32f7715b07cef37e4aa67c85bee92ac8.jpeg Qualidade da água é monitorada de forma contínua em Palhoça

225f13d841163d4075044eccb629819c.jpg Arraiá no Passeio Pedra Branca reforça o senso de comunidade nos dias 19 e 20 de julho

8871fba8ce931289b4e60cbeff66edc6.jpeg Polícia Civil anuncia instalação de nova delegacia especializada em Palhoça

c9f5ea3c8f73e23424fb837c734d0d98.jpeg Celesc se pronuncia sobre quedas de energia na comunidade do Morretes

2ea15c7712fbf71eda6792e17ebd51f3.jpeg Litoral catarinense recebe liberação de 100 toneladas a mais na cota de pesca artesanal da tainha

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

98f64f922d5088f4af02521aea55f038.jpeg Prefeitura de Palhoça sedia reunião com foco no desenvolvimento do surfe

Boca Maldita - Edição 998

 

Sérgio Guimarães denuncia Unimed e defende direito dos autistas 

Durante sessão da Alesc na semana passada, o deputado estadual Sérgio Guimarães (União) usou a tribuna para denunciar o descumprimento da Lei Estadual 18.686/2023 por parte da operadora de saúde Unimed. A legislação, de autoria do parlamentar e de outros três deputados, determina que atestados médicos que comprovem o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tenham validade indeterminada em Santa Catarina. Acontece que, mesmo com a nova lei em vigor, a Unimed continua exigindo a renovação periódica desses documentos, desrespeitando um direito já assegurado por lei. “É inadmissível que famílias sigam sendo obrigadas a renovar atestados para uma condição que é permanente. A Unimed está ignorando a legislação estadual e penalizando ainda mais quem já enfrenta inúmeros desafios”, criticou o deputado. Guimarães completou: “Essa é uma conquista da sociedade. Agora é lei, e vamos garantir que ela seja respeitada”.

 

Problemas deixados pelo Contorno Viário

O vereador Marcílio do Escolar pediu, na Câmara, envio de expediente à Arteris, para que retire as duas guaritas de energia feitas na época da construção do Contorno Viário, no Morro do Gato e no Pagará. A concessionária abandonou as estruturas, trazendo transtornos a quem usa a via, já que estão sendo usadas por vândalos, que, inclusive, já furtaram a fiação e até dois transformadores.

Em tempo: o município vai entrar com uma ação contra Arteris, para que os problemas deixados em vários bairros sejam devidamente sanados pela concessionária, que, ao entregar a obra, deixou os bairros em pandarecos.

Outra reclamação do vereador foi contra a OI telefonia, que, depois de abandonar a rede de telefone fixo, deixou as estruturas dos armários, que estão acumulando lixo e trazendo transtornos às comunidades – como por exemplo, no bairro São Sebastião.

 

A tarrafada do Kada

Qualquer um podia dizer que é uma história de pescador, o que realmente é. Enquanto na Praia de Cima, na Pinheira, ficamos espantados quando nossos pescadores capturam cerca de 40 mil tainhas, nesta quarta-feira (18), na Enseada de Brito, meu amigo Kada, suplente de vereador do Podemos, com uma tarrafada certeira, pegou 40 quilos de cardoso, também conhecido como “pingulão” ou “charuto”. Se a tarrafada não tivesse sido fotografada, ninguém acreditaria! Como gosto não se discute, eu prefiro o “pingulão”!

 

O mar está pra peixe

Por falar em tainha, esta foto foi registrada em alto mar, ao norte de SC, na terça-feira (17). Pelo que tudo indica, chegaram na quarta-feira (18) na Praia de Cima, na Pinheira. Desta vez, as tainhas deram um drible nas grandes embarcações e conseguiram chegar até nossas praias.

 

Lei pretende dificultar invasões de propriedades em Palhoça 

Tramita na Câmara Municipal de Palhoça o Projeto de Lei 216/2025, de autoria do vereador Alexandre Silveira de Sousa, que dispõe sobre a vedação de despesas públicas destinadas a entidades que promovam o incentivo à ocupação ilegal de propriedades e práticas de atos de violência.

O vereador citou, na tribuna, a manifestação que aconteceu em frente à Prefeitura, onde os manifestantes gritavam as palavras de ordem: “Resistir, ocupar, é tudo nosso. Senhor prefeito, preste atenção, a sua casa vai virar ocupação”.

Para o vereador, Palhoça precisa de uma legislação e de política pública que evite as ocupações irregulares, como as que aconteceram na Guarda do Cubatão e atualmente acontece no Aririú da Formiga, feitas por pessoas que vêm de outros lugares para invadir aqui em Palhoça.

 

Radar instalado próximo à PRF

Parece sacanagem ou pode ser somente uma boa maneira de arrecadar. Pois não é que no trecho da BR-101, sentido Norte, em Palhoça, logo após a Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi instalado um radar com limite de 80 km/h, pouco antes da entrada do Contorno Viário da Grande Florianópolis?

Certamente, a mudança vai causar ainda mais transtornos, principalmente no verão, período em que o trânsito apresenta grande lentidão por causa do alto fluxo de veículos.

Com a instalação desse radar, a tendência é piorar cada vez mais o já conturbado trânsito no trecho. A medida foi adotada para melhorar, arrecadar, piorar ou nenhuma das opções anteriores?!

 

MDB elege nova diretoria

O MDB de Palhoça elegeu sua nova diretoria para a gestão 2025-2026, elegendo como presidente Aroldo Heiderscheidt. Outros 12 peemedebistas completam a diretoria, que dará continuidade à história do MDB - em julho, o partido completa 59 anos de existência  em Palhoça. “Sempre tivemos diretório no município, nunca tivemos comissão provisória, coisa que nenhum partido teve no município até hoje”, explica Aroldo. Atualmente, o MDB de Palhoça possui mais de 3 mil filiados; já governou o município diversas vezes e sempre teve representação na Câmara de Vereadores. “Vamos fortalecer o partido pra voltarmos a disputar o Executivo e termos um número maior de vereadores na Câmara. Nossa missão vai ser a de fortalecer o partido em todos os bairros de Palhoça’, enfatiza o novo presidente.

 

O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE o que as polícias Militar e Civil estão fazendo em apreensão de maconha em Palhoça não está no gibi! Nem nos quadrinhos dos Irmãos Metralha se via coisa igual! Antigamente, em Palhoça, quando chegava um novo carregamento de maconha, os traficantes soltavam foguetes para avisar a rapaziada que tinha maconha na área. Hoje, é mais fácil escutar tiros da polícia combatendo o tráfico de drogas! Parabéns pelo trabalho das nossas forças de segurança!

QUE Palhoça deveria ter um local apropriado, designado pelo município, para descartar o lixo pesado. Com isso, espera-se acabar com a prática de quem joga lixo pesado às margens das vias, pois teríamos um local apropriado para tanto. Daí, quem continuar fazendo esse crime tem mesmo é que passar alguns dias vendo o sol nascer quadrado!



Publicado em 19/06/2025 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg