Foto: DIVULGAÇÃO
Entre as idas e vindas da vida, a psicóloga e escritora Eliane Maria de Pinho cultivou o hábito da escrita. Morando em Palhoça e trabalhando em cidades vizinhas, ela transformou momentos cotidianos em poesias. Assim surgiu a obra “Estrelas nos jardins do tempo”, lançada neste ano. Após diversos eventos em diferentes cidades, ela será lançada em Florianópolis neste sábado (20), na Livraria Desterrados Artes.
A partir das 10h, a autora estará no espaço para conversar com leitores, apresentar detalhes do livro e participar de sessão de autógrafos. Assim como nos eventos anteriores, Eliane também fará leituras de algumas poesias presentes na obra.
“Estrelas nos jardins do tempo” é resultado de escritas realizadas ao longo de aproximadamente 12 anos. A obra carrega uma relação profunda entre olhar, memória e resgate artístico. “Reuni poemas que estavam bem guardados em vários cadernos, manuscritos e arquivos no computador. Foi uma espécie de pesquisa, seleção e lapidação de textos que haviam ficado parados por um tempo”, descreve a autora.
O prefácio do livro é assinado pela escritora Vânia Amélia Miranda Koerich, que define a obra como “um convite a passear por caminhos onde memória, afeto e contemplação florescem em cada página”.
“As poesias de Eliane são colhidas do cotidiano: o aroma do café que desperta lembranças de infância; a mesa onde histórias eram contadas; o calor dos quintais e da videira; as amizades que sustentam; a família que aquece; o amor que ilumina”, completa Vânia Amélia.
O projeto gráfico acompanha essa proposta sensível e afetiva. Com cores marcantes e uma estética que remete ao lúdico, a ilustração da capa foi criada por Gladys Rosa, professora, escritora e membro da Academia de Letras de Palhoça, instituição para a qual Eliane também acaba de ser selecionada.
18/12/2025
18/12/2025