
O boa praça Guilherme Seolin, da Ponte do Imaruim, comemorando mais um ano de vida no primeiro dia do ano. A coluna deseja muita saúde pra esse filho lindo
Futebol feminino do Avaí
O Avaí não vai fechar as portas para o futebol feminino. O clube encerrou a parceria com o Kindermann, de Caçador, e agora passará a ser chamado de Avaí FC Feminino. O time das Leoas terá quatro ou cinco competições nesta temporada. A CBF irá dar uma ajuda financeira para transporte, hospedagem e alimentação. A equipe será formada por jogadoras da nossa região, que nada irão receber de salários, apenas visibilidade. Quem irá comandar o time ainda não foi definido, mas a comissão técnica será remunerada.
Time de rapazotes
Quando a coisa aperta no orçamento, o jeito é economizar na mercadoria. E é o que está fazendo a atual diretoria avaiana, depois de pegar o clube completamente endividado. Para esta temporada, o Leão vem praticamente com um elenco de rapazotes. Até aqui, não fez contratações de jogadores acima dos 25 anos de diade. Exemplos são o atacante Talisson, que tem apenas 23 anos; o volante Pedro Cuiabá, que tem a mesma idade; e o lateral Walisson, de 24 anos. No geral, o time será formado por jogadores com uma média de 23 anos de idade.
Um jovem promissor
Não adiantaram de nada aquelas picuinhas da diretoria do Flamengo para a renovação do contrato de Filipe Luis como “professor” do time principal. O Rubro-Negro renovou com o nosso menino catarinense. Muito justo para um jovem promissor, que ganhou tudo em 2025, só faltou o Mundial de Clubes. Aliás, quando o Figueirense trouxe esse menino de Jaraguá do Sul e o enclausurou debaixo das arquibancadas do Scarpelli, gastava dinheiro para pagar altos salários para o Edmundo Animal.
A temporada
Eu diria que a temporada do futebol catarinense em 2025 foi “mais ou menos”. O bom mesmo foi ver um clube daqui retornar à elite do futebol brasileiro: a Chapecoense, que, sob o comando de Gilmar Dal Pozzo, fez uma reta final surpreendente na Série B e carimbou a vaga. Não podemos esquecer do caçula Barra, que conquistou o título da Série D e vai disputar a Série C nacional. Já Avaí e Figueirense viveram uma temporada de divergências. O Leão conquistou o Catarinense e por pouco não caiu na Série B, por questão financeira. Já ao Figueirense só sobrou ganhar a Copa SC. E assim caminha o nosso futebol.
Justiça trabalhista
A saída do atacante Marlyson do Figueirense, via rescisão indireta na Justiça Trabalhista, poderia ter sido evitada pela diretoria alvinegra. A forma como o jogador deixou o Scarpelli ganhou contornos mais delicados. A saída do bom atacante por meios judiciais, por conta de atrasos de salários, FGTS e outros débitos, também deixa um prejuízo de R$ 300 mil.
BEM ME QUER, MAL ME QUER
O presidente do Avaí, Bernardo Pessi, está fazendo das tripas o coração. Só com o goleiro César e Eduardo Brock, são 4 milhões de reais em ações trabalhistas.
Neymar, que atualmente defende o Santos, onde tudo começou, quer porque quer disputar a Copa do Mundo. Só que o Neymar de hoje não é o mesmo daquela época do Barcelona.
Cartão ROSA para a libertação da Venezuela das mãos de um tirano, o que vai marcar um novo momento para seu povo. A liberdade é inegociável e sempre deve prevalecer sobre o autoritarismo. Que a Venezuela volte a crescer, gerar empregos, devolver dignidade às famílias e reconstruir seu futuro com dignidade!
Cartão VERMELHO para essa gentalha que chora “lágrimas de crocodilo” por conta da prisão do ditador Maduro. Essa gentalha, que nunca pisou em solo venezuelano, não sabe o quanto aquele povo sofreu. O que os EUA fizeram não foi uma invasão, aquilo foi uma libertação. Enquanto muitas famílias eram destruídas e milhares foram forçados a abandonar o país, eu não vi ninguém dessa gentalha divulgar isso.
Pensamento do Bambi
O bom do cartão de crédito é que ele te quebra um galho danado. Porém, um mês depois, ele pega esse mesmo galho e te espanca, sem dó nem piedade.
Publicado em 08/01/2026 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos