5222d47ef31dc5e395686b15e2411cfe.jpeg Saúde: qualidade da água é essencial no combate às doenças

71228a0e811c2008da72b891e611532a.png CFOAB atende seccional de Santa Catarina e propõe ação sobre cotas raciais

887ed05f164b949595f68861c5376540.jpeg Serviço: Está com problemas no abastecimento? Informe a Águas de Palhoça

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

35b1173d84719db88bb44b99f0b51a2f.jpg Entrega do automóvel Tera 0km conclui a campanha Natal Sensacional ViaCatarina e Giassi

b4fc2e358be15c640d8e8199f43e8cb1.jpeg Os Paralamas do Sucesso celebram 40 anos de clássicos na Arena Opus

0160a92e57732581801c4f6346fd4b5c.jpeg Verão UniSul leva serviços, bem-estar e sustentabilidade ao litoral catarinense

829453d2747da4cf772c0b4a55a1eda8.jpg Armin van Buuren retorna ao Brasil como headliner do Nox na Arena Opus

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Boca Maldita - Edição 996

Enxugando gelo 

Foi debatido, na sessão da Câmara da última segunda-feira (2), o problema crescente do número de moradores de rua em Palhoça. As opiniões foram muitas, mas solução ainda não aparece como uma luz no fim do túnel. A conclusão a que chegaram os vereadores é a de que o poder público precisa atacar a causa dessas pessoas viverem ao relento: as drogas. “O Estado precisa combater com firmeza a venda de drogas e os traficantes. Mas o que acontece é que o Estado não faz nada nesse sentido”, disse o vereador Jean Negão.

Outros vereadores também tiveram a mesma opinião, como os vereadores Alexandre Sousa, Mestre Vanderlei, Mário Cesar e André Xavier. André também falou da inércia do nosso Judiciário para ajudar a resolver esse grave problema.

 

O padeiro, o professor e o político

Achei super interessante o vídeo lançado nesta semana pelo deputado estadual Mário Motta, abordando um assunto polêmico que vivemos nos dias de hoje: o hábito que nós, brasileiros, temos de endeusar políticos. Mário pergunta: “Você aplaude o padeiro quando ele faz um bom pão? Você aplaude o professor quando este dá uma boa aula? Então por que você precisa aplaudir o político quando ele faz o trabalho dele ou uma obra?”

Ao ouvir esses questionamentos do deputado, fiquei pensando cá com meus botões: imaginem um padeiro que sempre queimava a fornada de pão e nunca fazia nada certo; daí quando ele faz um pão mais ou menos bom, a gente fica feliz e enaltece seu feito. É mais ou menos isso que fazemos hoje com a política. A gente anda tão decepcionado que, quando algum político faz algo um pouquinho melhor, chegamos a ficar emocionados; e na verdade, não estaria fazendo nada mais do que sua obrigação! Sem falar que recebem salários e benesses milhares de vezes maior do que um padeiro ou um professor!

 

Câmara discute demarcação de terras indígenas do Morro dos Cavalos

Atendendo a um pedido da Câmara Municipal, quem participou da reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município, na segunda-feira (2), foi a ex-vice-governadora e atual deputada federal por Santa Catarina Daniela Reinehr, que veio falar de seu trabalho na Câmara Federal em relação aos túneis e também sobre a demarcação das terras indígenas do Morro dos Cavalos, que, segundo ela, afeta centenas de famílias que vivem nessa região há anos e podem perder seu direito de propriedade. A deputada tirou dúvidas dos vereadores Pepê, Edinho da Formiga, Pakão e Pitanta, e das lideranças comunitárias Beto, Zé Henrique e Bete, entre outros.

A deputada também explicou que a pauta está no Senado, através de um projeto do senador Esperidião Amin, que agora será encaminhado à Câmara dos Deputados para posterior votação.

 

Registros especiais

A partir desta semana, nós, do jornal Palhocense, iniciamos uma série de registros em vídeo com depoimentos de pessoas que fizeram parte de nossa história, sendo como colaboradores ou entrevistados. Acompanhe esse trabalho pelas redes sociais do Palavra Palhocense. Pra gente, é uma alegria e honra poder compartilhar essa, que não é só a nossa história, mas também a de todos os que amam a cidade de Palhoça!

 

Palhoça recebe trator

Na terça-feira (3), o prefeito Eduardo Freccia e o secretário de Agricultura e Pesca de Palhoça, Adelino Keka, receberam das mãos do secretário de Estado Carlos Chiodini e do governador Jorginho Mello a chave de um trator, que atenderá os agricultores do município. Isso foi possível graças a uma emenda parlamentar do então deputado federal Carlos Chiodini, com contrapartida do governo Jorginho Mello.

 

Sem vagas para morrer

O Cemitério do Passa Vinte não possui mais local para sepultamento de quem falece em Palhoça, a menos que já tenha algum parente ali sepultado. O engraçado é que até um tempo atrás, para quem morava em Palhoça, o parto dos filhos era feito em Florianópolis ou São José; com isso, não recebia a naturalidade de Palhoça, porque o município não possui uma maternidade – graças a Deus, quando o hospital ficar pronto, finalmente teremos. Agora, também quem morre não pode mais ser sepultado em Palhoça, por falta de espaço no maior cemitério do município. O que ninguém discorda é que Palhoça precisa com urgência de uma nova área para a implantação de um novo cemitério, que atenda à demanda de quem aqui vive e na hora da morte quer ser sepultado aqui.

O assunto foi debatido nesta semana na Câmara de Vereadores, principalmente pelo vereador Neném do Bertilo, que falou do desprezo com que o espaço é tratado e afirmou que vai protocolar na Câmara um projeto para a aquisição de um terreno para instalar outro cemitério. Segundo ele, é uma área barata e totalmente viável para esse fim.

 

Convite: venha para a Rua do Lazer neste domingo (8)

O vereador Jean Negão, com apoio da Prefeitura e de empresas, estará promovendo, neste domingo (8), a atividade “A Rua é Sua”! Venha aproveitar a Rua do Lazer, um espaço aberto e seguro para toda a família curtir o dia ao ar livre!

O vereador convida os pais para que levem as crianças para brincar, passear com seus pets com tranquilidade e praticar esportes, movimentando o corpo. “Será um momento para desacelerar, para se conectar com a cidade e para viver experiências simples e divertidas ao lado de quem você ama”, diz o vereador. O evento acontece na Avenida Das Torres, das 8h às 17h. “Esperamos você e sua família para um domingo cheio de alegria”, enfatiza Jean Negão.


O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE a Prefeitura abriu um processo administrativo contra uma servidora do cemitério do Passa Vinte para apurar denúncias de vendas irregulares e invasão de áreas para sepultamentos.

QUE os vereadores Juninho da Farmácia e Neném do Bertilo bateram boca na sessão de terça-feira (3). Juninho saiu em defesa do prefeito, enquanto Neném o criticou, fazendo seu papel de oposição à atual administração. Para Neném, “nada está bom”, o que, segundo o vereador Juninho, “é injusto, pois ele está fazendo uma ótima administração”.



Publicado em 05/06/2025 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg