1c1f878d9f26223d90882260cefaa5f6.jpeg Projeto prevê multa para quem depredar câmeras e outros equipamentos instalados pela Prefeitura

1fd829842066574f169eee81fc8c8c6d.jpeg Governo estadual anuncia repasse de R$ 2 milhões para a Pró-Rim de Palhoça

60907d5e6604f04081e896af686bc818.jpeg Polícia apreende mais de 148 quilos de maconha na Barra do Aririú

5391ac2e9fce45ae99180eceb708c26e.jpeg Colégio Fórmula abre processo seletivo para bolsas de estudo de até 75% no Ensino Médio 2026

b05e3e613f1f495c80ffe64871774777.jpeg Saneamento básico impacta nos avanços econômicos e sociais no Brasil

70ec74e76c63f821f1df3e43276e3f7f.jpeg Livro escrito por estudantes contará história do Palavra Palhocense

bc3a2da446197205ef02e959e022e4a8.jpeg Livro infantojuvenil sobre belezas de Palhoça ganha versão com acessibilidade

b025423634f21ca5fd104d468a5fb639.jpeg Exposição no Shopping ViaCatarina mostra talento do pintor Ivo Padilha

bd60ba3ea5eab498cb5a2089e08fff29.jpeg Ex-colunista Túlio Nahas Claumann recorda trajetória no jornal

d04a7f85ed5ce1e86716b9f8195fe837.jpg Capital Inicial traz a turnê "Acústico 25 Anos" para a Arena Opus neste sábado (7)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

98f64f922d5088f4af02521aea55f038.jpeg Prefeitura de Palhoça sedia reunião com foco no desenvolvimento do surfe

58892e7bdaec8181d4f850e541712197.jpg “Investir no esporte é investir em qualidade de vida”

2552babf65d5f6a043952ac923b96504.png Reportagem relembra as colunas esportivas que marcaram a história do Palavra Palhocense

Qualidade em cada clique

Receita do fotógrafo Gilmar Rose, acostumado a registrar veículos em alta velocidade

6e9434da95665645ca550db45d88c47e.JPG Foto: LUCIANO SMANIOTO E GILMAR ROSE

Já é complicado fazer uma foto de um "alvo" estático. É preciso pensar na composição, na iluminação, na lente ideal, na abertura do diafragma, no tempo de exposição... Agora imaginem pensar em todos esses detalhes - e em muitos outros - para fotografar um veículo a mais de 200 km/h? É o desafio que o fotógrafo Gilmar Rose enfrenta rotineiramente na sua profissão.
Gilmar veio morar na Pedra Branca em agosto do ano passado. Depois de seis anos em Curitiba, resolveu voltar para a região da Grande Florianópolis, para ficar mais próximo dos pais. Veio trabalhar numa empresa de automação, mas largou o emprego e decidiu trabalhar com uma grande paixão, a fotografia. Gilmar fotografa desde 2011. Começou com um relacionamento: ela tirava fotos e ele viu a necessidade de aprimorar a técnica, então, começou a estudar fotografia para ajudar a namorada. Na época, andava de motocicleta em autódromos, e um dia decidiu levar a máquina para treinar. Começou a fazer fotos e o pessoal gostou. Ele também gostou e acabou adotando o ramo da fotografia de motociclismo. "Hoje é meu foco principal", observa.
Este ano, Gilmar esteve em todas as etapas do SuperBike Brasil, considerado pelos organizadores como o maior e mais disputado campeonato nacional das Américas. Esteve também em algumas etapas do Mundial de Motovelocidade. "A primeira vez que eu fui pro Mundial, em 2016, fiquei um dia inteiro tremendo. Meu Deus, olha onde eu estou, o quanto eu galguei pra chegar até lá. Sou fã do pessoal que corre, ver como eles andam, a técnica, é muito bom", conta.
Gilmar Rose também fotografa etapas de competições de automobilismo, como Stock Car, Fórmula Truck, velocidade em terra e Brasileiro de kart. Tem registros impressos em revistas como MotorTop e Mundo Racing e duas fotos suas entraram para o calendário da gigante Bardahl, junto com grandes fotógrafos do país. "Estar junto com esses fotógrafos foi um presentão", rememora.
Gilmar conta que muito do que sabe foi assimilado quando morou em Cascavel (PR) com Sergio Sanderson, um dos fotógrafos brasileiros mais respeitados no meio do automobilismo. "Com ele aprendi muito com relação à visão da fotografia. Foi uma escola bastante importante pra mim", comenta. "Sou uma pessoa muito crítica com as minhas próprias fotos. Sempre busco aquele algo a mais", define. E no caso do motociclismo e do automobilismo, aquele "algo mais" é mais do que necessário. Gilmar admite que não é uma imagem fácil de registrar. "Tem diferenças com relação a moto, a carro, caminhão, kart... Tem diferença de entrada e saída de curva, aceleração, diferença até no que o público está pedindo. A configuração da máquina é diferente para cada tipo de foto que pretende fazer", pondera. Até a temperatura da pista influencia. "Quando a temperatura da pista está muito alta, atrapalha muito, ergue tipo um vapor. Isso atrapalha muito na questão do foco, muitas vezes tem que fazer a foto com foco manual", destaca.
Gilmar explica que concentra seu foco em um ponto e vem acompanhando a motocicleta na pista; na hora que o piloto passar por aquele ponto, tira a foto, geralmente com sua lente de 600 milímetros, uma 7D MarkII, uma lente grande, que dificulta o foco. "É uma técnica que os fotógrafos antigos usavam", acrescenta.
Além das dificuldades em registrar a corrida, ainda tem o risco de ser atingido por algum veículo. "Tem uma foto que eu quase morri tirando. Foi uma foto com foco manual. Na saída da Curva do Café, em Interlagos, a moto aparece e não tem como focar. Você vem escutando o barulho da moto. Neste caso, a moto escapou de traseira neste momento e ficou de frente pra mim. Levei um susto gigantesco. Ele conseguiu puxar a moto de volta, senão ela vinha pra cima de mim. E ele estava a mais de 200 km/h", relembra.
Para evitar problemas, Gilmar costuma levar em suas coberturas pelo menos duas máquinas e duas lentes. Além delas, outro companheiro inseparável é o laptop. Até porque, não há muito tempo entre o registro da imagem e o envio para os clientes. "Tem vezes em que do momento em que eu saio da pista até o momento em que entrego a foto é uma questão de minutos, então tem que caprichar, não pode ficar escolhendo, tem que ter qualidade em cada clique", receita.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: LUCIANO SMANIOTO E GILMAR ROSE LUCIANO SMANIOTO E GILMAR ROSE
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg