ebb0a7a15c2eaa8f5a8f2d13947e468e.jpeg Universalização da água tratada avança no sul de Palhoça com lançamento oficial na Ponta do Papagaio

d9747fd8c5c4a5c8362d6eb132b5cd46.jpeg Polícia Militar apreende cerca de 157 quilos de maconha no Pachecos

77cd3702dd09ad983389a82ab70e7366.jpeg Ônibus Lilás realiza atividades gratuitas em Palhoça nesta segunda-feira (1)

59a5869738e27cfd5bd0caab918ad64f.jpeg Oficinas sobre ritmos afro-brasileiros acontecem neste mês na Praia da Pinheira

5eecf64bc39a8005d85e0e8c59532127.jpeg Espetáculo teatral celebra memória e identidade cultural da Guarda do Embaú

9fc72c04b43afd434ddad3b5a655642e.jpeg Alunos de Palhoça lançam livro sobre patrimônio e identidade local

adf838a29e3d2a27baa7399dbf021ecb.jpeg Abertura oficial do Natal encanta o público na Praça 7 de Setembro

55dff87fc20c8eb76c7f4f74ad2618d9.jpg Natal, música e colecionismo: eventos retornam ao Shopping ViaCatarina após reabertura

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

Contorno Viário: reunião foi positiva, avalia MPF

Procurador Alisson Campos lembra que é preciso agora definir a multa para o caso da concessionária não cumprir prazos acordados em ação proposta pela Prefeitura de Palhoça

b1396072c557731ba88ab8d11b2a88b5.jpg Foto: ASCOM MPF/SC

O procurador da República Alisson Campos, do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina, avaliou como positivo o entendimento de terça-feira (30), em audiência realizada na 4ª Vara da Justiça Federal da capital catarinense, para a conclusão da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Depois de três reuniões intermediadas pelo procurador, ficou decidido na audiência que no próximo dia 27 a concessionária deve levar ao MPF um cronograma detalhando prazos para cada etapa da obra, o que possibilitará a fiscalização e aplicação de multa e a consolidação do acordo que vem sendo discutido.

Para o procurador do MPF, a audiência foi produtiva, porque ficaram registrados no processo quais são os compromissos da concessionária em relação aos prazos para a obra. "O acordo tem de ter avaliações semestrais, e caso não tenha cumprimento, haverá imposição de multa. Isso é um pressuposto do acordo. Nós ganhamos pelo menos três anos de processo judicial. Isso foi uma grande vitória, um avanço significativo. Todas as linhas gerais do acordo foram traçadas, precisamos agora definir de quanto será a multa", avaliou Alisson Campos.

Ficou acertado na audiência realizada na Justiça Federal de Florianópolis que em 30 dias a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deve concluir a análise do túnel 4, que será construído entre São José e Biguaçu. Em 21 de novembro, a ANTT deve publicar no Diário Oficial da União a revisão extraordinária do contrato do Contorno, com o reequilíbrio financeiro para a concessionária compensar as alterações no projeto original. A partir dessa data, a empresa terá 36 meses (até novembro de 2022) para concluir toda a obra.

Fiscalização

"A fiscalização que o MPF vai fazer, com o apoio de outros órgãos, não vai ser só no final do prazo. Vamos fazer cobranças e aplicar penalidades ao longo do tempo por eventuais atrasos", disse o procurador-chefe Darlan Airton Dias, do MPF catarinense, que participou da terceira das três reuniões preparatórias da audiência. "O acordo vai estabelecer prazos e sanções para hipótese de atraso", afirmou. "Nós temos em mente que o acordo tem que ter avaliações semestrais e caso não tenha cumprimento, haverá imposição de multa. Isso é um pressuposto", disse o procurador Alisson Campos.

Nas decisões da audiência, lembra Alisson, foram fixados três prazos, vinculados a três trechos diferentes do Contorno. O trecho sul teve um aumento de R$ 1,6 bilhão no contrato de concessão com a construção de túneis, o que acarretará uma revisão extraordinária do contrato com a concessionária, a ser feita pela ANTT, que será compensado no valor da tarifa do pedágio, já que isso não estava previsto no contrato original. "Essa revisão extraordinária será publicada no Diário Oficial da União em novembro deste ano", explicou Alisson.

Segundo o procurador do MPF, tecnicamente a obra é muito complexa. "São oito túneis nesse trecho de cerca de 50 quilômetros. E túnel, de acordo com as regras internacionais de construção, é razoável que dure três anos para ser construído. Como todas as licenças ambientais já estão prontas, falta apenas a autorização do começo da obra pela ANTT. Então, estamos com o processo bem avançado, no momento de dar o start", avaliou.

"O túnel 4, que fica em Biguaçu, depende da aprovação da ANTT para que a concessionária comece a obra. E o prazo também será de três anos. Essa aprovação da ANTT será daqui a um mês. No resto da obra nós não admitimos mudança, ou seja, o prazo continua até 2021. Se nós verificarmos que isso poderá ser adiantado, nós cobraremos isso", detalhou o procurador.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg