Em seu aniversário de 91 anos, a Feira do Livro de Lisboa, em Portugal, inicia nesta quinta-feira (26) e termina em 12 de setembro. O evento contará com 131 expositores e mais de 700 marcas editoriais espalhando-se por 325 pavilhões. O maior evento dedicado à literatura lusófona contará com a participação de uma palhocense: Neusa Maria Bernado Coelho, que apresentará duas obras.
Apesar da feira ocorrer presencialmente, os autores brasileiros poderão demonstrar seus trabalhos de maneira online, o que se aplica a Neusa. Isso ocorre em virtude da pandemia de Covid-19.
Haverá uma programação virtual online, com palestras, debates, reuniões virtuais e entrevistas. Informações sobre a transmissão podem ser consultadas no siteredesemfronteiras.com.
Uma das obras que a palhocense apresentará é o livro "Tributo a Zilda Arns Neumann". A publicação é resultado de um trabalho acadêmico publicado em 2019. Neusa conta que Zilda foi a “grande musa inspiradora" da sua vivência, desde 1999, quando implantou a Pastoral da Criança na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça.
A biografada foi uma médica missionária, pediatra, sanitarista, fundadora nacional e internacional da Pastoral da Criança e Fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa.
Já no segundo momento, a autora abordará o texto "Uma Viagem Mística Sem Fronteiras", no qual ela aborda o misticismo açoriano, como as lendas das bruxas que viviam na antiga Desterro, hoje capital catarinense.
A possibilidade de participar da Feira do Livro de Lisboa surgiu através do apoio da Rede Sem Fronteiras: uma entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território brasileiro e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países.
Neusa Maria Bernado Coelho nasceu em Palhoça e, ao longo de sua trajetória, se consagrou como escritora, poetisa e historiadora, publicando cerca de 100 obras literárias, como autora ou coautora. Além das poesias e narrativas, também escreve para colunas de jornalismo cultural.
Ainda representando as letras palhocenses, ela exerce a função de Secretária na Academia de Letras de Palhoça (ALP) e é membro de diversas academias e associações literárias.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?