931eac6a6ff80472e9b554c6586ad3c0.jpeg Homem é condenado a 12 anos de prisão por matar outro a facadas após discussão por música alta

586d86128a5616c2ad6b8439ee7e78fc.jpeg Águas de Palhoça participa de movimento em busca do desenvolvimento da cidade

eda439985fad182a75b3f446da0966ff.jpeg No Dia dos Namorados, Casé Henrique lança seu primeiro álbum autoral

5d78e0f3739f495b11a391fed5ad1dd3.jpeg Guns N' Roses volta a SC para show histórico e ingressos já podem ser adquiridos

00254a5a23dcedd5eddbc14e79ccfde4.png Especial: série de conteúdos traz relatos de personalidades locais sobre o Palavra Palhocense

7f2b0a95a3b720dc7fb60c300b24a973.jpeg Terapeuta internacional lança livro na terça-feira (17), em Palhoça

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

98f64f922d5088f4af02521aea55f038.jpeg Prefeitura de Palhoça sedia reunião com foco no desenvolvimento do surfe

58892e7bdaec8181d4f850e541712197.jpg “Investir no esporte é investir em qualidade de vida”

Boca Maldita - Edição 995

Polícia Federal em ação contra as drogas em Palhoça 

Uma operação policial envolvendo tráfico internacional de drogas ocorreu em Palhoça e outras duas cidades catarinenses. A ação da Polícia Federal (PF) aconteceu na sexta-feira (23), com a Operação Strappo, que teve o objetivo desarticular uma organização criminosa atuante na remessa de cocaína para a Europa, principalmente para Portugal, por meio de aeroportos brasileiros — incluindo o de Florianópolis.

Durante a operação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palhoça, Tubarão e Biguaçu; a ação também resultou em cinco prisões temporárias e três preventivas. A polícia não especificou detalhes sobre os mandados cumpridos em cada cidade.

A cada dia que passa, fica mais frequente este tipo de operação em Palhoça. O crescimento populacional dos últimos anos também trouxe o crime organizado, coisa que há poucos anos atrás não ouvíamos falar.

 

O caos que sobrou pra Prefeitura

A rua Osni Kuhnen, na localidade conhecida como Sertãozinho, precisa com urgência de uma atenção especial da Prefeitura de Palhoça, para arrumar a “cagada” deixada pela Arteris, por ocasião da construção do Contorno Viário, quando usou e abusou dessa via e a deixou “a deus-dará”, com a pavimentação em lajotas totalmente em pandarecos e rede pluvial com problemas. Na sessão de segunda-feira (26) da Câmara Municipal, o vereador André Xavier solicitou à Secretaria de Infraestrutura que faça um projeto para que a rua receba uma nova rede de águas pluviais e o asfaltamento daquela via, que se encontra completamente intransitável. Lembrando que a rua Osni Kuhnen liga o Alto Aririú ao Bela Vista.

 

Da esquerda pra direita: Everson Mendes (chefe de gabinete do deputado Ismael), Beto Farias (secretário de Serviços Públicos e vereador), Ismael dos Santos (deputado federal) e Juliano Leopoldo (assessor do secretário Beto Farias)

 

Secretário Beto Farias consegue escavadeira para PH em Brasília

O vereador e secretário municipal de Serviços Públicos, Beto Farias, representou o município de Palhoça durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 19 e 22 de maio. Beto também manteve contato com deputados e senadores em Brasília, reivindicando recursos para o município de Palhoça. Seus esforços não foram em vão: junto ao gabinete do deputado federal Ismael dos Santos, o secretário palhocense conseguiu recursos para a aquisição de uma escavadeira, que será entregue no ano que vem pelo deputado federal. Parabéns pela conquista!

