27495c6e11c333bd866152e6d6ac0a53.jpeg Águas de Palhoça proporciona um novo capítulo no saneamento da cidade

e26819ef946c7614a96d8d0a01202c98.jpeg Após mais de três dias, rede é desvencilhada de baleia-franca que nadava pela Ponta do Papagaio

020f06f8fa73f43ba20fd113de1cad68.jpeg Novos radares são ativados no Contorno Viário da Grande Florianópolis

f6c5ea19257774de28194e9a7061c711.jpeg Investigado por promover rifas irregulares pelas redes sociais é preso em Palhoça

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

Boca Maldita - Edição 995

Polícia Federal em ação contra as drogas em Palhoça 

Uma operação policial envolvendo tráfico internacional de drogas ocorreu em Palhoça e outras duas cidades catarinenses. A ação da Polícia Federal (PF) aconteceu na sexta-feira (23), com a Operação Strappo, que teve o objetivo desarticular uma organização criminosa atuante na remessa de cocaína para a Europa, principalmente para Portugal, por meio de aeroportos brasileiros — incluindo o de Florianópolis.

Durante a operação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palhoça, Tubarão e Biguaçu; a ação também resultou em cinco prisões temporárias e três preventivas. A polícia não especificou detalhes sobre os mandados cumpridos em cada cidade.

A cada dia que passa, fica mais frequente este tipo de operação em Palhoça. O crescimento populacional dos últimos anos também trouxe o crime organizado, coisa que há poucos anos atrás não ouvíamos falar.

 

O caos que sobrou pra Prefeitura

A rua Osni Kuhnen, na localidade conhecida como Sertãozinho, precisa com urgência de uma atenção especial da Prefeitura de Palhoça, para arrumar a “cagada” deixada pela Arteris, por ocasião da construção do Contorno Viário, quando usou e abusou dessa via e a deixou “a deus-dará”, com a pavimentação em lajotas totalmente em pandarecos e rede pluvial com problemas. Na sessão de segunda-feira (26) da Câmara Municipal, o vereador André Xavier solicitou à Secretaria de Infraestrutura que faça um projeto para que a rua receba uma nova rede de águas pluviais e o asfaltamento daquela via, que se encontra completamente intransitável. Lembrando que a rua Osni Kuhnen liga o Alto Aririú ao Bela Vista.

 

Da esquerda pra direita: Everson Mendes (chefe de gabinete do deputado Ismael), Beto Farias (secretário de Serviços Públicos e vereador), Ismael dos Santos (deputado federal) e Juliano Leopoldo (assessor do secretário Beto Farias)

 

Secretário Beto Farias consegue escavadeira para PH em Brasília

O vereador e secretário municipal de Serviços Públicos, Beto Farias, representou o município de Palhoça durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 19 e 22 de maio. Beto também manteve contato com deputados e senadores em Brasília, reivindicando recursos para o município de Palhoça. Seus esforços não foram em vão: junto ao gabinete do deputado federal Ismael dos Santos, o secretário palhocense conseguiu recursos para a aquisição de uma escavadeira, que será entregue no ano que vem pelo deputado federal. Parabéns pela conquista!

 

Portaria passa a permitir a pesca com rede feiticeira

Vereadores de Palhoça, o prefeito Eduardo Freccia e o deputado estadual Camilo Martins obtiveram uma grande conquista ao se reunirem com o secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo: depois de aprovar projeto de lei, de autoria do vereador Pitanta, com apoio unânime dos demais vereadores, está liberado o uso da rede feiticeira para que nossos pescadores possam dar continuidade a essa prática, que colocava a comida na mesa de diversas famílias de Palhoça.

O projeto de lei aprovado na Câmara de Palhoça foi acatado pelo secretário de estado e pelo governador Jorginho Mello, estabelecendo, através da Portaria 005/2025, de 26/05/2025, a liberação desse tipo de pesca em todo o estado de SC. A rede feiticeira estava proibida, causando muita aflição aos pescadores palhocenses, que ficaram por um bom tempo incapacitados de trabalhar com essa modalidade de pesca.

A “feiticeira”, também conhecida como “tresmalho”, é um tipo de rede de pesca com três panos. Os panos exteriores são feitos com fios mais grossos e malhas maiores, enquanto o pano central, ou “miúdo”, é feito com fios mais finos e malhas menores. Essa característica permite que a rede capture peixes de diferentes tamanhos e tipos. 

Na sessão da segunda-feira (26), o vereador Tavinho protocolou uma Moção de Parabenização que será entregue ao secretário de estado Tiago Bolan. Quero parabenizar aqui, não só o secretário de estado, o governador, mas também todos os envolvidos nesta luta, principalmente nossos vereadores!

 

Moção de apoio a Bolsonaro

Na sessão desta segunda-feira (26), a Câmara de Vereadores de Palhoça aprovou a Moção 0111/2025, que parabeniza o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro “pelo respeitável mandato que exerceu de 2019 a 2022, bem como a resiliência e paciência com que o ex-presidente tem enfrentado, de forma democrática e com confiança na Justiça, o processo judicial relacionado à suposta trama golpista. Sendo que a verdade prevalecerá e que sua integridade será plenamente reconhecida”. A Moção, apresentada pelo vereador Juninho da Farmácia (PL), recebeu 18 votos favoráveis e nenhum contrário; três vereadores se abstiveram.

Entre os vereadores que votaram a favor da homenagem, estão: Alexandre de Sousa, Tedo, Elton, Ezequiel Filho do Nelsinho, Jean Negão, Marcílio do Escolar, Marquinhos do Pacheco, Moraes, Pakão, Pepê, Tavinho, Vitor da Saúde, Zunga, Mestre Vanderlei, Neném do Bertilo e Juninho da Farmácia. Os únicos que não votaram foram Diego Biriba, Edinho da Formiga e Pitanta – este último por ser o atual presidente da Casa. 

A moção gerou reações nas redes sociais e dividiu opiniões entre moradores da cidade. E você, votaria a favor ou contra a Moção?

 

Solidariedade em prol da Apae

Aconteceu, no domingo (25), o terceiro Risoto Solidário do Rotary Club em prol da Apae. Na foto, o servidor público municipal Jonatã Machado e o vereador e risoteiro Ezequiel Martins. Além de Ezequiel, o vereador Vitor também foi um risoteiro. O local escolhido para a boa ação foi o salão de festas da igreja do Alto Aririú. Parabéns aos envolvidos neste ato solidário e à comunidade que marcou presença. 

 

O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE a rua Vânio Pedro Dutra, no bairro Pachecos, precisa receber uma atenção urgente da Secretaria de Serviços Públicos. Quando chove, pipocam lagoas; e quando vem o sol, a poeira sufoca os moradores. O pedido foi feito pelo vereador Marquinhos do Pacheco, na sessão de segunda-feira (26). Tenho certeza que o secretário Beto Farias fará o possível e o impossível para deixar a rua, pelo menos, transitável!

QUE em Palhoça não existe catedral, apenas matriz, igrejas e capelas. Essa o vereador Pitanta aprendeu nesta semana. Vivendo e aprendendo, né, Pitanta?



Publicado em 29/05/2025 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg