f37e8d530ba9a653c7ad464d8211af03.jpeg Saída da BR-101 em Palhoça será fechada temporariamente

bc91e11e85cb042c189c4d0b20995730.jpeg Eficiência no abastecimento: saiba como funciona um booster

2c0d94949567e32c4b0a4f7e1fdd1bd8.jpeg Caixa padrão: Águas de Palhoça garante segurança e controle do consumo

f6b2f999719422cac673608058215732.jpeg Sargento Lemos recebe prêmio de vereador mais atuante de Palhoça

452d7b2221ac94714721c3a11b48eac6.jpeg Filme palhocense ‘Presente’ terá sessões gratuitas em diferentes pontos da cidade

8e7014fb432b9e4e96130d5d5b12af18.jpeg Palhoça tem programação para todos os públicos, em diversos pontos

de7fdb5a96363e830838d06e8a7f2385.jpeg Carnaval: compositor palhocense tem duas marchinhas finalistas em concurso de Florianópolis

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

815e2c79201e1010aef78b887dc69bce.jpeg Marcos Túlio: atleta com história em Palhoça e carreira internacional é destaque na Gulf Magazine

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

Prefeito eleito faz projeções para a gestão

Em conversa com o Palhocense, Eduardo Freccia (PSD) fala sobre a composição do novo governo e detalha como devem ser os trabalhos a partir do ano que vem

3034bf37f16b48b7ae82bab1f75ca9fc.jpg Foto: Adriel Douglas

Com 36,71% dos votos, as urnas apontaram Eduardo Freccia (PSD) como o novo prefeito de Palhoça, no último domingo (15). O candidato teve uma vantagem de 12.845 votos sobre o segundo colocado, Luciano Pereira (Avante), que está terminando seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores. 

Luciano Pereira alcançou um expressivo índice de 20,32% dos votos. Em seguida, ficaram os candidatos Coronel Ivon (PSL, com 17,47%), Repórter Sérgio Guimarães (PL, com 15,77%), Jean Negão (Patriota, com 4,41%), Rangel Medeiros (PSol, com 3,17%) e Jailson Rodrigues (PT, com 2,15%).


Conheça o novo prefeito 
Eduardo Freccia é ex-secretário de Infraestrutura e Planejamento da gestão de Camilo Martins (PSD), de quem é considerado braço direito. Embora seja natural do interior do estado, o futuro prefeito mora há mais de 20 anos em Palhoça, onde estudou, trabalhou e criou sua família.

Eleito aos 37 anos, Freccia é professor universitário da Uniasselvi e pós-graduado em Gestão Empresarial, com foco em gerenciamento de projetos. Na campanha eleitoral, trabalhou junto com o candidato a vice-prefeito Amaro Junior, do MDB, que já exercia a função executiva no governo de Martins.

Em entrevista exclusiva ao jornal Palhocense, Eduardo Freccia falou sobre as projeções do governo, possíveis alterações no secretariado e antecipou, ainda, como deve ser o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a partir de janeiro.

Jornal Palavra Palhocense - Como você avalia o resultado das urnas?
Eduardo Freccia - Com muita alegria e também com muita responsabilidade. Feliz em receber 28.776 votos de confiança por nosso trabalho desenvolvido nos últimos anos com o prefeito Camilo, mas também com a convicção de que, a partir de 1º de janeiro, sou prefeito de todos os palhocenses. Temos uma cidade em franco desenvolvimento, que precisa de muito trabalho e dedicação para resolver seus problemas. Junto com os vereadores, entidades empresariais e de classe, sociedade civil organizada, da classe política e principalmente da população, vou me dedicar de corpo e alma para fazer de Palhoça um lugar ainda melhor para viver, uma cidade de oportunidades, que respeita e acolhe a todos da melhor forma possível. Tenho, sob meus ombros, a responsabilidade de ter sido contratado prefeito pelos próximos quatro anos, e com toda certeza farei o melhor trabalho possível.

JPP - Já está pensando na composição do secretariado ou só vai fazer isso no ano que vem? A intenção é manter a maioria ou terá muitas mudanças?
Freccia - Já iniciamos o processo de montagem da composição do governo, conversando e dialogando para encontrar os melhores e mais qualificados quadros para assumirem suas pastas e dar os resultados que a população tanto quer. Pretendemos em breve encaminhar para a Câmara de Vereadores uma reforma administrativa que vise à melhoria dos serviços públicos, reduzindo a burocracia e que dê capacidade da Prefeitura em atender o cidadão de forma mais ágil e eficaz. A Prefeitura deve prestar o melhor atendimento ao cidadão, pois é ele quem nos contratou para administrar o dinheiro arrecadado pela cidade. No momento certo, anunciaremos nossa equipe de trabalho.

