“Como deputado estadual, fico feliz em poder levar as demandas e garantir os recursos que contribuem para a melhoria de vida de cada palhocense”, diz Camilo Martins
O deputado estadual Camilo Martins (Podemos) tem atuado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com bastante proximidade com a cidade de Palhoça, destacando as ações que impactam diretamente o município. Além disso, Camilo já destinou milhões de reais em emendas parlamentares e atua como uma das principais lideranças da Alesc. Em entrevista ao jornal Palavra Palhocense, o parlamentar fala sobre representatividade política, mobilidade urbana, ações após o acidente no Morro dos Cavalos e sua visão para o futuro de Palhoça.
Jornal Palavra Palhocense: Deputado, em sua opinião, qual seria o presente perfeito para Palhoça nesse aniversário?
Camilo Martins: O presente perfeito para Palhoça é continuar crescendo com qualidade de vida, segurança e oportunidades para todos. Um município que se desenvolve respeitando suas raízes, suas comunidades, e que garante a cada cidadão acesso a serviços públicos de excelência. Temos trabalhado com seriedade: só neste primeiro ano de mandato como deputado estadual, destinei mais de R$ 5 milhões em emendas para áreas como saúde, infraestrutura, educação e assistência social. São recursos que chegam diretamente às comunidades, melhorando o dia a dia da nossa gente. Enquanto fui prefeito de Palhoça, já pude realizar muito por nossa cidade e, agora como deputado estadual, fico feliz em poder levar as demandas e garantir os recursos que contribuem para a melhoria de vida de cada palhocense.
JPP: Hoje o senhor ocupa postos de liderança junto a comissões na Assembleia Legislativa. Como o senhor recebe essa responsabilidade e como Palhoça tem se beneficiado nesse ponto?
Camilo: Recebo essa responsabilidade com muita seriedade e comprometimento. Estar em posições de liderança dentro da Alesc significa ter voz ativa na pauta do Estado e mais capacidade de defender os interesses da nossa cidade. Graças a isso, conseguimos articular políticas públicas, destravar recursos e cobrar soluções para problemas históricos de Palhoça, como a mobilidade urbana, o acesso à saúde e o fortalecimento da educação técnica e profissionalizante.
JPP: A mobilidade urbana em nossa região é um tema recorrente em seu trabalho. Podemos sonhar com uma maior integração da região e um trânsito melhor para Palhoça?
Camilo: Não só podemos como devemos sonhar — e agir. Desde os tempos em que fui prefeito, defendo um plano regional de mobilidade. Hoje, como deputado, sigo essa luta e, só neste ano, já garanti R$ 2 milhões para melhorias em vias estruturantes de Palhoça. Também estamos articulando junto ao governo federal soluções definitivas como o túnel no Morro dos Cavalos, além de melhorias na BR-282 e no acesso ao sul do município. A mobilidade é chave para o desenvolvimento da cidade. Acreditamos que Palhoça merece uma infraestrutura compatível com seu crescimento e potencial.
JPP: O senhor tem uma história de grande identidade afetiva com Palhoça, que atualmente tem mais dois deputados estaduais. Como está sendo essa atuação conjunta em prol das pautas do município? E como o senhor enxerga essa representatividade da cidade na Alesc?
Camilo: Ter três deputados palhocenses na Alesc é uma conquista histórica e uma oportunidade que não podemos desperdiçar. Tenho buscado sempre o diálogo e a construção coletiva. Independentemente de partido, o que nos une é o compromisso com Palhoça. A cidade ganha com essa pluralidade de vozes, desde que trabalhemos com responsabilidade, coerência e foco nas reais necessidades da população.
JPP: No início deste mês de abril, fomos impactados pelo sério acidente no Morro dos Cavalos. A tragédia poderia ser muito maior. Podemos ter esperança para uma solução definitiva para aquele local?
Camilo: Essa tragédia escancarou a urgência de uma obra que já deveria estar pronta. Estamos há anos lutando por uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos. Como coordenador da Bancada da Grande Florianópolis, tenho pressionado os órgãos federais, articulado reuniões e agora, junto com o prefeito Eduardo Freccia, vamos ingressar com uma ação judicial para exigir prazos concretos para a obra — como já fizemos com o contorno viário, e o resultado foi a conclusão da obra. Não podemos mais aceitar desculpas. A população quer e merece segurança.
JPP: Poderia deixar uma mensagem para os palhocenses nesse aniversário da cidade?
Camilo: Parabéns, Palhoça! Cidade que pulsa com a força do nosso povo trabalhador, das nossas tradições e da esperança por um futuro melhor. Neste aniversário, reafirmo meu compromisso com cada bairro, cada comunidade e cada cidadão. Vamos seguir juntos, com coragem e dedicação, construindo uma cidade cada vez mais justa, moderna e cheia de oportunidades. Viva Palhoça! Que venham mais conquistas e muito orgulho para todos nós.
24/04/2025
24/04/2025
23/04/2025