 

Portaria passa a permitir a pesca com rede feiticeira

Vereadores de Palhoça, o prefeito Eduardo Freccia e o deputado estadual Camilo Martins obtiveram uma grande conquista ao se reunirem com o secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo: depois de aprovar projeto de lei, de autoria do vereador Pitanta, com apoio unânime dos demais vereadores, está liberado o uso da rede feiticeira para que nossos pescadores possam dar continuidade a essa prática, que colocava a comida na mesa de diversas famílias de Palhoça.

O projeto de lei aprovado na Câmara de Palhoça foi acatado pelo secretário de estado e pelo governador Jorginho Mello, estabelecendo, através da Portaria 005/2025, de 26/05/2025, a liberação desse tipo de pesca em todo o estado de SC. A rede feiticeira estava proibida, causando muita aflição aos pescadores palhocenses, que ficaram por um bom tempo incapacitados de trabalhar com essa modalidade de pesca.

A “feiticeira”, também conhecida como “tresmalho”, é um tipo de rede de pesca com três panos. Os panos exteriores são feitos com fios mais grossos e malhas maiores, enquanto o pano central, ou “miúdo”, é feito com fios mais finos e malhas menores. Essa característica permite que a rede capture peixes de diferentes tamanhos e tipos. 

Na sessão da segunda-feira (26), o vereador Tavinho protocolou uma Moção de Parabenização que será entregue ao secretário de estado Tiago Bolan. Quero parabenizar aqui, não só o secretário de estado, o governador, mas também todos os envolvidos nesta luta, principalmente nossos vereadores!

 

Moção de apoio a Bolsonaro

Na sessão desta segunda-feira (26), a Câmara de Vereadores de Palhoça aprovou a Moção 0111/2025, que parabeniza o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro “pelo respeitável mandato que exerceu de 2019 a 2022, bem como a resiliência e paciência com que o ex-presidente tem enfrentado, de forma democrática e com confiança na Justiça, o processo judicial relacionado à suposta trama golpista. Sendo que a verdade prevalecerá e que sua integridade será plenamente reconhecida”. A Moção, apresentada pelo vereador Juninho da Farmácia (PL), recebeu 18 votos favoráveis e nenhum contrário; três vereadores se abstiveram.

Entre os vereadores que votaram a favor da homenagem, estão: Alexandre de Sousa, Tedo, Elton, Ezequiel Filho do Nelsinho, Jean Negão, Marcílio do Escolar, Marquinhos do Pacheco, Moraes, Pakão, Pepê, Tavinho, Vitor da Saúde, Zunga, Mestre Vanderlei, Neném do Bertilo e Juninho da Farmácia. Os únicos que não votaram foram Diego Biriba, Edinho da Formiga e Pitanta – este último por ser o atual presidente da Casa. 

A moção gerou reações nas redes sociais e dividiu opiniões entre moradores da cidade. E você, votaria a favor ou contra a Moção?

 

Solidariedade em prol da Apae

Aconteceu, no domingo (25), o terceiro Risoto Solidário do Rotary Club em prol da Apae. Na foto, o servidor público municipal Jonatã Machado e o vereador e risoteiro Ezequiel Martins. Além de Ezequiel, o vereador Vitor também foi um risoteiro. O local escolhido para a boa ação foi o salão de festas da igreja do Alto Aririú. Parabéns aos envolvidos neste ato solidário e à comunidade que marcou presença. 

 

O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE a rua Vânio Pedro Dutra, no bairro Pachecos, precisa receber uma atenção urgente da Secretaria de Serviços Públicos. Quando chove, pipocam lagoas; e quando vem o sol, a poeira sufoca os moradores. O pedido foi feito pelo vereador Marquinhos do Pacheco, na sessão de segunda-feira (26). Tenho certeza que o secretário Beto Farias fará o possível e o impossível para deixar a rua, pelo menos, transitável!

QUE em Palhoça não existe catedral, apenas matriz, igrejas e capelas. Essa o vereador Pitanta aprendeu nesta semana. Vivendo e aprendendo, né, Pitanta?



Publicado em 29/05/2025 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg