Na tarde desta quinta-feira (10), testemunhas avistaram uma baleia aparentemente presa a uma rede pesqueira, na Ponta do Papagaio. Todas as autoridades competentes foram acionadas, incluindo o Instituto Australis — que preza pela preservação das espécies. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu à ocorrência e ajudou a resgatar o animal.
Os bombeiros mobilizaram a embarcação Resgate-05, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), que seguiu até o local. Ao chegar, a equipe avistou a baleia, acompanhada de um filhote.
Com cautela e respeitando a segurança da fauna marinha, os bombeiros se aproximaram dos animais e constataram a presença de um pedaço de rede preso à parte superior do corpo da baleia adulta. “No entanto, foi observado que o artefato não comprometia a mobilidade, além de que ambos os animais estavam calmos e nadavam normalmente”, explica nota do CMBSC.
“Considerando o comportamento tranquilo da baleia e o fato de que ela submergiu a cada aproximação da embarcação, optou-se por não realizar uma intervenção direta, evitando qualquer estresse ou risco adicional”, acrescenta nota publicada pelas autoridades.
Para reforçar a avaliação, a equipe realizou um sobrevoo com drone, que confirmou a liberdade de movimentação e a normalidade de comportamento dos animais. A Polícia Militar Ambiental (PMA) também acompanhou toda a ocorrência.
Segundo especialistas, a baleia avistada pertence à espécie Eubalaena australis, conhecida como baleia-franca. Nessa época do ano, essas baleias costumam aparecer no litoral de Palhoça.
Segundo informações do projeto ProFranca, as baleias costumam passar pelo litoral brasileiro entre julho e outubro ou novembro — a depender das condições climáticas. Isso porque essas gigantes dos mares visitam os oceanos do sul durante o inverno, em busca das águas geladas. Especialmente falando das baleias-francas, essa é a época reprodutiva.
11/07/2025
10/07/2025