a3e21935d64ae0a65484a59c14ce05a8.jpg Prefeitura de Palhoça deve encaminhar até 15 abril nova proposta de regulamentação do ISS fixo

21615d4869dfdceff1176ac540e010e2.jpeg Entre a celebração e o alerta: o que o show de Armandinho revela sobre o futuro da Guarda do Embaú

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

44752ccf76872654e0b71e313ea11867.jpeg Impasse em comissão pode impedir construção de túneis no Morro dos Cavalos

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

80cfd6b74c9da19d947cc3a85b2577c5.jpeg Manutenção preventiva e de emergência - você sabe a diferença?

8f902fff2cefee71fc079f4a78d94b8d.jpeg Consumo individual de água no Brasil ultrapassa limite recomendado pela ONU

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

05135f78a14f99aacbcf2c68458cdf3a.jpeg Águas de Palhoça explica as etapas do tratamento de esgoto

Preocupação com os lagos da Pedra Branca

Aeradores que ampliam a oxigenação na água pararam de funcionar e existe o temor de um novo surto de botulismo

17d442854ac1c8b359c7928b73c5998c.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Técnicos da equipe responsável pela manutenção dos aeradores dos lagos da Pedra Branca, uma das áreas de recreação mais procuradas pelos palhocenses, especialmente aos finais de semana, estiveram no local verificando os equipamentos na tarde desta quinta-feira (16). Os equipamentos vêm apresentando problemas desde maio, e um pato criado no local já apareceu morto. Por isso, a Associação de Moradores da Pedra Branca (AMO) teme um novo episódio de botulismo e aguarda, com urgência, o conserto dos equipamentos.

Em maio do ano passado, a área dos lagos foi fechada temporariamente depois que vários animais morreram. O laudo de necropsia confirmou a presença da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, nos animais mortos. Então, foi formada uma força-tarefa composta pela Vigilância Sanitária de Palhoça, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Defesa do Cidadão e Bem-Estar Animal, Secretaria de Segurança Pública, Defesa Civil, Fundação Cambirela de Meio Ambiente (FCam), médicos veterinários e representantes da AMO para discutir medidas a serem adotadas. Uma das medidas definidas foi a instalação de aeradores, para aumentar a movimentação, renovação e oxigenação da água nos dois lagos.

A interdição durou dois meses. A instalação dos aeradores melhorou o nível de oxigenação dos lagos e nenhum novo incidente foi registrado. Até agora. Em 14 de maio deste ano, dois dos equipamentos pararam de funcionar, e no dia 16 de junho, os outros dois aeradores também deixaram de trabalhar. Antes disso, no dia 10 de junho, a AMO já havia encaminhado o protocolo de número 1.387/2020 à Prefeitura, solicitando reparos nos dois primeiros aeradores que apresentaram defeito, e até esta semana, não havia obtido resposta à solicitação.

Na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores realizada na última terça-feira (14), o vereador Rodrigo Quintino (Podemos) leu a Indicação 1575/2020, em que solicitou a tomada de providências por parte da FCam para o reparo nos aeradores. “Importante ressaltar que a instalação dos mesmos se deu pela identificação de botulismo no lago, que, por consequência, matou boa parte da vida animal que lá habita, como peixes e patos, colocando em risco também a vida humana. Por algum tempo, o lago esteve fechado e não queremos essa mesma situação, já que o lago da Pedra Branca é um ponto turístico e muito frequentado por moradores não só do bairro, mas de toda a cidade”, refletiu o vereador.

Quintino mostrou aos vereadores, durante a sessão, a foto de um pato encontrado morto, sem sinais de ataque por outros animais, o que leva à suspeita de que a morte tenha sido provocada por botulismo. Tanto o vereador quanto a Associação de Moradores da Pedra Branca demonstram preocupação com a possibilidade de um novo surto.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Administração solicitou à empresa que fazia a manutenção dos aeradores que avaliasse o problema, para providenciar o conserto. Os técnicos da empresa estiveram no local na tarde de quinta-feira (16), avaliando a situação. Até o fechamento desta publicação, nenhuma informação havia sido emitida em relação a essa análise e nenhum conserto havia sido feito nos aeradores.

 

Botulismo

O botulismo é uma doença de natureza tóxica, decorrente da ingestão de toxina botulínica, que em humanos causa envenenamento grave e até a morte. Os sintomas incluem, principalmente, paralisia das pernas, pálpebras, pescoço e musculatura respiratória. A bactéria que causa a doença pode ser encontrada no solo, na água não tratada ou em alimentos em conserva ou enlatados.

Indícios apontam que a contaminação do lago tenha sido causada por alimentos contaminados jogados na água e ingeridos por peixes e aves que vivem no local.

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg