ea01ca1ded57172294dce18ad398f901.jpeg Prefeitura de PH se pronuncia sobre paralisação nas obras do Hospital Regional

464f586c254c728ad8110ee156179f1d.jpeg Concessionária Águas de Palhoça se aproxima dos clientes através de plataformas digitais

2efc7ef8a560616a1b0392cf7aa269bd.jpeg Florianópolis Sedia o Maior Encontro de Sustentabilidade do Sul do Brasil

bdb66f323beef5d4ca54ac7f6025b4ce.jpeg Polícia Civil apreende cerca de quatro quilos de skunk em Palhoça

6de3a495220a348aa794a4588da8e24d.jpeg Transformação social por meio da arte: projeto promove formação gratuita a moradores da Frei Damião

c02f5a9fde27f728866e1c6553de6b93.png Livro sobre a tradição do Boi-de-Mamão na Barra do Aririú será lançado na próxima quinta-feira (2)

909f08bc36d0169f034b3d04eede4d7f.jpg Anavitória apresenta “Turnê das Esquinas” na Arena Opus

fcb59700dfb0c5ede5d1d4735680ed3e.jpg Falta menos de um mês para o show de estreia da nova tour do Guns N’ Roses pelo Brasil

a2e25e69000683545bedcbd7bcf1bfb2.jpeg Rodrigo Tramonte lança "Humor Azul 2.0", com tirinhas sobre autistas no mercado de trabalho

c0d4d9db3fcad38f4939be55fcf8eb18.jpeg Bela Vista Skate Day promete agitar Palhoça neste sábado (27)

22715ef5572059bfd4f57ac289c43323.jpeg Guarda do Embaú representada em evento da Save The Waves Coalition (STW), nos Estados Unidos

5a8289b778e2ca524112f9c26fe59724.jpeg Florianópolis recebe corrida que apoia pesquisa sobre o Câncer

b48631f0c9f12d62fae9b4295400fdd6.jpeg JEP 2025 movimenta escolas de Palhoça com 35 instituições participantes

0cc48fa44861addcccfb893551a0d9b7.jpeg Yago Dora e Jack Robinson no North Shore com Ricardinho (E)

De olho nos jet-skis

Após polêmica com barqueiros, Capitania dos Portos promete intensificar fiscalização na região do Rio da Madre

08209453b25ae400b97b71a31667aa3c.jpg Foto: DAVI JOÃO/DRONE JPP

Em alguns vídeos gravados no sábado (2), um grupo de pilotos de jet-ski aparecem tentando sair do canal do Rio da Madre, na Guarda do Embaú, enquanto são impedidos por barqueiros. Em alguns áudios, também divulgados nas redes sociais, o grupo de motonautas estaria sendo acusado de pilotar em alta velocidade, colocando em risco os banhistas que estavam no local.

Representantes da Associação de Barqueiros da Guarda do Embaú informaram que os pilotos de jet-ski entraram no rio em alta velocidade e teriam ameaçado os barqueiros com arma de fogo. Eles defendem que o trânsito dos motonautas no rio seria uma afronta aos turistas, aos banhistas e principalmente ao ecossistema local.

Para um dos pilotos de jet-ski que estava no dia da confusão e costuma andar no local, a situação começou por implicância dos barqueiros. “Já entrei ali várias vezes, inclusive com a minha filha. Alguns barqueiros vinham falar, mas eu levantava as mãos e mostrava que não estava acelerando. Mas desta vez um deles já veio gritando e batendo o bambu na água. Ele jogou o bambu, aí como não tenho sangue de barata, eu joguei de volta e assim começou”, relata o piloto, em áudio.

Segundo o capitão Alexandre Lopes, não existe nenhuma regra que impeça a navegação das motos aquáticas pelo Rio da Madre, já que são consideradas pequenas embarcações. “A norma e procedimentos da Capitania dos Portos de Santa Catarina elenca como navegável o Rio da Madre para embarcações de pequeno porte, onde a moto aquática se inclui. Portanto, não há, até o presente momento, impedimento legal de utilização de motos aquáticas naquela localidade, por parte da autoridade marítima”, explica o capitão.

Souza destaca ainda que, de acordo com a Lei nº 7.661, de 16 maio de 1998, é da competência do estado e dos municípios o ordenamento das suas praias e áreas reservadas aos banhistas, com a finalidade de delimitar as áreas para as práticas de atividades náuticas. “De acordo com a Norma da Autoridade Marítima, as embarcações motorizadas devem navegar a partir dos 200 metros medidos a partir da linha da arrebentação das ondas ou, no caso de rios, lagos e lagoas, onde se inicia o espelho d’água”, explica o capitão.

É importante ressaltar que a Capitania dos Portos de Santa Catarina atua em toda a área de jurisdição compreendida entre a Guarda do Embaú e a foz do rio Tijucas, principalmente durante a Operação Verão, que teve início em 21 de dezembro. Nessa época, são intensificadas as ações de fiscalização do tráfego aquaviário, com emprego diário de equipes de inspeção naval, com o intuito de evitar possíveis infrações elencadas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. 

A Capitania informa que irá intensificar as ações de fiscalização do tráfego aquaviário naquela região, nos aspectos concernentes à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana no mar.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) tem posição diferente. O IMA informou que a área que aparece no vídeo é de competência do instituto, em função de estar inserida no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, e que no local seria proibido o trânsito de jet-ski. Para ajudar a informar os motonautas sobre a proibição, o IMA prometeu colocar placas no local.


Saiba mais

Regras para utilização da moto aquática

A Marinha do Brasil editou uma Norma da Autoridade Marítima que traz o regramento para a utilização de embarcações de esporte e recreio.

Dentre as citadas regras, a Diretoria de Portos e Costas determina que os candidatos à categoria de motonauta, realizem treinamento em escolas náuticas credenciadas, afim aprender a parte teórica e prática da condução desse tipo de embarcação.

Após o treinamento, os candidatos devem ser submetidos a uma prova teórica junto à Marinha do Brasil, para a obtenção da carteira de motonauta.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg