596ac68a06eb0debd7bd42abcaa3dbb7.jpg Eduardo Freccia revela expectativas para novo mandato e relembra emoções da campanha

da9452912847bbb31a63399adec5ddc8.jpg PH elege representantes: Acip pronta para colaborar pelo desenvolvimento

0d3d7c1672db16c117f7adfdfcb05519.jpeg Escola estuda organização pública e realiza eleições com alunos e professores

51018cad21cdedd93f954a67d51cbd16.jpeg Instituições realizam eventos em prol da campanha Outubro Rosa

b2320d88736ec98fd53a8b6f1ee9bc13.jpeg Dia das Crianças com Vila do Meu Boizinho no Meu Bairro, no Passeio Pedra Branca

f9b4dd3420df45a8d9068d67ed11eb1c.jpeg Corpo de Bombeiros organiza ação gratuita para o Dia das Crianças

7365f6f6ffcb68998429a67571742340.jpeg Inscrições abertas para o workshop "Um Olhar e Um Celular"

e75aa826e027e1ed8ba397c668b60481.jpeg Festival Artes em Movimento do ViaCatarina terá 1.500 participantes

ce88d3972bff68a114049524a64dc586.jpeg Mesmo após imprevisto, Ricardo Martins segue nas provas do Rally dos Sertões 2024

e8099a42cd699cce052d9410aba76e49.jpeg ViaCatarina ajuda pai de judoca a custear viagem ao Rio de Janeiro

b6dbf37ac86c979b1e0077246cdcaee7.jpg Rodrigo Rocha é o goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol 7

f1d7d8f63c4f77b072a4805b3f0e845b.jpeg Jovens palhocenses ganham medalhas em competição de jiu-jitsu na Capital

fd67d75723bfe78bda89f51eaf466587.jpeg Judoca se prepara para representar Palhoça nos Jogos Escolares Brasileiros

Consumidor Consciente

Fornecedores são obrigados a informar ao consumidor a recusa de crédito

É, amigo consumidor, nosso Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei 8.078/90, está completando 29 anos de existência. E um dos nossos direitos assegurados pelo CDC é a informação. Por isso, bancos e financeiras não podem se negar a explicitar os reais motivos da recusa no fornecimento do crédito.
Portanto, se você já passou por constrangimentos ao ter seu pedido negado na compra de um produto ou de contratar um financiamento, saiba que você pode reivindicar. 


Tem que informar o motivo

A prática das empresas descartarem clientes baseadas em critérios de análise do perfil de endividamento e do risco de calote sem os informar é caracterizada como abusiva. A instituição financeira pode negar o crédito diante do risco, mas deve informar o cliente. Há, inclusive, operadoras de telefone celular recusando cliente, sem que esteja em cadastro de inadimplentes.

Nas instituições financeiras, por exemplo, o cliente que tem mais de 30% da renda comprometida com dívidas costuma ser visto como de alto risco. Entre as características dos tomadores de crédito avaliadas pelos estabelecimentos, estão: salário, idade, empregabilidade, comprometimento da renda com dívidas, volume de investimentos na instituição e histórico de pagamentos (se já passou cheque sem fundos ou atrasou prestações).


Seus direitos

Diante disso, amigo consumidor, é importante saber que o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor classifica como abusiva a recusa da venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los, sem o conhecimento prévio dos reais motivos. Portanto, a empresa não pode se recusar a informar o motivo da negativa no fornecimento do crédito ou venda de serviços e produtos.



Publicado em 20/03/2019 - por Élcio Schmitz

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg