Por: Willian Schütz
Em julho de 2005, a primeira edição do Palavra Palhocense circulava pelas ruas da cidade. No mesmo mês do vigésimo aniversário desse marco para o jornalismo local, o veículo celebra uma conquista ainda mais simbólica: o lançamento da edição número 1.000. Essa celebração ocorre a partir das 20h desta quinta-feira (3), em um evento especial, no Shopping ViaCatarina.
A ocasião deve reunir jornalistas, colaboradores, anunciantes e amigos que fizeram parte dessas mais de mil semanas de atividade. Essa corrente de amizades começou em 1989, quando João José da Silva fundou o jornal “O Palhocense”, que serviu de moldes para o filho dele, o jornalista Alexandre Bonfim, formar o Palavra Palhocense. Um legado que já conecta pessoas e gerações.
Para contar um pouco dessa história, o palco da praça de alimentação do ViaCatarina dará espaço para algumas falas da equipe responsável pelo semanário mais logevo da cidade. Mas as atrações não param por aí, pois terá até show ao vivo com o músico Max, antigo conhecido dos tempos do Snoopy Festival — evento encabeçado pelo João do Jornal, nas décadas passadas.
O local também deve contar com uma pequena galeria de capas marcantes que o Palavra Palhocense teve ao longo dessas mil edições. Um trabalho que exigiu uma verdadeira curadoria, diante da grande quantidade de material.
Segundo o editor-chefe, Alexandre Bonfim, o momento é de celebração, mas também de reencontro e gratidão. “O evento vai ser uma oportunidade de interagir com pessoas que participaram dessa história: leitores, anunciantes, fontes. Pensamos em algo informal, para conversar, relembrar e projetar o futuro. Teremos apresentação do Max, que é músico aqui de Palhoça e já participou do Snoopy Festival, uma pessoa que também faz parte da nossa história. E também algumas surpresas especiais”, adianta Alexandre.
“Toda a equipe vai estar lá, interagindo e recebendo o público. Acho que isso vai ser o mais legal: ouvir histórias, lembrar momentos e celebrar juntos. Depois de mil edições, esse é um momento muito especial que teremos muita alegria em compartilhar com pessoas queridas”, completa.
O editor ainda destaca que o evento é uma parceria do jornal com o Shopping ViaCatarina, a Casa Açoriana e o chope Konstant, que acompanham o Palavra Palhocense há muitos anos.
Preparativos
A comemoração da milésima edição começou em março, com o planejamento de uma série de matérias especiais sobre a história do Palavra Palhocense. De lá para cá, foi criada uma “contagem regressiva”, que ganhou as capas e as páginas do veículo nas últimas 20 semanas.
Foram cerca de 20 matérias especiais sobre essas mais de mil semanas de atuação no jornalismo local. Entre os temas abordados, estão a criação do jornal, as personalidades que marcaram época no semanário, as colunas, o fotojornalismo, os editoriais e até curiosidades envolvendo os bastidores da produção jornalística. Os conteúdos podem ser conferidos nas edições virtuais pelo site Calameo, pelas redes sociais e no site www.palhocense.com.br — totalmente gratuito.
Por falar em site, tem novidade chegando. O presente de aniversário que o Palavra Palhocense preparou é uma grande reformulação do portal de notícias. Essa atualização traz mais modernidade para o layout e dinamismo ao conteúdo, com inspiração nos portais de notícias que são referência nacional e mundial.
27/06/2025
26/06/2025
19/06/2025