proteger a água que não vemos

864bb080524f53cb6f63c54ec9d4b6f9.jpeg Como a iniciativa privada pode transformar o saneamento básico no país

bf95350ffa78af67a89b6776da8f2ae6.jpeg Comprou ou alugou? Atenção à titularidade do cadastro da ligação de água

616911134d1c0068b4f9bcee89653ead.jpeg Vazamentos internos: é possível evitar o desperdício de água e aumento no consumo em PH

Caminhada marca encerramento da campanha Março Verde em Palhoça

Grupo se reuniu no Pagani para realizar a atividade, que integrou a terceira edição do MovimentAÇÃO pela Neuromielite Óptica (NMO)

cc6e746f3e3e55743d5e3534d5ebed1e.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Um grupo de pessoas engajadas na campanha Março Verde, lideradas pela escritora e palestrante palhocense Adriana Vareski, reuniu-se no domingo (30), em Palhoça, para participar da caminhada que integrou as atividades da terceira edição do MovimentAÇÃO pela Neuromielite Óptica (NMO).

A caminhada aconteceu pela manhã e o grupo partiu do ponto de encontro, localizado em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Palhoça (Sitrampa), no Pagani. “A caminhada não é o começo nem o fim deste movimento, que tem dado passos importantes na luta por mais visibilidade a essa doença rara, ainda invisível aos olhos da sociedade”, reflete Adriana Vareski.

Adriana é paciente da NMO e é considerada como representante oficial da doença em SC e no PR. A escritora e palestrante vem mobilizando esforços e fazendo palestras para dar maior visibilidade ao debate sobre a neuromielite óptica. 

A caminhada foi uma das ações realizadas dentro da campanha nacional Março Verde, que já acontece em diferentes estados brasileiros – e pela primeira vez, Palhoça fez parte da mobilização. Assim como aconteceu com o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, entre outros órgãos públicos e pontos turísticos brasileiros que receberam iluminação especial na cor verde durante o mês de março, o prédio da Prefeitura de Palhoça foi destacado na cor da campanha. 

O Março Verde é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica (CBOO), com o objetivo de alertar sobre a necessidade de mudanças nas políticas públicas de saúde visual no país. O dia 27 de março é celebrado como o Dia da Conscientização sobre a Neuromielite Óptica, uma doença autoimune que ataca o sistema nervoso, causando paralisia nos braços e nas pernas e cegueira, podendo levar o paciente ao coma, seguido de morte.

Em Palhoça, a Câmara de Vereadores articulou a aprovação da Lei 5.502, que instituiu no calendário do município o dia 27 de março como o Dia da Conscientização da NMO. Uma grande vitória para milhares de pessoas que lutam diariamente contra a falta de apoio e visibilidade. Pessoas como a escritora Adriana Vareski, que criou o MovimentAÇÃO. Nascida e criada no Caminho Novo, ela convive há 10 anos com a doença e fez do diagnóstico a sua bandeira. 

Autora do best seller “O Voo da Superação”, Adriana hoje empresta a sua voz para que a causa possa ganhar os mais diversos palcos, e acima de tudo, surpreender a plateia, através de uma linda história superação. “Após mais esta caminhada pela NMO, o nosso próximo passo é poder lançar ainda mais luz sobre a doença, iluminando outros locais através da aprovação desta lei. E mais do que iluminar os órgãos públicos, queremos dar andamento a projetos nas áreas da saúde, da educação e da cultura. Março acabou, mas temos projetos para o ano todo e vamos seguir, passo a passo, promovendo a saúde de forma integral e preventiva”, projeta Adriana.


O que é NMO?

Neuromielite Óptica (NMO), popularmente chamada de “doença da dor”, é uma patologia neurológica crônica e autoimune que causa inflamação em diferentes locais do sistema nervoso central. A patologia se manifesta através de exacerbações ou ataques. As recorrências mais comuns são de neurite óptica (inflamação do nervo óptico), mielite (inflamação da medula espinhal) ou síndrome da área postrema (inflamação de pequena área do cérebro que causa náuseas, vômitos e soluços).

A neuromielite óptica é uma doença autoimune rara e debilitante causada por ataques graves e recorrentes ao sistema nervoso central (SNC) que destroem os axônios e causam desmielinização. Esses ataques ocorrem principalmente no nervo óptico e na medula espinhal. São os “surtos”, que podem resultar em cegueira, paralisia e morte.

No Brasil, existem entre 3,5 mil e 7 mil pessoas com a condição.


Diagnóstico da NMO

A NMO é uma doença rara que frequentemente é confundida com a Esclerose Múltipla (EM). Muitos pacientes com NMO são inicialmente diagnosticados erroneamente o que dificulta muito o tratamento. 

De fato, há algumas décadas a condição era considerada uma das formas de EM. No entanto, sabe-se hoje que a NMO é uma doença diferente, com suas próprias características e formas de diagnóstico.

O diagnóstico da NMO é baseado no que a pessoa conta ao médico, no exame clínico no consultório e a partir de alguns exames laboratoriais, como: ressonância magnética, para verificar danos e lesões em torno dos nervos no cérebro e na medula espinhal; exame de sangue, para testar a presença do anticorpo anti-aquaporina-4; punção lombar, em que é coletada uma pequena quantidade de líquido da medula para análise da inflamação; e exame clínico, para avaliação dos sintomas que podem ocorrer devido à neurite óptica e à mielite aguda.


Tratamento da NMO

A NMO não tem cura, mas tem tratamento. Sem tratamento, pode levar a cegueira permanente, fraqueza muscular, paralisia, depressão e morte. A identificação dos primeiros sinais e o diagnóstico precoce podem evitar mais sequelas e salvar vidas.

O tratamento divide-se entre as crises e a fase de manutenção, para prevenção de novos episódios. Nas crises, pulsoterapia com corticoide (sessões de infusão de altas doses de um medicamento) ou plasmaférese (filtro que remove proteínas do plasma); nas fases de manutenção, imunossupressores ou agentes biológicos. 

O neurologista irá avaliar qual é a melhor medicação a ser utilizada em cada caso.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg