Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO
Nesta segunda-feira (22), a equipe de campo da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental resgatou um Preá, (Cavia aperea) dentro do galpão de uma empresa, em Palhoça. O animal estava confinado em um espaço onde circulavam veículos e, então, havia o risco de atropelamento.
O Preá é um mamífero roedor silvestre originário da América do Sul. É herbívoro e se alimenta de gramíneas e outras ervas. Trata-se de uma espécie diurna, com atividade predominante nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. Não escava tocas, mas utiliza labirintos de túneis nas superfícies.
Após análise visual, constatou-se que o animal apresentava-se em boas condições físicas, com pelagem íntegra, comportamento ativo, se alimentando normalmente com frutas e ausência de ferimentos ou sinais de debilidade.
Diante dessas condições, o Preá foi solto em período diurno no interior do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, local este que já abriga outros indivíduos da mesma espécie. As informações são da PMA.
07/11/2025
07/11/2025
07/11/2025
07/11/2025