Administração de PH participa de painel online

Gestores falaram sobre o papel da tecnologia em um momento de crise sanitária global

c3c1cb82ee6a80fdd021f6432bad6958.png Foto: DIVULGAÇÃO

As Prefeituras catarinenses estão intensificando o uso de dados para tomada de decisão. Na manhã desta terça-feira (20), gestores públicos de 40 municípios participaram do Webinar das Cidades Digitais da Grande Florianópolis e Região Serrana, que mostrou como a pandemia vem acelerando o processo de inovação em cidades como Palhoça, Florianópolis e Lages.

Gestores falaram sobre o papel da tecnologia em um momento de crise sanitária global, às vésperas de uma eleição municipal. “Além da pandemia, estamos em um momento eleitoral e o desafio será imenso, intenso e muito diferente de seis meses atrás”, destacou José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), promotora do evento, sobre a importância da inserção da tecnologia nos planos de governo dos postulantes aos Executivos e Legislativos municipais.

Apesar da infraestrutura tecnológica nas cidades digitais ter facilitado uma rápida adaptação de novas tecnologias durante pandemia, a secretária de Administração de Palhoça, Cristina Schwinden, ressalta que a crise trouxe novas práticas para a gestão municipal, como o trabalho home office, reuniões online e a criação de novos canais de interação com o cidadão, como o aplicativo WhatsApp. “Mostrou que ainda temos muito a crescer na questão do serviço público digital, mas já temos uma série de lições aprendidas. É muito importante que a gente passe essa confiança para o cidadão. Mesmo sendo um momento de pandemia, acredito que conseguimos criar essa rede de confiança”, comentou a secretária, sobre a comunicação em tempo real com a população a partir do uso de business intelligence no tratamento dos dados relacionados ao coronavírus.

Lages é outro exemplo de inovação no desenvolvimento da cidade. O município, que conta com o primeiro parque tecnológico da Serra do Estado, buscou a expertise do Orion Parque para auxiliar o comércio durante este período difícil enfrentado. “Ao invés de nos preocuparmos em buscar recursos para sobrevivência, nos limitamos a utilizar o que tínhamos disponível e oferecer algo a mais para a sociedade. Aquele conhecimento que trabalhamos junto às startups, resolvemos inovar e criamos um programa de mitigação dos efeitos da Covid-19 para os empreendedores de Lages”, contou o  diretor executivo do Orion Parque, Claiton Camargo. “Criamos alguns instrumentos que acabaram se tornando produtos do Orion Parque como aceleradora de pequenos negócios”, completou.

O diretor executivo do Orion Parque também assumiu, em meio à pandemia, a Secretaria de Saúde de Lages. Segundo ele, um modelo de análise de dados foi criado para a gestão dos casos de Covid-19 na cidade. “Isso tem facilitado a questão da transparência para que a gente possa ter um canal de comunicação com a comunidade. Isso tem sido uma experiência muito positiva”, analisa Camargo.

Na capital do estado, são diversas inovações em andamento. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, Marcus Rocha, citou a implantação de uma política de inovação e de desburocratização. “O primeiro passo é preciso pensar na experiência do usuário, quais são as necessidades do cidadão. Os sistemas também precisam se conversar entre si. Esse é o desafio”, observou.

Para o subchefe do Departamento de Ciências da Administração da Ufsc, Bernardo Meyer, apesar do avanço do uso de tecnologia nas Prefeituras, principalmente nas atividades meio da administração pública, o desafio se volta para a aplicação de ferramentas que beneficiem o cidadão diretamente. “A tecnologia precisa, sobretudo, trazer componentes que permitam a interação com a administração pública, para que o cidadão possa enxergar uma melhoria na prestação dos serviços públicos”, refletiu.

O Webinar das Cidades Digitais da Grande Florianópolis e Região Serrana estará disponível na íntegra a partir desta quinta-feira (22), no canal da TVRCD no YouTube: youtube.com/redecidadedigital.

Acesse o canal no YouTube e assista ao painel na íntegra

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg