Arte criada em Palhoça homenageia Anita Garibaldi

No Sítio das Artes Maci, Jean Rodrigues e Cristina Giralt esculpiram monumento erguido em Imbituba

a948dd2210973ecfd7aaf9bbde57232c.jpeg Foto: ARQUIVO PESSOAL

Os artistas plásticos radicados em Palhoça Jean Rodrigues e Cristina Giralt foram contratados para participar do projeto “Uma Rosa para Anita”, em Imbituba, celebrando os 180 anos de batalha naval e batismo de fogo de Anita Garibaldi.

Jean e Cristina construíram um monumento, que faz parte de uma série de comemorações pelo bicentenário do nascimento da heroína, que contará com homenagens no Brasil, no Uruguai e na Itália. A obra, erguida em Imbituba, foi produzida pelos artistas no Sítio das Artes Maci, no Maciambu Pequeno. “No início, eles tinham uma ideia, mas a gente ajudou a melhorar a ideia, a composição”, conta Jean. Os artistas optaram por uma composição com três peças, com a escultura representando Anita ladeada por dois canhões, todas feitas de resina, com pátina em bronze. Ninguém diz que o canhão não é de verdade. “Produzimos do zero, mesmo. A gente fez um tratamento para que pareça metal. Primeiro, fizemos todo um trabalho de pesquisa, fomos no forte, tiramos as medidas dos canhões, fizemos a escala, vimos a textura do aço e como chegaríamos naquele resultado. É todo um trabalho de pesquisa, não só dos canhões, mas também da figura da Anita. É um trabalho elaborado, demorado”, relata Jean, que levou 40 dias para concluir a obra.

“Ficou num lugar muito lindo, de frente para o mar”, comemora. “Para nós, foi uma honra imensa poder representar esta que foi uma heroína de dois mundos, que está no imaginário nacional, e é uma satisfação poder levar o nome de nossa cidade para outros lugares. Acredito que um governo que investe em estrutura cuida do corpo da cidade, e um governo que investe em cultura, cuida da alma da cidade, e os dois são essenciais”, reflete Jean.

O artista plástico diz que espera, um dia, poder fazer uma obra semelhante em Palhoça, cidade onde escolheu viver.

Jean aproveita para informar que, para o ano que vem, está preparando uma série de novidades no Sítio das Artes Maci (saiba mais no canal do YouTube e na página no Facebook: sitio das artes maci).



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: ARQUIVO PESSOAL ARQUIVO PESSOAL ARQUIVO PESSOAL
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif