06a4d2f75242e547a2aa22d68a05620c.jpeg Forza realiza Summit para apresentar nova Linha Agro e discutir o futuro da produtividade no campo

87751595589c0b499a710a6d202b006a.jpg Caravana de Verão da Águas de Palhoça retorna à Guarda do Embaú com diversão e consciência ambiental

f42fd407e1fe32c426cb29d641bcee0a.jpeg PRF apreende "supermaconha" após perseguição pela BR-101, em Palhoça

be16fa08b5d7236bec1c947f8871fb95.png Verão nas praias: ações dos bombeiros resultam em menos ocorrências graves e mais prevenções

53d27ad6bccb6a79c745134f4c89f051.png Palhoça é a sexta cidade que mais abriu empresas em Santa Catarina em 2025

829453d2747da4cf772c0b4a55a1eda8.jpg Armin van Buuren retorna ao Brasil como headliner do Nox na Arena Opus

06a9eed7dbb32c30f94732c6574daf2c.jpeg Arena Opus 2026: calendário diverso e novidades para manter SC na rota dos grandes shows

47b3db7dd68b4da5afeaeb70d6f60f3d.jpeg INFNTY: Florianópolis recebe festival inédito com Vini Vici, Wrecked Machines, Ratier e Eli Iwasa

d3f12cb8e9fb4c9b690e1931adc98df4.jpeg Campanha de Natal da Pastoral Povo da Rua mobiliza Palhoça

34fe1b6e25826284cf7eba28f53487df.jpg Passeio Pedra Branca recebe Papai Noel, teatro musical, oficinas criativas e feira de artesanato

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Meus queridos leitores, começamos mais um Campeonato Catarinense, o nosso principal produto

Quem andou completando mais um aninho na última segunda-feira (12) foi o quiridinho e istimadinho João do Jornal. A coluna deseja muita saúde a este bom amigo. Aos 70 anos, este longevo ainda demonstra muita energia

 

 

 

Jogar de zagueiro

Eu sou de uma época em que jogador, para jogar de zagueiro, tinha que ter altura e saber despachar a bola para longe da área, com ou sem qualidade, e fazer cara feia para os atacantes. Suas saídas de bola não eram um recurso, e sim, a serventia de limpar a sua área. No nosso futebol atual, eu não vejo nenhum desses bons zagueiros, tanto no Avaí quanto no Figueirense.

 

Quando a bola rola

Meus queridos leitores, começamos mais um Campeonato Catarinense, o nosso principal produto. É mais um campeonato que irá marcar a vida de todos os torcedores de seus clubes. Por aqui, temos cinco ou seis candidatos ao título de 2026: a Chapecoense, o nosso único clube na elite do futebol brasileiro; Avaí, Figueirense e Brusque; e o Barra, também. É um campeonato de tiro curto por conta da Copa do Mundo. Mas é um novo ano, um novo momento e uma nova era. E quando a bola rola, as coisas mudam para os torcedores.

 

Uma arbitragem polêmica

O ano mal começou e o assunto que mais se discute é a arbitragem brasileira, que está sendo criticada nas rodas de amigos por conta das arbitragens na Copinha SP. No ano passado, muitos apontaram a falta de critérios, de preparo físico e de transparência nas decisões tomadas pela juizada, além de favorecimento a alguns clubes. E é o que está acontecendo na Copinha SP. Na noite de terça-feira (13), o Palmeiras derrotou o Vitória-BA por 3 a 2 nos pênaltis e despachou o time baiano. Neste jogo, o Verdão foi beneficiado por uma péssima arbitragem, que teve um gol irregular a seu favor no tempo normal. E anulou um gol legítimo do Vitória nas cobranças de penalidades, quando a bola ultrapassou totalmente a linha de fundo. Foi mais uma arbitragem polêmica.

 

Cautela e caldo de galinha

Todos nós sabemos o quanto é importante disputar um clássico, tanto para os jogadores quanto, principalmente, para os torcedores. No futebol catarinense, o jogo entre Avaí e Figueirense é o principal clássico. O Figueirense vai enfrentar o Brusque nesta quarta-feira. Será um jogo duro e cheio de detalhes. O técnico Waguininho está querendo preservar alguns titulares para esta partida, já pensando no clássico, o que poderá enfraquecer o Alvinegro, que busca a sua classificação para a próxima fase. Vou discordar de Waguininho, porque em time que está ganhando não se mexe. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

 

Time com força máxima

Após um começo ruim no Catarinão 2026, o Criciúma venceu o Avaí e fez os seus torcedores esquecerem os problemas do primeiro jogo. Neste jogo, o problema do Avaí foi a sua zaga. Primeiro foi o azar do zagueiro Alisson fazer o gol contra logo no início do jogo e depois a falha de Alisson na cobrança do lateral, que originou o segundo gol do Criciúma. O próximo jogo do Leão será contra o Carlos Renaux, nesta quarta-feira, na Ressacada. O técnico Claudinei Oliveira pretende escalar o time com força máxima, já que o seu time é o favorito nesta partida. O Leão disputará esse jogo já de olho no próximo clássico, no domingo, no Scarpelli.

 

Bem-me-quer… mal-me-quer

O bom goleiro Weverton está de saída do Palmeiras e vai para o Grêmio, depois de oito anos e com 12 títulos conquistados. Bom para o Weverton, ruim para o Palmeiras.

O grande empresário Luciano Hang, o “Véio da Havan”, está liberando R$ 90 milhões para os seus 23 mil empregados. Dinheiro que dá, em média, R$ 4 mil por pessoa. Isso não faz parte dos salários.

Yannick Bolasie é oficialmente o novo jogador da Chapecoense. Aos 36 anos, o ex-Criciúma e Cruzeiro chega como reforço para 2026.

Nem tudo que reluz é ouro. A Prefeitura de Florianópolis interditou uma cozinha clandestina na praia de Jurerê, que fornecia alimentos vencidos a 200 metros da praia. Um cenário de esgoto a céu aberto, alimentos vencidos e panelas com óleo para frituras jogadas no chão.

O Figueirense vive um bom momento e reencontra o torcedor alvinegro. No próximo domingo, no grande clássico catarinense, o Scarpelli deverá estar lotado. Quem irá vencer esse jogo? Só o tempo dirá.

 

Cartão ROSA para o meu querido amigo João José da Silva, o queridinho, estimadinho e iluminado João do Jornal, uma figura emblemática e simpática. Odiado por uns e amado por outros, João do Jornal deu mais uma voltinha ao redor do sol na última segunda-feira (12). Lá no século passado, João criou o Palavra Palhocense e, aos seus 70 anos de idade, ainda faz questão de entregar o jornal pessoalmente nos pontos de distribuição. A coluna deseja muita saúde a esse guerreiro!

Cartão VERMELHO para o Criciúma, que, de uma maneira nada profissional, deixou muito a desejar no jogo diante do Avaí, no Heriberto Hülse, deixando o torcedor avaiano indignado. Torcedores azurras alegam que o clube tricolor colocou banheiros químicos apenas fora do estádio, na área dos visitantes, e em pouca quantidade, fazendo com que o torcedor azurra tivesse que sair do estádio. Isso é uma atitude que não pode ser aceita pela FCF.

 

Pensamento do Bambi

O melhor despertador é a nossa mãe. Se você pedir para ela te acordar às 8h, ela vai te acordar às 7h, dizendo que já são 9h.



Publicado em 14/01/2026 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg