66953fdfda5d37338e1207c6dc82cd0a.jpg Cooper Roda Bem Palhoça convoca cooperados para Assembleia Geral Extraordinária

c862c03e1de49251130e7e5dc28157aa.jpeg Saneamento básico é importante para a redução das desigualdades sociais

e84bd1b6782fa7f6cea2daa653a4a7a9.jpeg Como a iniciativa privada pode transformar o saneamento básico

122d9d9f1fab9d666010ee20ddff9f7d.jpg Diagnóstico gratuito da Acip impulsiona o crescimento de novos associados

00a4afbdf28740a62bf8c3b9661f0df9.jpg Jogo de realidade virtual simula ataques robóticos na Guarda do Embaú, Pedra Branca e Cambirela

21a389472f9e605c37aa8580cb28aed4.jpeg Projeto voluntário traz pinturas com mensagens de inclusão social na Praça do Pontal

59a53245400a8f5b01fa842bf2ede92b.jpg Show do Guns N’ Roses em Santa Catarina impulsiona turismo e economia no estado

5c0da66929931d9313c3b98c77d9b75e.jpeg Palhocense pilota carro projetado por astro de TV em evento no México

f12c265b3754bacb51ee9d2ed59142ba.jpg A Sbornia Kontr'Atracka tem apresentação única no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis

cf63fa942370f8b284455f8ba175aa83.jpg Palhocense é convocado para Seleção Brasileira e disputa competição na China

b7bf7ed7d98d9a50ab1d1b14194f71f7.jpeg Mestre de jiu-jitsu radicado em Palhoça ministra seminário na Coréia do Sul

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

Projeto de basquete ganha corpo em Palhoça

Município conta com quatro equipes, que estão participando das competições para categorias de base da Federação Catarinense

946266b9eb224fdd61b366848da33a2b.jpg Foto: LUCIANO SMANIOTO
A Federação Catarinense de Basketball (FCB), em parceria com a Trimania, realizou a entrega de equipamentos e materiais de jogo para os 15 Núcleos Estudantis Trimania/FCB. O evento foi realizado na manhã de terça-feira (10), no Ginásio Nazareno Cândido, na Ponte do Imaruim, com a presença dos coordenadores de cada núcleo, dirigentes e autoridades, marcando o início das atividades no ano. Palhoça já conta com dois núcleos (um na Ponte do Imaruim e outro no Alto Aririú) e quatro equipes, que estão disputando o Campeonato Catarinense nas categorias de base.
 
No estado todo, o projeto vai atender 900 crianças em 2018, cerca de 55% a mais do que em 2017, quando contou com 10 núcleos. Oito núcleos foram mantidos e foram criados sete núcleos novos, que receberam tabelas, cones, roupas de passeio e de jogo, e banners para a realização de eventos. Além disso, todos os centros atendidos receberam 24 coletes e 10 bolas Penalty oficiais. “Os núcleos são as meninas dos olhos da Federação, é um trabalho que a gente realiza há mais de três anos junto com a Trimania e que cuida dessas crianças. Há quem diga que é inclusão social, mas eu prefiro dizer que é inclusão de vida, pois são núcleos estudantis, eles têm que estudar para jogar e dessa forma estamos promovendo oportunidades para todos”, destacou o presidente da FCB, Oscar Archer.
 
O gerente comercial da Trimania, Leonardo Schlickmann, esteve no evento e destacou a importância da parceira com a FCB no desenvolvimento do esporte como ferramenta social. “Para nós é um prazer continuar realizando essas ações sociais, ajudando todas essas famílias e mudando a vida de cada criança em horários que eles estariam desocupados, mas estão praticando o esporte. É um trabalho lindo de se ver e vamos em frente”, comentou Schlickmann.
 
Além de Palhoça, há núcleos estudantis em Florianópolis, Lages, Criciúma, Tubarão, São José e Antônio Carlos. Ao fim da temporada, que vai de abril a outubro, todos os centros participarão de um festival regional, para troca de experiências e integração entre os participantes.
 
 
Campeonato Catarinense
 
As equipes de Palhoça já entraram em quadra no último final de semana para os primeiros jogos pelo Campeonato Catarinense. O município conta hoje com quatro times: sub-13, sub-15 e sub-19, no masculino; e sub-15, no feminino, que estreia no sábado (14), contra o Adiee/Avaí, fora de casa.
 
