Nesta segunda-feira (22), a equipe de campo da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental resgatou um Preá, (Cavia aperea) dentro do galpão de uma empresa, em Palhoça. O animal estava confinado em um espaço onde circulavam veículos e, então, havia o risco de atropelamento.
O Preá é um mamífero roedor silvestre originário da América do Sul. É herbívoro e se alimenta de gramíneas e outras ervas. Trata-se de uma espécie diurna, com atividade predominante nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Não escava tocas, mas utiliza labirintos de túneis nas superfícies.
Após análise visual, constatou-se que o animal apresentava-se em boas condições físicas, com pelagem íntegra, comportamento ativo, se alimentando normalmente com frutas e ausência de ferimentos ou sinais de debilidade.
Diante dessas condições, o Preá foi solto em período diurno no interior do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, local este que já abriga outros indivíduos da mesma espécie. As informações são da PMA.