Foto: DIVULGAÇÃO
Por: Willian Schütz
Um palhocense agora é titular de um cargo na mais alta corte judiciária de Santa Catarina. O advogado Willian Quadros Medeiros foi oficialmente nomeado desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A nomeação foi no início de dezembro, por meio de ato assinado pelo governador do estado, Jorginho Mello (PL). Agora, Willian celebra o início dessa nova fase.
O Ato 2609/2025, publicado na edição 22653-B do Diário Oficial, formalizou a escolha de Willian Quadros para ocupar a vaga de desembargador. Ele foi nomeado nos termos do Artigo 94 da Constituição Federal, em consonância com o Artigo 100 da Lei Complementar 35/1978, conforme o processo PGE 676157/2025.
O novo desembargador comemorou a nomeação em uma nota divulgada em suas redes sociais, demonstrando gratidão e seriedade com a nova responsabilidade. "Recebo minha nomeação com humildade e senso de responsabilidade. Agradeço a confiança e reafirmo meu compromisso com a Justiça," escreveu Willian Quadros, após ser nomeado.
A ascensão de Willian Quadros ao TJSC marca um momento significativo para a comunidade jurídica de Santa Catarina e, em especial, para Palhoça, sua terra natal. O cargo de Desembargador é a instância máxima da Justiça estadual, onde os magistrados atuam em segunda instância, julgando recursos e processos de grande relevância.
Sobre o novo desafio, Willian deve trazer ampla experiência, aliada a um olhar inovador. “Trago comigo a experiência construída tanto nos 17 anos de exercício efetivo da advocacia de base, quanto contribuindo com as instituições que a representam. Foram anos servindo à advocacia, seja como Delegado do CAASC em minha subseção, seja como integrante do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC. Essa vivência me deu a convicção de que o papel de um desembargador exige independência, equilíbrio e profundo respeito à Constituição”, escreveu.
Repercussão em Palhoça
A nomeação de Willian repercutiu em diversas esferas. No dia 3 de dezembro, o Palavra Palhocense chegou a fazer uma pulbicação nas redes sociais a respeito. A postagem atingiu milhares de leitores.
Além disso, a subsessão local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma nota de parabenização. “A OAB Subseção de Palhoça, com enorme alegria e profundo orgulho, celebra hoje a nomeação do palhocense Willian Quadros para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Sua trajetória marcada por dedicação, ética e compromisso com a Justiça, inspira a advocacia local e fortalece o reconhecimento e competência de Palhoça”, consta no texto.
Toda essa repercussão também veio da parte de amigos. Ao jornal Palhocense, o desembargador informou que muitas pessoas demonstraram carinho neste momento de conquista. “Recebi muitas mensagens, mais de 200”, disse Willian.
Formação e trajetória
Willian Medeiros de Quadros concluiu sua graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em 2007. Para aprofundar os conhecimentos, realizou duas pós-graduações: uma em Direito Processual Civil pela PUC Minas e outra em Direito Eleitoral pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE). Atualmente, ele está em andamento em seu mestrado em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa (UAL).
Ele começou a carreira com estágios no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, atuando no Juizado Especial Cível e na 1ª Vara Criminal de Florianópolis e no gabinete do Desembargador Antônio Fernando do Amaral e Silva.
Em 2008, foi sócio fundador do escritório Canella, Tancredo e Quadros Advogados Associados. Pouco depois, em 2009, atuou como Delegado Adjunto da CAASC. Além disso, serviu como Procurador do Município de Palhoça, entre 2009 e 2010, e como procurador jurídico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Palhoça (2012-2013).
Em 2012, Willian foi sócio-fundador do escritório Amaral e Silva & Quadros Advogados Associados. Durante dois períodos (de 2016 a 2018 e de 2019 a 2021), integrou a Primeira Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC.
Sua expertise na área eleitoral o levou a ser incluído em listas tríplices para as vagas de Juiz Substituto (2019) e Juiz Efetivo (2020) do TRE/SC. Em 2022, ele foi nomeado Juiz Efetivo do TRE/SC, cargo que ocupou até 2024. No mesmo período, também atuou como Juiz Ouvidor do TRE/SC e Vice-Presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje).
Em 2024, ele publicou a obra “Mulheres na Política – O Direito Eleitoral sob uma nova perspectiva da participação feminina na política”, editada pela editora Conceito Atual.
18/12/2025
18/12/2025
18/12/2025