JPP - Dos 17 vereadores eleitos, 14 fazem parte da sua coligação, “Palhoça Avançando Ainda Mais”. Isso deve dar força ao governo?
Freccia - Iremos tratar os vereadores com o devido respeito, pois eles, assim como eu, foram contratados para administrar a cidade. O que a população quer é resultado, não brigas políticas. Vamos conversar com a Câmara de forma cordial, respeitando a independência do poder Legislativo e com o entendimento de que o vereador é o representante do povo, que, além de fiscalizar o Executivo, também deve propor soluções para o desenvolvimento da cidade. Palhoça se desenvolveu muito nos últimos anos, e tenho que reconhecer o trabalho e a liderança do prefeito Camilo, que teve a habilidade para conversar com a Câmara para obter o apoio necessário para aprovar as leis que melhoraram a vida dos cidadãos. É com esse pensamento que quero governar.

JPP - Quais serão as principais medidas a tomar?
Freccia - Em um primeiro momento, vamos dar continuidade aos serviços públicos, pois a cidade não pode parar. Já temos um planejamento iniciado para os próximos 10, 20, 30 anos. Temos grandes problemas estruturais que precisam ser implementados para que a cidade não seja refém, no futuro, da falta de ação do nosso presente. Saneamento, macrodrenagem, transporte público, mobilidade urbana, dentre tantos outros problemas devem ser analisados para encontrar a melhor e mais rápida forma de serem executados. Além disso, devemos rever a gestão administrativa da Prefeitura, encontrando maneiras de desburocratizar o serviço público, tornando mais ágil e confiável o atendimento da população, como uma ligação de água ou o conserto de um buraco de rua. Somente com muito trabalho e planejamento vamos alcançar nossos objetivos.

JPP - Na campanha, você mencionou a construção de uma maternidade, do hospital universitário, além da licitação do saneamento básico e da efetivação da guarda municipal. Há outras grandes metas da gestão? 
Freccia - Temos um grande trabalho pela frente e sabemos dos desafios a serem implantados. Neste último ano, contratamos o projeto da maternidade, e tão logo finalize, vamos atrás dos recursos para iniciar a obra. O povo palhocense merece e pede há muito tempo por essa maternidade e vamos realizar o mais breve possível. O prefeito Camilo iniciou a conversa com a Unisul para implementação de um hospital universitário em nossa cidade e vou continuar essa conversa, pois é um pedido dos moradores de nossa cidade e uma necessidade de levar mais saúde para os palhocenses.
Em relação ao projeto de esgotamento sanitário, levamos mais de seis anos para desenvolver o projeto e encaminhar o processo de concessão para o Tribunal de Contas dar o aval e podermos licitar esse serviço de vital importância para nossa cidade, pois vai trazer mais qualidade de vida e saúde para os moradores, além de proteger o meio ambiente, nossos rios e praias, que possuem um potencial turístico imenso.

A Guarda Municipal será efetivada no próximo ano, trazendo mais segurança aos nossos moradores. A segurança pública é dever do governo do estado, e, mesmo com os esforços das forças policiais, o crime está cada vez maior nas cidades brasileiras. A criação da Guarda Municipal é mais uma contribuição da Prefeitura, que tem um só objetivo: levar mais segurança a nossa população.

Vamos planejar a cidade, principalmente na questão da mobilidade urbana e do transporte público. Palhoça é uma cidade peculiar, pois é cortada pela BR-101 e pela BR-282, além de estar limitada territorialmente pelo mar. Com o aumento da população, o número de carros também aumentou e as nossas vias não comportam mais esse incremento de veículos. A demora na finalização do Contorno Viário torna o nosso trânsito um grande problema. É preciso criar novas rotas interbairros, planejar o transporte público de massa, implementar ciclovias e calçadas padronizadas, fazer com que as pessoas deixem o carro em casa e possam utilizar o transporte público. São grandes desafios que temos pela frente e um grande trabalho a realizar. Coisas boas vão acontecer.

JPP - A Covid-19 está avançando novamente na região. Como deve ser seu governo no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia?
Freccia - Vamos enfrentar a questão da pandemia com muita responsabilidade, não só cuidando da economia, mas também da vida dos palhocenses. As autoridades de saúde estão mais preparadas hoje para enfrentar a Covid-19, com protocolos mais confiáveis e medicação para cuidar da doença até a chegada da vacina. Mas, em pouco tempo, a pandemia vai acabar e vamos viver em harmonia e alegria novamente. 

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg