06012b3c2b5c4c8f69968dfeea5cf149.jpg Secretaria de Estado da Fazenda divulga calendário do IPVA para 2026

09cd30a840304b9b8cea0d864cc31375.jpg MPSC e Justiça Federal firmam convênio pioneiro para atendimento integral às vítimas de crimes

fc3a1e28fcee454a0c323ba5861a80a0.jpg Willian Quadros Medeiros repercute nomeação ao cargo de desembargador

7f1355fca6f859818a53071e0278a72d.jpg Escrito por Rafael Machado, “Ordem e Progresso” já pode ser adquirido online

5649b51da6a26e31a5a3d3d533916123.jpg Cerimônia Mulher que Inspira reúne lideranças femininas em noite histórica na Câmara Municipal

d3f12cb8e9fb4c9b690e1931adc98df4.jpeg Campanha de Natal da Pastoral Povo da Rua mobiliza Palhoça

34fe1b6e25826284cf7eba28f53487df.jpg Passeio Pedra Branca recebe Papai Noel, teatro musical, oficinas criativas e feira de artesanato

2cfdfe9d21bb5bb74644dc02a222af32.jpeg Escritora de Palhoça anuncia lançamento de livro durante evento na Pinheira

3e9063a8eecdcf2728ee53204073647d.jpeg “Estrelas nos jardins do tempo” encerra ciclo de lançamentos neste sábado (20)

b531c58e17a381081b3bdb69f159c471.png Antologia que reúne autores de três países será lançada em Palhoça

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Epagri apresenta projeto Caminhos da Mata Atlântic

Técnicos da Epagri apresentaram o projeto de extensão e pesquisa Caminhos da Mata Atlântica (CMA) à comunidade acadêmica da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), na quinta-feira (3).

f7f9f9908c78cf8f60626ae51b84782a.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Técnicos da Epagri apresentaram o projeto de extensão e pesquisa Caminhos da Mata Atlântica (CMA) à comunidade acadêmica da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), na quinta-feira (3).
O Caminho da Mata Atlântica é uma trilha que, quando finalizado o processo de implementação, terá 3 mil quilômetros de extensão, desde o Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, até o Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro. A trilha irá cruzar mais de 60 áreas protegidas, incluindo 10 parques nacionais e 32 parques estaduais, formando um grande corredor ecológico. A trilha é uma iniciativa do Borandá, um movimento social fomentado pelo WWF-Brasil.
A ideia é promover o fortalecimento dos empreendimentos ligados ao turismo nas regiões situadas no entorno do percurso da trilha. “O projeto está buscando parceiros para seu desenvolvimento, que vai desde o estabelecimento do melhor trajeto a ser percorrido pelo CMA, assim como serviços de geoprocessamento (no sentido de mapear todas essas áreas), até fomentar e desenvolver os pontos de apoios (equipamentos turísticos) necessários ao longo do caminho, como locais para hospedagens, locais que ofereçam serviços de alimentação e lazer, e locais para a visita e comercialização de produtos artesanais da agricultura familiar”, informa o engenheiro agrônomo da Epagri em Palhoça Edson Carlos de Quadra.
Em Santa Catarina, o CMA irá abranger inúmeros municípios, dentre eles, Palhoça, com trabalhos já desenvolvidos pela Epagri. Na reunião na FMP, foi criado um grupo de trabalho (chamado Grupo de Animação Municipal) para a condução do processo, integrado por instituições, pessoas ligadas a trabalhos com trilhas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Federação de Montanhismo e Escalada de Santa Catarina (Femesc), FMP, Associação Empresarial de Palhoça (Acip), agricultores, maricultores e pescadores artesanais.
A próxima etapa do processo é fazer o levantamento das trilhas, que começarão a ser demarcadas no final de outubro. Os alunos das disciplinas Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável do curso de Gestão de Turismo estarão atuando diretamente no desenvolvimento deste processo. “A FMP estará participando do projeto Caminhos da Mata Atlântica, capitaneado pela Epagri, e três motivos principais nos levam a esta partição: o aprendizado acadêmico, o fomento de emprego e renda para os munícipes de Palhoça e o papel de indutor do desenvolvimento sustentável que a FMP tem no município”, reflete o professor do curso de Gestão de Turismo Marcos Souza.
A reunião contou com a participação do secretário de Turismo de Palhoça, Adriano Mattos. “É um projeto bem interessante”, avalia o secretário. Na terça-feira (8), na reunião da instância de governança da região turística da Grande Florianópolis, o projeto foi novamente apresentado, destacando a participação de Santa Catarina dentro do trajeto. “Em Palhoça, já estamos trabalhando um projeto que se chama Retrilhar, que abriga principalmente as trilhas do Sul, como a Trilha do Maço, a Trilha do Vigia e a Trilha da Pedra do Urubu. Já temos as duas primeiras trilhas mapeadas e vamos sair a campo, acredito que nos próximos 15 dias, para fazer a da Pedra do Urubu, para posteriormente serem sinalizadas”, lembra o secretário.
Na reunião na FMP, Adriano Mattos comentou sobre a necessidade de somar esforços, trabalhando em parceria, inclusive com outros projetos de demarcação e popularização de trilhas já existentes, como o do Caminho do Peabiru e o próprio Retrilhar, para estabelecer um projeto macroestruturado. “Vamos unir Epagi, Prefeitura e outras instituições, para que a gente possa trabalhar essa questão das trilhas. O ecoturismo está em alta não só no Brasil, mas em todo mundo, e a gente pode atrair turistas também na baixa temporada. Nossa temporada de sol e praia está bem consolidada no verão, e nosso desafio é justamente poder atrair turistas durante a baixa temporada”, comenta.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg