A Prefeitura de Palhoça acaba de alcançar um marco inédito na desburocratização: abrir uma empresa no município agora leva menos tempo do que pedir um lanche por aplicativo. Graças a investimentos em tecnologia e à revisão de processos internos, o procedimento, que antes levava até dois dias, agora pode ser concluído em menos de 30 minutos.
O novo sistema permite que o empreendedor faça todo o processo online, de qualquer lugar, com entrada única de dados e integração entre os setores municipais. Com isso, a viabilidade é aprovada e o cadastro gerado rapidamente, incluindo emissão de notas fiscais, tributos e alvará de funcionamento prontos para uso.
Outra novidade é a possibilidade de pagamento via Pix, reduzindo custos com taxas bancárias e garantindo ainda mais agilidade. “Estamos aplicando a Lei da Liberdade Econômica e oferecendo condições reais para quem quer investir em Palhoça. Aqui, a agilidade prometida vira realidade e o crescimento da cidade é fomentado pela relação entre a pujança econômica e a celeridade do poder público”, destaca o prefeito Eduardo Freccia.
O modelo adotado também prevê fiscalização pós-cadastro. Ou seja, o empresário inicia as atividades imediatamente, e a conferência das informações ocorre em momento posterior. Caso existam inconsistências, a Prefeitura notifica para que seja feita a regularização. A orientação é que os dados fornecidos sejam sempre corretos e que o domicílio tributário esteja atualizado, garantindo que o sistema — totalmente autônomo e parametrizado — funcione sem contratempos.
Com menos burocracia e mais eficiência, Palhoça se consolida como um dos ambientes de negócios mais ágeis do Brasil, atraindo investimentos e gerando novas oportunidades.
14/08/2025
14/08/2025