O sub-15 masculino teve muita dificuldade nos dois primeiros jogos, disputados no ginásio da Ponte do Imaruim: perdeu por 12x93 para a AGFEB, no sábado (7), e por 10 x66 para a Udesc, no domingo (8).
 
O sub-13 também foi derrotado nos dois jogos, mas foram duelos mais equilibrados. Contra a AGFEB, o jogo terminou 21x26; e diante da Udesc, o placar foi 22x47. “O sub-13 me surpreendeu. O primeiro jogo eu quase ganhei, faltou detalhe. Aposto muito nesta equipe”, projeta o técnico das equipes, Duilio Neves.
 
Para o treinador, o resultado, neste momento, é o que menos importa; o importante é colocar os atletas “na fogueira”, para sentirem o que é participar de um campeonato estadual e ganharem experiência.
 
Duilio jogou basquete durante 12 anos no interior paulista, e há três anos trocou o estresse e a agitação de São Paulo pela qualidade de vida na Grande Florianópolis. Ele se estabeleceu no Nova Palhoça e iniciou o projeto com as escolinhas no município no ano passado. Foi lá que ele garimpou os atletas que hoje fazem parte das equipes de competição. “Tudo começou com o núcleo, a escolinha, ensinando a molecada. E este ano a gente já tem condição de estar em campeonato, e é isso que a Federação quer, que a partir dos núcleos, você consiga fazer atletas de rendimento”, explica.
 
Um desses atletas garimpados na escola é o pivô Genaro de Oliveira, de 14 anos, morador do Brejaru. Ele estava jogando futebol no Caic, quando recebeu o convite do treinador para “mudar de esporte”. “Eu gostava de futebol, comecei a jogar basquete no ano passado, no finalzinho do ano. Eu estava jogando futebol na escola e o Duilio me viu jogando e me chamou e me convidou para jogar basquete”, relembra. “Pensei: eu gosto de futebol, odeio basquete. Mas o pessoal já falava pra mim: tu devia jogar basquete, porque tu tem tamanho e vai dar certo”, recorda.
 
Genaro decidiu tentar, e trocou o gol pelas cestas. Disputou os primeiros campeonatos com as escolinhas e diz que aprendeu muita coisa. Tanto que se apaixonou pelo basquete. “Eles fizeram eu me esquecer do futebol, e hoje eu curto pra caramba o basquete”, declara o pivô. “Eu olho NBB (a liga nacional), NBA (a liga norte-americana) toda hora e a única coisa que não sai da minha cabeça é virar um jogador de basquete”, projeta o garoto, que tem o pivô Anderson Varejão, da Seleção Brasileira, como ídolo. “Este aqui é raçudo. Tem coisa pra aprender, como todo mundo, só tem uma coisa que eu não consigo ensinar, que é o tesão pra jogar, e esse garoto tem”, elogia o treinador.
 
Duilio sabe que o trajeto até um banco profissional de basquete não é fácil, mas vai fazer de tudo para levar essa garotada o mais longe possível no esporte. Mesmo que fiquem pelo caminho, terá valido a pena. “Se o menino não virar um atleta, vai virar um cidadão, é isso que a gente quer”, reflete. Por isso é muito importante a parceria feita com a universidade Unopar, que apoia a equipe no Catarinense. Se a parceria se mantiver, quando Genaro terminar o Ensino Médio, vai poder ganhar bolsa para ingressar no Ensino Superior através da Unopar. O mesmo vale para qualquer atleta da equipe de Palhoça. Por isso, mais do que a projeção de vitórias, o mais importante, neste momento, é vislumbrar uma oportunidade de futuro.
 
 
Vagas abertas
 
Quer fazer parte desta equipe? Basta se inscrever em um dos núcleos, na Ponte do Imaruim ou no Alto Aririú - pode aumentar para cinco núcleos ainda este ano. São 60 vagas por núcleo.
 
Núcleo Alto Aririú – Informações no colégio Nicolina Tancredo, na rua César Renê Wagner
 
Núcleo Ponte do Imaruim – Informações no Ginásio Nazareno Cândido (rua 31 de Março), nos horários de treino, terças e quintas (das 10h às 11h20; e das 13h às 19h)


Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: LUCAS INÁCIO/DIVULGAÇÃO/FCB LUCIANO SMANIOTO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg